Frank Proto e a música para contrabaixo: três análises técnico-instrumentais para preparação da performance da Sonata "1963", Fantasia sobre "Carmen" e Quatro "Rouges" para contrabaixo e piano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Nelson José Almeida
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/10660
Resumo: O presente projeto apresenta análises técnico-instrumentais de três obras emblemáticas do contrabaixista e compositor Frank Proto: A Sonata “1963”, A Fantasia “Carmen” e as Quatro “Rouges” para contrabaixo e piano em perspetiva da sua preparação para performance. Será dado uma contextualização histórica e formal das obras. Um retrato que examina a relação entre compositor e interprete. Os resultados das três análises técnico-instrumentais incluem indicações relevantes para o contrabaixista, compositor e interprete.
id RCAP_7f18efafa63be22ca333f4201bc5812c
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/10660
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Frank Proto e a música para contrabaixo: três análises técnico-instrumentais para preparação da performance da Sonata "1963", Fantasia sobre "Carmen" e Quatro "Rouges" para contrabaixo e pianoFrank ProtoContrabaixoMúsica do século XXFrancois RabbathAnálises técnicasDouble-bassMusic XXth centuryTecnical analysesO presente projeto apresenta análises técnico-instrumentais de três obras emblemáticas do contrabaixista e compositor Frank Proto: A Sonata “1963”, A Fantasia “Carmen” e as Quatro “Rouges” para contrabaixo e piano em perspetiva da sua preparação para performance. Será dado uma contextualização histórica e formal das obras. Um retrato que examina a relação entre compositor e interprete. Os resultados das três análises técnico-instrumentais incluem indicações relevantes para o contrabaixista, compositor e interprete.The present project presents technical and instrumental reviews of three emblematic works by the bassist - composer Frank Proto: The Sonata "1963", The Fantasia "Carmen" and the Four “Rouges" for double bass and piano, with a view to its preparation for performance. A historical and formal contextualization of the works will be provided as well as a portrait where the relationship between composer and interpreter is examined. The results of the three technical-instrumental reviews include indications of interest to the bass player, composer and performer.Pertzborn, FlorianRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoFernandes, Nelson José Almeida2017-12-21T18:23:18Z2017-12-112017-12-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/10660TID:201789701porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:11:13Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/10660Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:34.389345Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Frank Proto e a música para contrabaixo: três análises técnico-instrumentais para preparação da performance da Sonata "1963", Fantasia sobre "Carmen" e Quatro "Rouges" para contrabaixo e piano
title Frank Proto e a música para contrabaixo: três análises técnico-instrumentais para preparação da performance da Sonata "1963", Fantasia sobre "Carmen" e Quatro "Rouges" para contrabaixo e piano
spellingShingle Frank Proto e a música para contrabaixo: três análises técnico-instrumentais para preparação da performance da Sonata "1963", Fantasia sobre "Carmen" e Quatro "Rouges" para contrabaixo e piano
Fernandes, Nelson José Almeida
Frank Proto
Contrabaixo
Música do século XX
Francois Rabbath
Análises técnicas
Double-bass
Music XXth century
Tecnical analyses
title_short Frank Proto e a música para contrabaixo: três análises técnico-instrumentais para preparação da performance da Sonata "1963", Fantasia sobre "Carmen" e Quatro "Rouges" para contrabaixo e piano
title_full Frank Proto e a música para contrabaixo: três análises técnico-instrumentais para preparação da performance da Sonata "1963", Fantasia sobre "Carmen" e Quatro "Rouges" para contrabaixo e piano
title_fullStr Frank Proto e a música para contrabaixo: três análises técnico-instrumentais para preparação da performance da Sonata "1963", Fantasia sobre "Carmen" e Quatro "Rouges" para contrabaixo e piano
title_full_unstemmed Frank Proto e a música para contrabaixo: três análises técnico-instrumentais para preparação da performance da Sonata "1963", Fantasia sobre "Carmen" e Quatro "Rouges" para contrabaixo e piano
title_sort Frank Proto e a música para contrabaixo: três análises técnico-instrumentais para preparação da performance da Sonata "1963", Fantasia sobre "Carmen" e Quatro "Rouges" para contrabaixo e piano
author Fernandes, Nelson José Almeida
author_facet Fernandes, Nelson José Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pertzborn, Florian
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Nelson José Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Frank Proto
Contrabaixo
Música do século XX
Francois Rabbath
Análises técnicas
Double-bass
Music XXth century
Tecnical analyses
topic Frank Proto
Contrabaixo
Música do século XX
Francois Rabbath
Análises técnicas
Double-bass
Music XXth century
Tecnical analyses
description O presente projeto apresenta análises técnico-instrumentais de três obras emblemáticas do contrabaixista e compositor Frank Proto: A Sonata “1963”, A Fantasia “Carmen” e as Quatro “Rouges” para contrabaixo e piano em perspetiva da sua preparação para performance. Será dado uma contextualização histórica e formal das obras. Um retrato que examina a relação entre compositor e interprete. Os resultados das três análises técnico-instrumentais incluem indicações relevantes para o contrabaixista, compositor e interprete.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-21T18:23:18Z
2017-12-11
2017-12-11T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/10660
TID:201789701
url http://hdl.handle.net/10400.22/10660
identifier_str_mv TID:201789701
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131474268520448