Envolvimento escolar em crianças e adolescentes com perturbação de hiperatividade e défice de atenção
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11067/2083 |
Resumo: | Exame público realizado em 14 de Setembro de 2012. |
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Envolvimento escolar em crianças e adolescentes com perturbação de hiperatividade e défice de atençãoEducação EspecialNecessidades Educativas EspeciaisDistúrbio de Hiperactividade com Défice de AtençãoTeste psicológicoStudent Engagement InstrumentPsicologiaExame público realizado em 14 de Setembro de 2012.Dissertação de mestrado realizada no âmbito do Mestrado em Psicologia Especial.A Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA) é uma das condições de funcionalidade consideradas no âmbito das necessidades educativas especiais (NEE), apresentando-se, de acordo com a literatura, como uma perturbação neurocomportamental predominante nas escolas. O envolvimento escolar é um constructo multidimensional que tem despertado o interesse dos diversos investigadores por ser positivamente relacionado com o rendimento académico e o abandono escolar. A investigação tem privilegiado a avaliação do envolvimento escolar em alunos sem deficiência, não tendo sido encontrados estudos que tenham avaliado o envolvimento escolar de crianças/jovens com PHDA numa perspetiva multidimensional. O objectivo do estudo descrito nesta dissertação foi avaliar o envolvimento escolar numa perspetiva multidimensional em crianças/jovens com PHDA. Participaram neste estudo 250 alunos, 12 com PHDA e 238 sem PHDA. O envolvimento escolar foi avaliado usando a versão portuguesa do Student Engagemeni Instrument (Appleton & Christenson, 2004). Os resultados revelaram inexistência de diferenças estatisticamente significativas entre alunos com PHDA e alunos sem PHDA ao nível do envolvimento escolar, no envolvimento total e nas diferentes dimensões.Abstract: The Attention Deflcit Disorder with Hyperactivity (ADDH) is one of the functionality conditions considered in the context of the Special Educational Needs. It is defined in the literature as a neurobehavioral disorder quite common in schools. The school engagement is a multidimensional construction and a topic of academic research due to its high correlation with the students academic success and school dropout. The academic research available has been directed, mainly, te the study of te school engagement of students without disabilities. This research aims to study te school engagement of children/young people in a multidimensional perspective. We use 250 students, 12 with ADDH and 238 without ADDH. The school engagement is assessed using the Portuguese version of the Student Engagement Instrument (Appleton & Cbristenson, 2004). 0w results show that there are notstatistically signiflcant differences between the school engagement of te students with and without ADDH, for to overall engagement and each of its different dimensions.2016-03-17T12:48:39Z2016-03-172012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11067/2083http://hdl.handle.net/11067/2083porCepa, Maria de Jesus Araújo Pedrosainfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:53:03Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/2083Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:29:15.294521Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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