Raciocínio moral na tomada de decisões em relação a questões sociocientíficas: o exemplo do melhoramento genético humano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Márcio Andrei
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Carvalho, Washington Luiz Pacheco de [UNESP], Oliveira, Mônica Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
DOI: 10.1590/S1516-73132010000200013
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132010000200013
http://hdl.handle.net/11449/26478
Resumo: Nos últimos anos, os avanços nas Ciências Biológicas têm levado a sociedade a discutir diversas questões no campo da moral e da ética. Questões como engenharia genética, clonagem e pesquisas com células-tronco são questões chamadas de sociocientíficas por estarem na interface entre a ciência e a sociedade. Nesse trabalho buscamos entender como estudantes de Ensino Médio percebem e interpretam questões relacionadas à manipulação genética em seres humanos. Houve divisão de opiniões em relação à eugenia negativa, que se destina a remover características desfavoráveis das pessoas; mas a eugenia positiva, que busca melhoramento de características estéticas, foi rejeitada por todos os estudantes. As variações nas opiniões em relação ao assunto tratado podem ser, em grande medida, devidas às representações sociais dos estudantes.
id UNSP_edbe0cc44ef5ab5146e7eeaa1e031bc5
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/26478
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Raciocínio moral na tomada de decisões em relação a questões sociocientíficas: o exemplo do melhoramento genético humanoMoral reasoning in decision-making regarding socioscientific issues: the human genetic improvement exampleEnsino de BiologiaRaciocínio informalRaciocínio moralQuestões sociocientíficasBiology teachingInformal reasoningMoral reasoningSocioscientific issuesNos últimos anos, os avanços nas Ciências Biológicas têm levado a sociedade a discutir diversas questões no campo da moral e da ética. Questões como engenharia genética, clonagem e pesquisas com células-tronco são questões chamadas de sociocientíficas por estarem na interface entre a ciência e a sociedade. Nesse trabalho buscamos entender como estudantes de Ensino Médio percebem e interpretam questões relacionadas à manipulação genética em seres humanos. Houve divisão de opiniões em relação à eugenia negativa, que se destina a remover características desfavoráveis das pessoas; mas a eugenia positiva, que busca melhoramento de características estéticas, foi rejeitada por todos os estudantes. As variações nas opiniões em relação ao assunto tratado podem ser, em grande medida, devidas às representações sociais dos estudantes.In the recent years the advances in biological sciences has been convincing society to discuss issues concerning moral and ethics. Issues as cloning, stem-cell research and genetic engineering are called socioscientific issues because they put into evidence the interface between science and society. In this paper we aimed at understanding how High School students realize and interpret issues regarding human genetic improvement. As a result we have found divergent opinions regarding negative eugenics, specifically about its attempts of taking out undesirable characteristics of individuals; but there was an agreement among all the students in rejecting positive eugenics, that aims at improving individuals esthetical characteristics. The divergences and differences of opinions may be related to the students' social representations.Universidade Federal de Sergipe Departamento de BiociênciasUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Engenharia . Departamento de Física e QuímicaUFSUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Engenharia . Departamento de Física e QuímicaUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de CiênciasUniversidade Federal de Sergipe (UFS)Universidade Estadual Paulista (Unesp)UFSGuimarães, Márcio AndreiCarvalho, Washington Luiz Pacheco de [UNESP]Oliveira, Mônica Santos2014-05-20T15:07:21Z2014-05-20T15:07:21Z2010-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article465-477application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132010000200013Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 16, n. 2, p. 465-477, 2010.1516-7313http://hdl.handle.net/11449/2647810.1590/S1516-73132010000200013S1516-73132010000200013S1516-73132010000200013.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCiência & Educação (Bauru)info:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-15T06:09:09Zoai:repositorio.unesp.br:11449/26478Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:02:19.321089Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Raciocínio moral na tomada de decisões em relação a questões sociocientíficas: o exemplo do melhoramento genético humano
Moral reasoning in decision-making regarding socioscientific issues: the human genetic improvement example
title Raciocínio moral na tomada de decisões em relação a questões sociocientíficas: o exemplo do melhoramento genético humano
spellingShingle Raciocínio moral na tomada de decisões em relação a questões sociocientíficas: o exemplo do melhoramento genético humano
Raciocínio moral na tomada de decisões em relação a questões sociocientíficas: o exemplo do melhoramento genético humano
Guimarães, Márcio Andrei
Ensino de Biologia
Raciocínio informal
Raciocínio moral
Questões sociocientíficas
Biology teaching
Informal reasoning
Moral reasoning
Socioscientific issues
Guimarães, Márcio Andrei
Ensino de Biologia
Raciocínio informal
Raciocínio moral
Questões sociocientíficas
Biology teaching
Informal reasoning
Moral reasoning
Socioscientific issues
title_short Raciocínio moral na tomada de decisões em relação a questões sociocientíficas: o exemplo do melhoramento genético humano
title_full Raciocínio moral na tomada de decisões em relação a questões sociocientíficas: o exemplo do melhoramento genético humano
title_fullStr Raciocínio moral na tomada de decisões em relação a questões sociocientíficas: o exemplo do melhoramento genético humano
Raciocínio moral na tomada de decisões em relação a questões sociocientíficas: o exemplo do melhoramento genético humano
title_full_unstemmed Raciocínio moral na tomada de decisões em relação a questões sociocientíficas: o exemplo do melhoramento genético humano
Raciocínio moral na tomada de decisões em relação a questões sociocientíficas: o exemplo do melhoramento genético humano
title_sort Raciocínio moral na tomada de decisões em relação a questões sociocientíficas: o exemplo do melhoramento genético humano
author Guimarães, Márcio Andrei
author_facet Guimarães, Márcio Andrei
Guimarães, Márcio Andrei
Carvalho, Washington Luiz Pacheco de [UNESP]
Oliveira, Mônica Santos
Carvalho, Washington Luiz Pacheco de [UNESP]
Oliveira, Mônica Santos
author_role author
author2 Carvalho, Washington Luiz Pacheco de [UNESP]
Oliveira, Mônica Santos
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
UFS
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Márcio Andrei
Carvalho, Washington Luiz Pacheco de [UNESP]
Oliveira, Mônica Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Biologia
Raciocínio informal
Raciocínio moral
Questões sociocientíficas
Biology teaching
Informal reasoning
Moral reasoning
Socioscientific issues
topic Ensino de Biologia
Raciocínio informal
Raciocínio moral
Questões sociocientíficas
Biology teaching
Informal reasoning
Moral reasoning
Socioscientific issues
description Nos últimos anos, os avanços nas Ciências Biológicas têm levado a sociedade a discutir diversas questões no campo da moral e da ética. Questões como engenharia genética, clonagem e pesquisas com células-tronco são questões chamadas de sociocientíficas por estarem na interface entre a ciência e a sociedade. Nesse trabalho buscamos entender como estudantes de Ensino Médio percebem e interpretam questões relacionadas à manipulação genética em seres humanos. Houve divisão de opiniões em relação à eugenia negativa, que se destina a remover características desfavoráveis das pessoas; mas a eugenia positiva, que busca melhoramento de características estéticas, foi rejeitada por todos os estudantes. As variações nas opiniões em relação ao assunto tratado podem ser, em grande medida, devidas às representações sociais dos estudantes.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01
2014-05-20T15:07:21Z
2014-05-20T15:07:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132010000200013
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 16, n. 2, p. 465-477, 2010.
1516-7313
http://hdl.handle.net/11449/26478
10.1590/S1516-73132010000200013
S1516-73132010000200013
S1516-73132010000200013.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132010000200013
http://hdl.handle.net/11449/26478
identifier_str_mv Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 16, n. 2, p. 465-477, 2010.
1516-7313
10.1590/S1516-73132010000200013
S1516-73132010000200013
S1516-73132010000200013.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 465-477
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1822182464727023616
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-73132010000200013