O ensino do saxofone no grau de iniciação musical : problemáticas no início à aprendizagem no saxofone

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Ana Irene Vasconcelos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/5018
Resumo: Relatório de estágio profissional apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de mestre em Ensino da Música – Instrumento e Música de Conjunto.
id RCAP_7f1d6d1e8d7b7b9a1ced115e2be6d90e
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/5018
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O ensino do saxofone no grau de iniciação musical : problemáticas no início à aprendizagem no saxofoneSaxofoneIniciação musicalMotivaçãoPosturaSaxophoneChildrenMusic schoolMotivationPostureDomínio/Área Científica::HumanidadesRelatório de estágio profissional apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de mestre em Ensino da Música – Instrumento e Música de Conjunto.O inicio da aprendizagem do saxofone no ensino especializado de música, por crianças até aos dez anos, do meu ponto de vista, é ainda bastante complexo. Reparei no início da minha atividade de docente, que existe alguma relutância em iniciar o ensino do saxofone em crianças pequenas, na escola onde leciono -­‐ Conservatório -­‐ Escola Profissional das Artes da Madeira (CEPAM) -­‐ apesar de haver um esforço cada vez maior para as cativar a aprender o saxofone. No intuito de dar a conhecer o saxofone -­‐ assim como os restantes instrumentos de música -­‐ a escola desenvolve dois projetos, nos quais participo: o atelier musical, onde os professores de instrumento vão à sala de iniciação musical (turmas) para demonstrar o instrumento, pelo menos duas vezes ao ano letivo. O segundo projeto denomina-­‐se a descoberta da música: um grupo de professores do CEPAM desloca-­‐se às escolas de ensino regular básico, para uma demonstração e interatividade da escola e instrumentos que se lecionam. Não obstante o sucesso destes projetos, continua a ser em diminuta a escolha do saxofone, no ato de inscrição nesta escola. Tendo em conta esta realidade, pretendo com esta investigação, identificar alguns factores relacionados com este problema, e através desses obter respostas e desmistificar o ensino do saxofone no grau de iniciação musical, no ensino especializado da música, factores esses como a motivação intrínseca e extrínseca como influência para prosseguir o estudo do instrumento; o peso/tamanho do saxofone versus corpo/tamanho/idade da criança; a falta de repertório adequado a este nível de ensino.Abstract: Based on the interest of understanding children’s motivation to begin saxophone learning in children up to 10 years old, in the music school where I teach: Conservatory -­‐ Professional School of Arts Madeira (CEPAM), in Madeira Island, this research project aims to find out the principal denominating factors that are crucial to this motivation. In order to make known the saxophone -­‐ as well as other musical instruments -­‐ the school is developing two projects in which participate: the Atelier Musical, where the instrument teacher’s go to the classroom where small children have introduction to music -­‐ to demonstrate the instrument at least twice in a school year. The second project is called Descoberta da Música: formed by a group of CEPAM teacher’s whom goes to random elementary schools, to demonstrate the instruments that are taught at CEPAM. Despite the success of these projects, there is still a minority of children choosing the saxophone, at the enrolment act, in this school. Given this reality, it is intended with this investigation essentially to understand factors related to this problem, and through these factors get answers and demystify the saxophone teaching concerning small children. Such factors as intrinsic and extrinsic motivation influences to pursue the study of the instrument; the weight/ size of the saxophone in parallel to the body/size/age of the child; the lack of repertoire suitable for this level of education.Almeida, Carlos Jorge Canhoto Matos deRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoRodrigues, Ana Irene Vasconcelos2016-05-10T11:07:13Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/5018TID:201148463porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:43:54Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/5018Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:35:51.568140Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O ensino do saxofone no grau de iniciação musical : problemáticas no início à aprendizagem no saxofone
title O ensino do saxofone no grau de iniciação musical : problemáticas no início à aprendizagem no saxofone
spellingShingle O ensino do saxofone no grau de iniciação musical : problemáticas no início à aprendizagem no saxofone
Rodrigues, Ana Irene Vasconcelos
Saxofone
Iniciação musical
Motivação
Postura
Saxophone
Children
Music school
Motivation
Posture
Domínio/Área Científica::Humanidades
title_short O ensino do saxofone no grau de iniciação musical : problemáticas no início à aprendizagem no saxofone
title_full O ensino do saxofone no grau de iniciação musical : problemáticas no início à aprendizagem no saxofone
title_fullStr O ensino do saxofone no grau de iniciação musical : problemáticas no início à aprendizagem no saxofone
title_full_unstemmed O ensino do saxofone no grau de iniciação musical : problemáticas no início à aprendizagem no saxofone
title_sort O ensino do saxofone no grau de iniciação musical : problemáticas no início à aprendizagem no saxofone
author Rodrigues, Ana Irene Vasconcelos
author_facet Rodrigues, Ana Irene Vasconcelos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Carlos Jorge Canhoto Matos de
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Ana Irene Vasconcelos
dc.subject.por.fl_str_mv Saxofone
Iniciação musical
Motivação
Postura
Saxophone
Children
Music school
Motivation
Posture
Domínio/Área Científica::Humanidades
topic Saxofone
Iniciação musical
Motivação
Postura
Saxophone
Children
Music school
Motivation
Posture
Domínio/Área Científica::Humanidades
description Relatório de estágio profissional apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de mestre em Ensino da Música – Instrumento e Música de Conjunto.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-10T11:07:13Z
2016
2016-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/5018
TID:201148463
url http://hdl.handle.net/10400.11/5018
identifier_str_mv TID:201148463
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130818485944321