Frank Proto e a música para contrabaixo: três análises técnico-instrumentais para preparação da performance da Sonata "1963", Fantasia sobre "Carmen" e Quatro "Rouges" para contrabaixo e piano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/10660 |
Resumo: | O presente projeto apresenta análises técnico-instrumentais de três obras emblemáticas do contrabaixista e compositor Frank Proto: A Sonata “1963”, A Fantasia “Carmen” e as Quatro “Rouges” para contrabaixo e piano em perspetiva da sua preparação para performance. Será dado uma contextualização histórica e formal das obras. Um retrato que examina a relação entre compositor e interprete. Os resultados das três análises técnico-instrumentais incluem indicações relevantes para o contrabaixista, compositor e interprete. |
id |
RCAP_7f18efafa63be22ca333f4201bc5812c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/10660 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Frank Proto e a música para contrabaixo: três análises técnico-instrumentais para preparação da performance da Sonata "1963", Fantasia sobre "Carmen" e Quatro "Rouges" para contrabaixo e pianoFrank ProtoContrabaixoMúsica do século XXFrancois RabbathAnálises técnicasDouble-bassMusic XXth centuryTecnical analysesO presente projeto apresenta análises técnico-instrumentais de três obras emblemáticas do contrabaixista e compositor Frank Proto: A Sonata “1963”, A Fantasia “Carmen” e as Quatro “Rouges” para contrabaixo e piano em perspetiva da sua preparação para performance. Será dado uma contextualização histórica e formal das obras. Um retrato que examina a relação entre compositor e interprete. Os resultados das três análises técnico-instrumentais incluem indicações relevantes para o contrabaixista, compositor e interprete.The present project presents technical and instrumental reviews of three emblematic works by the bassist - composer Frank Proto: The Sonata "1963", The Fantasia "Carmen" and the Four “Rouges" for double bass and piano, with a view to its preparation for performance. A historical and formal contextualization of the works will be provided as well as a portrait where the relationship between composer and interpreter is examined. The results of the three technical-instrumental reviews include indications of interest to the bass player, composer and performer.Pertzborn, FlorianRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoFernandes, Nelson José Almeida2017-12-21T18:23:18Z2017-12-112017-12-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/10660TID:201789701porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:11:13Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/10660Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:34.389345Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Frank Proto e a música para contrabaixo: três análises técnico-instrumentais para preparação da performance da Sonata "1963", Fantasia sobre "Carmen" e Quatro "Rouges" para contrabaixo e piano |
title |
Frank Proto e a música para contrabaixo: três análises técnico-instrumentais para preparação da performance da Sonata "1963", Fantasia sobre "Carmen" e Quatro "Rouges" para contrabaixo e piano |
spellingShingle |
Frank Proto e a música para contrabaixo: três análises técnico-instrumentais para preparação da performance da Sonata "1963", Fantasia sobre "Carmen" e Quatro "Rouges" para contrabaixo e piano Fernandes, Nelson José Almeida Frank Proto Contrabaixo Música do século XX Francois Rabbath Análises técnicas Double-bass Music XXth century Tecnical analyses |
title_short |
Frank Proto e a música para contrabaixo: três análises técnico-instrumentais para preparação da performance da Sonata "1963", Fantasia sobre "Carmen" e Quatro "Rouges" para contrabaixo e piano |
title_full |
Frank Proto e a música para contrabaixo: três análises técnico-instrumentais para preparação da performance da Sonata "1963", Fantasia sobre "Carmen" e Quatro "Rouges" para contrabaixo e piano |
title_fullStr |
Frank Proto e a música para contrabaixo: três análises técnico-instrumentais para preparação da performance da Sonata "1963", Fantasia sobre "Carmen" e Quatro "Rouges" para contrabaixo e piano |
title_full_unstemmed |
Frank Proto e a música para contrabaixo: três análises técnico-instrumentais para preparação da performance da Sonata "1963", Fantasia sobre "Carmen" e Quatro "Rouges" para contrabaixo e piano |
title_sort |
Frank Proto e a música para contrabaixo: três análises técnico-instrumentais para preparação da performance da Sonata "1963", Fantasia sobre "Carmen" e Quatro "Rouges" para contrabaixo e piano |
author |
Fernandes, Nelson José Almeida |
author_facet |
Fernandes, Nelson José Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pertzborn, Florian Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Nelson José Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Frank Proto Contrabaixo Música do século XX Francois Rabbath Análises técnicas Double-bass Music XXth century Tecnical analyses |
topic |
Frank Proto Contrabaixo Música do século XX Francois Rabbath Análises técnicas Double-bass Music XXth century Tecnical analyses |
description |
O presente projeto apresenta análises técnico-instrumentais de três obras emblemáticas do contrabaixista e compositor Frank Proto: A Sonata “1963”, A Fantasia “Carmen” e as Quatro “Rouges” para contrabaixo e piano em perspetiva da sua preparação para performance. Será dado uma contextualização histórica e formal das obras. Um retrato que examina a relação entre compositor e interprete. Os resultados das três análises técnico-instrumentais incluem indicações relevantes para o contrabaixista, compositor e interprete. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-21T18:23:18Z 2017-12-11 2017-12-11T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/10660 TID:201789701 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/10660 |
identifier_str_mv |
TID:201789701 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131474268520448 |