As baixarias no choro e seu uso nos contrabaixos elétrico e acústico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640806 |
Resumo: | Orientador: José Alexandre Leme Lopes Carvalho |
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As baixarias no choro e seu uso nos contrabaixos elétrico e acústicoThe baixarias in choro and its use in electric and acoustic bassChoro (Música)Música brasileiraViolãoContrabaixoBaixo elétricoChorosBrazilian musicGuitarDouble bassBass guitarOrientador: José Alexandre Leme Lopes CarvalhoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Este trabalho investigou as baixarias do violão sete cordas no choro para propor o seu uso e interpretação ao contrabaixo. Foi realizada uma análise histórica das baixarias do choro desde o início do século XX, até meados da década de 1960. O estudo deste conteúdo histórico indicou um possível caminho percorrido por estas linhas de baixo, assim como os diferentes instrumentos responsáveis pela execução das mesmas. Os ambientes e situações sociais definiram o trânsito de músicos e de repertórios em diversas formações musicais utilizadas ao longo do período, ajudando a definir, inclusive, o surgimento de novos gêneros e estilos. A partir das análises de algumas transcrições, sobretudo de linhas de Dino Sete Cordas, encontramos estruturas de organização dessas baixarias, o que permitiu a identificação de padrões. Com esses padrões delimitados, que nomeamos de Elementos Técnicos, buscamos trabalhar as possibilidades de adaptação dos mesmos para linha a ser executada aos contrabaixos. Por fim, propusemos como parte da metodologia de adaptação das linhas aos contrabaixos o conceito de transcriação, utilizado em traduções de textos poéticos. Como parte das conclusões finais foram apresentados cinco exemplos autorais de transcriação, sendo possível afirmar que o uso das baixarias nos contrabaixos é um caminho musicalmente promissor. Entendemos que esse estudo, para além do uso artístico e do aprimoramento da performance, poderá estimular a pesquisa sobre as diversas possibilidades de uso das características idiomáticas do choro para o ensino dos contrabaixos no BrasilAbstract: This work investigated the "baixarias" of the seven strings guitar in the choro to propose its use and interpretation to the double bass. A historical analysis of the "baixarias" of choro was conducted from the early 20th century until the mid-1960s. The study of this historical content indicated a possible path taken along these lines, as well as the different instruments responsible for performing them. Social environments and situations defined the transit of musicians and repertoires in various musical formations used throughout the period, helping to define, including, the emergence of new genres and styles. From the analysis of some transcriptions, especially Dino Sete Corda¿s lines, we found structures of organization of these basslines, which allowed the identification of patterns. With these delimited patterns, which we call Technical Elements, we seek to work the possibilities of adapting them to the line to be executed to the contrabasses. Finally, we proposed as part of the methodology of adapting the lines to the contrabasses the concept of transcreation, used in translations of poetic texts. As part of the final conclusions, five authorial examples of transcreation were presented, and it is possible to affirm that the use of "baixarias" is musically promising way. We understand that this study, in addition to artistic use and performance improvement, may stimulate research on the various possibilities of using the idiomatic characteristics of choro for the teaching of double basses in BrazilMestradoMúsica, Teoria, Criação e PráticaMestre em Música[s.n.]Carvalho, José Alexandre Leme Lopes, 1967-Lopes, Mário Sève WanderleyFalleiros, Manuel SilveiraUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPaiva, Marcos da Silva de, 1974-20202020-11-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (154 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640806PAIVA, Marcos da Silva de. As baixarias no choro e seu uso nos contrabaixos elétrico e acústico. 2020. 1 recurso online (154 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640806. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1161903Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-20T15:58:46Zoai::1161903Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-03-20T15:58:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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