Raciocínio moral de CEO’S e gestores em contexto de startups

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Inês Leal
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/30035
Resumo: O propósito do presente estudo, pretende compreender o desenvolvimento moral de empreendedores e gestores num contexto ainda pouco explorado na literatura: as startups. Primeiramente, pretende verificar se os níveis de raciocínio moral de adultos CEO’s e gestores de startups são superiores ao valor de referência para adultos em geral proposto pela literatura. De seguida, procura compreender se o contexto de uma startup e as suas especificidades potenciam o desenvolvimento moral igualitário entre os seus CEO’s e gestores. Para isto, sendo uma investigação de cariz quantitativo, foi administrado um questionário a uma amostra total de 27 CEO’s e gestores de startups em Portugal. Os resultados obtidos demonstraram que adultos empreendedores e gestores de startups apresentam níveis mais elevados de raciocínio moral do que o valor médio para adultos em geral, embora essa diferença não seja estatisticamente significativa. Ainda, os resultados sugerem que o contexto de startup, através da sua cultura colaborativa e estrutura pouco hierarquizada, potencia o desenvolvimento moral dos seus CEO’s e gestores de igual forma, pois estes não apresentaram diferenças significativas nos seus níveis de raciocínio moral. Limitações do presente estudo e implicações para futuras investigações acerca do raciocínio moral e do contexto de startups são discutidos.
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