As interações entre pares e a formação de relações de amizade num grupo de crianças de 4 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vítor, Ana Mafalda Leonardo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/9288
Resumo: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
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As interações entre pares fazem parte, naturalmente, da rotina de uma sala de JI, não apenas na disputa de brinquedos e brincadeiras, mas também em conversas paralelas, partilha de histórias e ajuda na concretização de outras tarefas inseridas na rotina diária. O objetivo desta investigação consiste em perceber qual a ligação entre as relações interpessoais e a formação de relações de amizade no jardim de infância, tendo sempre presente o brincar como promotor dessas interações. A realização da investigação implicou uma revisão da literatura sobre a temática, bem como de todo o processo implícito numa investigação com a adoção da metodologia de Design-based Research (DBS), de cariz qualitativo. A partir das interações entre pares e das brincadeiras começam a surgir relacionamentos empáticos entre as crianças, e por sua vez, forma-se relações de amizade. Com a conclusão da investigação é possível afirmar que a qualidade, a quantidade e a complexidade das interações são fatores determinantes para a existência de amizade entre crianças, uma vez que Parker e Gottman (1989) defendem que o sentimento de empatia por si só, não implica amizade. Assim, em idade pré-escolar, as crianças já mencionam quem são os seus amigos e, na sua maioria, realizam nomeações recíprocas. As relações de amizade são, na sua maioria sustentadas pela partilha de brincadeiras e de brinquedos, bem como pelo apoio prestado pelo par. Apesar de ser um conceito de difícil explicação, o sentimento de amizade pode proporcionar atitudes positivas relativas ao ambiente educativo.ABSTRACT This report has as central aims the reflective characterization of the social and educative environment, the analysis of the intervention, and its evaluation during the supervisioned professional practice (PPS II) in kindergarten. It also intends to present the investigation work that came from the description of the children group where this practice occurred. The proposal of this work comes from the analysis through the observation and registry recorded during the PPS II. The pair interaction is a daily routine in a kindergarten room. Moreover, this kind of interaction is present not only in the negotiation of toys and in specific games, but also in side talking, in storytelling and other kind of daily tasks that require help. The aim of this investigation would be to understand the possible association between the interpersonal relations and the beginning of a new friendship. This was consider having the play as a promoter of these interactions. The research involved a review of the literature related to the subject, as well as the entire process implicit in a qualitative Design-based Research (DBS). As a result of pairs interaction and children games, empathic relationships between them just started. Whit the conclusion of the investigation it is possible to affirmthat the quality, quantity and complexity of interactions are determining factors for the existence of friendship among children. Actually, Parker and Gottman (1989) argue that the feeling of empathy by itself does not imply friendship. At preschool age, children already mention who their friends are, and for the most part of them, reciprocal appointments happened. Relations are, in the most sustained by sharing your games and toys, as well as for the support provided by the pair. Despite being a concept of difficult explanation, the friendship feeling can provide positive attitude concerning the educational environment.Lino, DalilaRCIPLVítor, Ana Mafalda Leonardo2019-01-09T10:28:39Z2018-04-262018-04-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/9288TID:202028364porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:57:47Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9288Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:53.369063Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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