Raciocínio moral na tomada de decisões em relação a questões sociocientíficas: o exemplo do melhoramento genético humano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
DOI: | 10.1590/S1516-73132010000200013 |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132010000200013 http://hdl.handle.net/11449/26478 |
Resumo: | Nos últimos anos, os avanços nas Ciências Biológicas têm levado a sociedade a discutir diversas questões no campo da moral e da ética. Questões como engenharia genética, clonagem e pesquisas com células-tronco são questões chamadas de sociocientíficas por estarem na interface entre a ciência e a sociedade. Nesse trabalho buscamos entender como estudantes de Ensino Médio percebem e interpretam questões relacionadas à manipulação genética em seres humanos. Houve divisão de opiniões em relação à eugenia negativa, que se destina a remover características desfavoráveis das pessoas; mas a eugenia positiva, que busca melhoramento de características estéticas, foi rejeitada por todos os estudantes. As variações nas opiniões em relação ao assunto tratado podem ser, em grande medida, devidas às representações sociais dos estudantes. |
id |
UNSP_edbe0cc44ef5ab5146e7eeaa1e031bc5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/26478 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Raciocínio moral na tomada de decisões em relação a questões sociocientíficas: o exemplo do melhoramento genético humanoMoral reasoning in decision-making regarding socioscientific issues: the human genetic improvement exampleEnsino de BiologiaRaciocínio informalRaciocínio moralQuestões sociocientíficasBiology teachingInformal reasoningMoral reasoningSocioscientific issuesNos últimos anos, os avanços nas Ciências Biológicas têm levado a sociedade a discutir diversas questões no campo da moral e da ética. Questões como engenharia genética, clonagem e pesquisas com células-tronco são questões chamadas de sociocientíficas por estarem na interface entre a ciência e a sociedade. Nesse trabalho buscamos entender como estudantes de Ensino Médio percebem e interpretam questões relacionadas à manipulação genética em seres humanos. Houve divisão de opiniões em relação à eugenia negativa, que se destina a remover características desfavoráveis das pessoas; mas a eugenia positiva, que busca melhoramento de características estéticas, foi rejeitada por todos os estudantes. As variações nas opiniões em relação ao assunto tratado podem ser, em grande medida, devidas às representações sociais dos estudantes.In the recent years the advances in biological sciences has been convincing society to discuss issues concerning moral and ethics. Issues as cloning, stem-cell research and genetic engineering are called socioscientific issues because they put into evidence the interface between science and society. In this paper we aimed at understanding how High School students realize and interpret issues regarding human genetic improvement. As a result we have found divergent opinions regarding negative eugenics, specifically about its attempts of taking out undesirable characteristics of individuals; but there was an agreement among all the students in rejecting positive eugenics, that aims at improving individuals esthetical characteristics. The divergences and differences of opinions may be related to the students' social representations.Universidade Federal de Sergipe Departamento de BiociênciasUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Engenharia . Departamento de Física e QuímicaUFSUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Engenharia . Departamento de Física e QuímicaUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de CiênciasUniversidade Federal de Sergipe (UFS)Universidade Estadual Paulista (Unesp)UFSGuimarães, Márcio AndreiCarvalho, Washington Luiz Pacheco de [UNESP]Oliveira, Mônica Santos2014-05-20T15:07:21Z2014-05-20T15:07:21Z2010-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article465-477application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132010000200013Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 16, n. 2, p. 465-477, 2010.1516-7313http://hdl.handle.net/11449/2647810.1590/S1516-73132010000200013S1516-73132010000200013S1516-73132010000200013.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCiência & Educação (Bauru)info:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-15T06:09:09Zoai:repositorio.unesp.br:11449/26478Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:02:19.321089Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Raciocínio moral na tomada de decisões em relação a questões sociocientíficas: o exemplo do melhoramento genético humano Moral reasoning in decision-making regarding socioscientific issues: the human genetic improvement example |
title |
Raciocínio moral na tomada de decisões em relação a questões sociocientíficas: o exemplo do melhoramento genético humano |
spellingShingle |
Raciocínio moral na tomada de decisões em relação a questões sociocientíficas: o exemplo do melhoramento genético humano Raciocínio moral na tomada de decisões em relação a questões sociocientíficas: o exemplo do melhoramento genético humano Guimarães, Márcio Andrei Ensino de Biologia Raciocínio informal Raciocínio moral Questões sociocientíficas Biology teaching Informal reasoning Moral reasoning Socioscientific issues Guimarães, Márcio Andrei Ensino de Biologia Raciocínio informal Raciocínio moral Questões sociocientíficas Biology teaching Informal reasoning Moral reasoning Socioscientific issues |
title_short |
Raciocínio moral na tomada de decisões em relação a questões sociocientíficas: o exemplo do melhoramento genético humano |
title_full |
Raciocínio moral na tomada de decisões em relação a questões sociocientíficas: o exemplo do melhoramento genético humano |
title_fullStr |
Raciocínio moral na tomada de decisões em relação a questões sociocientíficas: o exemplo do melhoramento genético humano Raciocínio moral na tomada de decisões em relação a questões sociocientíficas: o exemplo do melhoramento genético humano |
title_full_unstemmed |
Raciocínio moral na tomada de decisões em relação a questões sociocientíficas: o exemplo do melhoramento genético humano Raciocínio moral na tomada de decisões em relação a questões sociocientíficas: o exemplo do melhoramento genético humano |
title_sort |
Raciocínio moral na tomada de decisões em relação a questões sociocientíficas: o exemplo do melhoramento genético humano |
author |
Guimarães, Márcio Andrei |
author_facet |
Guimarães, Márcio Andrei Guimarães, Márcio Andrei Carvalho, Washington Luiz Pacheco de [UNESP] Oliveira, Mônica Santos Carvalho, Washington Luiz Pacheco de [UNESP] Oliveira, Mônica Santos |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Washington Luiz Pacheco de [UNESP] Oliveira, Mônica Santos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) Universidade Estadual Paulista (Unesp) UFS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guimarães, Márcio Andrei Carvalho, Washington Luiz Pacheco de [UNESP] Oliveira, Mônica Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Biologia Raciocínio informal Raciocínio moral Questões sociocientíficas Biology teaching Informal reasoning Moral reasoning Socioscientific issues |
topic |
Ensino de Biologia Raciocínio informal Raciocínio moral Questões sociocientíficas Biology teaching Informal reasoning Moral reasoning Socioscientific issues |
description |
Nos últimos anos, os avanços nas Ciências Biológicas têm levado a sociedade a discutir diversas questões no campo da moral e da ética. Questões como engenharia genética, clonagem e pesquisas com células-tronco são questões chamadas de sociocientíficas por estarem na interface entre a ciência e a sociedade. Nesse trabalho buscamos entender como estudantes de Ensino Médio percebem e interpretam questões relacionadas à manipulação genética em seres humanos. Houve divisão de opiniões em relação à eugenia negativa, que se destina a remover características desfavoráveis das pessoas; mas a eugenia positiva, que busca melhoramento de características estéticas, foi rejeitada por todos os estudantes. As variações nas opiniões em relação ao assunto tratado podem ser, em grande medida, devidas às representações sociais dos estudantes. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-01 2014-05-20T15:07:21Z 2014-05-20T15:07:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132010000200013 Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 16, n. 2, p. 465-477, 2010. 1516-7313 http://hdl.handle.net/11449/26478 10.1590/S1516-73132010000200013 S1516-73132010000200013 S1516-73132010000200013.pdf |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132010000200013 http://hdl.handle.net/11449/26478 |
identifier_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 16, n. 2, p. 465-477, 2010. 1516-7313 10.1590/S1516-73132010000200013 S1516-73132010000200013 S1516-73132010000200013.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
465-477 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1822182464727023616 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.1590/S1516-73132010000200013 |