A Qualidade nas organizações desportivas através da implementação do sistema de gestão de recursos humanos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mira, Tânia Soraia Leitão
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/4135
Resumo: Mestrado em Gestão do Desporto - Organizações Desportivas
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spelling A Qualidade nas organizações desportivas através da implementação do sistema de gestão de recursos humanosCertificaçãoEmpresa municipalGestão do desportoNP 4427Organizações desportivasSistemas de gestão de qualidadeSistemas de gestão de recursos humanosMestrado em Gestão do Desporto - Organizações DesportivasA indústria do desporto e lazer tem crescido significativamente. A oferta de serviços desportivos cada vez mais aliciantes e competitivos concorrencialmente, leva as organizações desportivas a apostar na qualidade. A qualidade tem sido objecto de estudo como forma de distinção dos serviços e/ou produtos. Na gestão de organizações desportivas, a implementação da qualidade ao nível da construção e manutenção das infra-estruturas e monitorização das actividades tem evoluído substancialmente. O desenvolvimento de excelentes recursos, sejam materiais, financeiros, tecnológicos ou humanos, subsequencia o desenvolvimento de excelentes organizações. Verificamos uma evolução e constante adaptação na gestão de recursos humanos nas organizações. A gestão destes recursos de forma sistematizada, cumprindo um conjunto de requisitos que ajudam a organização a atrair, desenvolver e manter os seus colaboradores, torna a organização mais competitiva. A Norma Portuguesa 4427 responde às necessidades de normalização da Gestão de Recursos Humanos, permitindo à organização distinguir-se pela certificação da eficácia dos seus recursos humanos. A Norma foi criada pelo Instituto Português da Qualidade com o objectivo de normalizar a gestão de recursos humanos nas organizações. Pretendemos com este estudo analisar uma organização relativamente à gestão dos seus recursos humanos, a existência ou não um S.G.R.H. implementado e, através da análise pormenorizada de todos os requisitos da Norma, identificar as necessidades de melhoria na gestão desses recursos, de forma a contribuir para a eficácia e eficiência na gestão da organização colaborando para a qualidade dos serviços prestados pela mesma.Sports and leisure industry has grown significantly. The offering of more appealing and competitively in a concurrently of sports services, leads sports organizations to focus on quality. The quality has been studied as a mode of distinction of the services and / or products. In the management of sport organizations, implementation of quality in construction and maintenance of infrastructure and monitoring activities have evolved substantially. The development of excellent resources, whether material, financial, technological or human, it wills subsequence the development of excellent organizations. We see a constant evolution and adaptation in human resource management at organizations. The management of these resources in a systematic way, fulfilling a set of requirements that help the organization to attracts, develops and retains their employees, makes the organization more competitive. The Portuguese Standard 4427 responds the needs of normalization of Human Resource Management, allowing the organization to distinguish itself for certifying the effectiveness of its human resources. The Standard was created by Instituto Português da Qualidade with the purpose of standardizing the management of human resources in organizations. With this study we intend to make the analysis of one organization and the management of its human resources, whether or not a SGRH implemented through a detailed analysis of all requirements of the standard, identify the needs for improvement on the management of these resources, in order to contribute to the effectiveness and efficiency in the organization, and collaborate to the quality of services provided by it.Claudino, Rui Jorge Bértolo Lara MadeiraRepositório da Universidade de LisboaMira, Tânia Soraia Leitão20122012-03-21T00:00:00Z2012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/4135porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:35:45Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/4135Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:52:25.083277Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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