A perspetiva dos terapeutas ocupacionais sobre os seu trabalho enquanto elemento da equipa escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Susana
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/844
Resumo: Atualmente, as escolas regem o seu funcionamento de acordo com o paradigma inclusivo, uma vez que a legislação em vigor assim o indica. A mudança entre o paradigma segregador (em que a crianças com problemáticas diversas eram ensinadas separadamente) para o paradigma inclusivo (em que todas as crianças deveriam usufruir de uma educação igualitária) surgiu decorrente das progressivas mudanças a nível social que vieram encorajar a aceitação da diferença e o reconhecimento da diversidade (Correia M. , 2008). Consequentemente, os serviços e apoios prestados pelas equipas escolares também sofreram alterações, passando a considerar cada criança como um individuo com necessidades únicas, às quais o contexto deve proporcionar um ensino igualitário e de qualidade (Pape, Ryba, & Case-Smith, 2004; Jenkinson, Hyde, & Ahmad, 2008). Nestas equipas escolares, encontra-se presente como elemento ativo, o terapeuta ocupacional. Assim, o presente estudo pretende conhecer a perspetiva dos terapeutas ocupacionais a trabalhar nas equipas escolares em contexto inclusivo quanto às experiências de colaboração com a equipa que intervém com a criança. Esteve na sua base uma metodologia qualitativa, em que amostra é constituída por cinco terapeutas ocupacionais, a trabalhar em escolas e jardins-de-infância contemplando a zona norte do país. Foi utilizado o método de amostragem estratégica, de forma a contemplar várias realidades. Como instrumento de recolha de dados foi utilizada a entrevista semiestruturada, com posterior análise de conteúdo para interpretação e discussão dos dados obtidos. Os principais resultados indicam que os terapeutas descrevem o seu papel com base na passagem de estratégias e promoção da autonomia. Reconhecem, ainda, vários benefícios decorrentes do trabalho em equipa de forma colaborativa. Contudo, relatam as experiências de colaboração, maioritariamente pela negativa, tendo por base as barreiras e desafios que encontram para efetivar este processo. Deixam, também, sugestões de aspetos a melhorar, embora não contemplem todas as barreiras/desafios sentidos na colaboração com a restante equipa escolar.
id RCAP_7f2ead80dd9662b6bc7043c5c9ddfc2c
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/844
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A perspetiva dos terapeutas ocupacionais sobre os seu trabalho enquanto elemento da equipa escolarContexto escolarEquipa escolarInclusãoProcesso colaborativoTerapia OcupacionalSchool contextSchool teamInclusionCollaborative processOccupational TherapyAtualmente, as escolas regem o seu funcionamento de acordo com o paradigma inclusivo, uma vez que a legislação em vigor assim o indica. A mudança entre o paradigma segregador (em que a crianças com problemáticas diversas eram ensinadas separadamente) para o paradigma inclusivo (em que todas as crianças deveriam usufruir de uma educação igualitária) surgiu decorrente das progressivas mudanças a nível social que vieram encorajar a aceitação da diferença e o reconhecimento da diversidade (Correia M. , 2008). Consequentemente, os serviços e apoios prestados pelas equipas escolares também sofreram alterações, passando a considerar cada criança como um individuo com necessidades únicas, às quais o contexto deve proporcionar um ensino igualitário e de qualidade (Pape, Ryba, & Case-Smith, 2004; Jenkinson, Hyde, & Ahmad, 2008). Nestas equipas escolares, encontra-se presente como elemento ativo, o terapeuta ocupacional. Assim, o presente estudo pretende conhecer a perspetiva dos terapeutas ocupacionais a trabalhar nas equipas escolares em contexto inclusivo quanto às experiências de colaboração com a equipa que intervém com a criança. Esteve na sua base uma metodologia qualitativa, em que amostra é constituída por cinco terapeutas ocupacionais, a trabalhar em escolas e jardins-de-infância contemplando a zona norte do país. Foi utilizado o método de amostragem estratégica, de forma a contemplar várias realidades. Como instrumento de recolha de dados foi utilizada a entrevista semiestruturada, com posterior análise de conteúdo para interpretação e discussão dos dados obtidos. Os principais resultados indicam que os terapeutas descrevem o seu papel com base na passagem de estratégias e promoção da autonomia. Reconhecem, ainda, vários benefícios decorrentes do trabalho em equipa de forma colaborativa. Contudo, relatam as experiências de colaboração, maioritariamente pela negativa, tendo por base as barreiras e desafios que encontram para efetivar este processo. Deixam, também, sugestões de aspetos a melhorar, embora não contemplem todas as barreiras/desafios sentidos na colaboração com a restante equipa escolar.Nowadays, schools manage their functioning according the inclusion paradigm, as the current legislation so indicates. The shift from the segregation paradigm (according to which children with various problems were taught separately) to the inclusion paradigm (according to which all children should be provided an equalitarian education) appeared due to the progressive changes on a social level that encouraged the acceptance of the difference and the recognition of the diversity (Correia M. , 2008). Consequently, the provided services and supports by school teams also suffered changes, considering each child as an individual with unique needs to which the context must provide an equalitarian quality education (Pape, Ryba, & Case-Smith, 2004; Jenkinson, Hyde, & Ahmad, 2008). In these school teams, one can find present as an active element, the occupational therapist. As such, this study aspires to know the perspective of occupational therapists working with school teams in an inclusive setting towards the collaborative experiences with the team that intervenes with the child. This study was worked upon a qualitative methodology, in which the sample is composed by five occupational therapists working in schools and kindergartens throughout the northern part of the country. The strategic sample method was used in order to include various realities. As collection instrument, it was used the semi-structured interview, with subsequent analysis of content for interpretation and discussion of obtained data. The main results indicate that the occupational therapists describe their role in relation with the passing of strategies and promotion of autonomy. They also recognize many benefits derived from team work in a collaborative way. However, they describe the collaborative experiences mainly form a negative point of view, due to the barriers and challenges found during the process. Moreover they provided suggestions of aspects to improve, not including, however, all barriers/challenges felt during the collaboration with the remaining school team.Cunha, Maria JoãoTrigueiro, Maria JoãoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoGonçalves, Susana2012-11-26T17:35:52Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/844porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:40:24Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/844Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:22:17.061217Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A perspetiva dos terapeutas ocupacionais sobre os seu trabalho enquanto elemento da equipa escolar
title A perspetiva dos terapeutas ocupacionais sobre os seu trabalho enquanto elemento da equipa escolar
spellingShingle A perspetiva dos terapeutas ocupacionais sobre os seu trabalho enquanto elemento da equipa escolar
Gonçalves, Susana
Contexto escolar
Equipa escolar
Inclusão
Processo colaborativo
Terapia Ocupacional
School context
School team
Inclusion
Collaborative process
Occupational Therapy
title_short A perspetiva dos terapeutas ocupacionais sobre os seu trabalho enquanto elemento da equipa escolar
title_full A perspetiva dos terapeutas ocupacionais sobre os seu trabalho enquanto elemento da equipa escolar
title_fullStr A perspetiva dos terapeutas ocupacionais sobre os seu trabalho enquanto elemento da equipa escolar
title_full_unstemmed A perspetiva dos terapeutas ocupacionais sobre os seu trabalho enquanto elemento da equipa escolar
title_sort A perspetiva dos terapeutas ocupacionais sobre os seu trabalho enquanto elemento da equipa escolar
author Gonçalves, Susana
author_facet Gonçalves, Susana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cunha, Maria João
Trigueiro, Maria João
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Susana
dc.subject.por.fl_str_mv Contexto escolar
Equipa escolar
Inclusão
Processo colaborativo
Terapia Ocupacional
School context
School team
Inclusion
Collaborative process
Occupational Therapy
topic Contexto escolar
Equipa escolar
Inclusão
Processo colaborativo
Terapia Ocupacional
School context
School team
Inclusion
Collaborative process
Occupational Therapy
description Atualmente, as escolas regem o seu funcionamento de acordo com o paradigma inclusivo, uma vez que a legislação em vigor assim o indica. A mudança entre o paradigma segregador (em que a crianças com problemáticas diversas eram ensinadas separadamente) para o paradigma inclusivo (em que todas as crianças deveriam usufruir de uma educação igualitária) surgiu decorrente das progressivas mudanças a nível social que vieram encorajar a aceitação da diferença e o reconhecimento da diversidade (Correia M. , 2008). Consequentemente, os serviços e apoios prestados pelas equipas escolares também sofreram alterações, passando a considerar cada criança como um individuo com necessidades únicas, às quais o contexto deve proporcionar um ensino igualitário e de qualidade (Pape, Ryba, & Case-Smith, 2004; Jenkinson, Hyde, & Ahmad, 2008). Nestas equipas escolares, encontra-se presente como elemento ativo, o terapeuta ocupacional. Assim, o presente estudo pretende conhecer a perspetiva dos terapeutas ocupacionais a trabalhar nas equipas escolares em contexto inclusivo quanto às experiências de colaboração com a equipa que intervém com a criança. Esteve na sua base uma metodologia qualitativa, em que amostra é constituída por cinco terapeutas ocupacionais, a trabalhar em escolas e jardins-de-infância contemplando a zona norte do país. Foi utilizado o método de amostragem estratégica, de forma a contemplar várias realidades. Como instrumento de recolha de dados foi utilizada a entrevista semiestruturada, com posterior análise de conteúdo para interpretação e discussão dos dados obtidos. Os principais resultados indicam que os terapeutas descrevem o seu papel com base na passagem de estratégias e promoção da autonomia. Reconhecem, ainda, vários benefícios decorrentes do trabalho em equipa de forma colaborativa. Contudo, relatam as experiências de colaboração, maioritariamente pela negativa, tendo por base as barreiras e desafios que encontram para efetivar este processo. Deixam, também, sugestões de aspetos a melhorar, embora não contemplem todas as barreiras/desafios sentidos na colaboração com a restante equipa escolar.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-26T17:35:52Z
2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/844
url http://hdl.handle.net/10400.22/844
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131317898575872