Mediação de processos de busca e uso de fontes de informação em ambiente de eLearning

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Jamille Cabral Pereira
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Ramos, Fernando M. S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/5632
Resumo: A incorporação das plataformas de eLearning no ensino universitário tem servido como objecto de estudo de inúmeras pesquisas científicas que se dedicam ao entendimento dos seus reflexos na comunidade docente e discente, e procuram analisar como os serviços de apoio oferecidos a essa comunidade estão adaptando-se ao novo cenário de ensino-aprendizagem. Especificamente no seguimento dos estudos voltados para os serviços de informação/documentação busca-se compreender em que medida as soluções encontradas satisfazem as necessidades e expectativas informacionais de seus utilizadores, tendo em conta as implicações geradas pela nova prática de ensino e as potencialidades oferecidas pelas tecnologias de informação e comunicação disponíveis. Este artigo apresenta os resultados parciais de um projecto de investigação que procura compreender de que forma as Tecnologias de Informação e Comunicação podem contribuir para melhorar as práticas comuns relacionadas com o uso dos recursos de informação on-line por utilizadores de plataformas de eLearning. Mais especificamente, busca-se (1) identificar o tipo de integração que faz sentido existir entre os serviços de informação e as plataformas de eLearning; (2) propor o modelo conceptual de uma ferramenta, a ser integrada nas plataformas de eLearning, que permita o uso simultâneo e assistido de diferentes recursos de informação, de forma coerente no processo de aprendizagem suportado pelas plataformas de eLearning; e (3) desenvolver e testar um protótipo baseado no modelo conceptual formulado, que permita validar os principais aspectos conceptuais do modelo.
id RCAP_7f43cded4337f9f65cdb3f63b85d778c
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/5632
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Mediação de processos de busca e uso de fontes de informação em ambiente de eLearningeLearningComunicaçãoInformaçãoAcesso à informaçãoRecursos eletrônicos de informaçãoA incorporação das plataformas de eLearning no ensino universitário tem servido como objecto de estudo de inúmeras pesquisas científicas que se dedicam ao entendimento dos seus reflexos na comunidade docente e discente, e procuram analisar como os serviços de apoio oferecidos a essa comunidade estão adaptando-se ao novo cenário de ensino-aprendizagem. Especificamente no seguimento dos estudos voltados para os serviços de informação/documentação busca-se compreender em que medida as soluções encontradas satisfazem as necessidades e expectativas informacionais de seus utilizadores, tendo em conta as implicações geradas pela nova prática de ensino e as potencialidades oferecidas pelas tecnologias de informação e comunicação disponíveis. Este artigo apresenta os resultados parciais de um projecto de investigação que procura compreender de que forma as Tecnologias de Informação e Comunicação podem contribuir para melhorar as práticas comuns relacionadas com o uso dos recursos de informação on-line por utilizadores de plataformas de eLearning. Mais especificamente, busca-se (1) identificar o tipo de integração que faz sentido existir entre os serviços de informação e as plataformas de eLearning; (2) propor o modelo conceptual de uma ferramenta, a ser integrada nas plataformas de eLearning, que permita o uso simultâneo e assistido de diferentes recursos de informação, de forma coerente no processo de aprendizagem suportado pelas plataformas de eLearning; e (3) desenvolver e testar um protótipo baseado no modelo conceptual formulado, que permita validar os principais aspectos conceptuais do modelo.The incorporation of e-Learning platforms at university level has been the object of study for several scientific researches which focus on understanding its effects over teaching and learning environments, trying to analyze how this kind of support is being adapted to a new kind of teachinglearning setting. Especially in the context of information and documentation services, it is investigated in which terms the solutions found satisfy the information need and expectations of users, taking into account several implications brought up by this new teaching practice, as well as the new potentialities offered by information and communication technologies available. This paper presents partial results of an investigation project which has the purpose to understand how information and communication technologies can contribute for the improvement of usual practices related to the use of on-line information resources by users of e-Learning platforms; and more specifically (1) identify which kind of integration would be meaningful for information services and e-Learning platforms; (2) propose a tool conceptual model to be integrated into e-Learning platforms which may provide the simultaneous and assisted use of different kinds of information in a coherent way during the learning process supported by e-Learning platforms; and (3) develop and test a prototype based on the conceptual model formulated which may allow to validate the main conceptual aspects of this model. setting. Especially in the context of information and documentation services, it is investigated in which terms the solutions found satisfy the information need and expectations of users, taking into account several implications brought up by this new teaching practice, as well as the new potentialities offered by information and communication technologies available. This paper presents partial results of an investigation project which has the purpose to understand how information and communication technologies can contribute for the improvement of usual practices related to the use of on-line information resources by users of e-Learning platforms; and more specifically (1) identify which kind of integration would be meaningful for information services and e-Learning platforms; (2) propose a tool conceptual model to be integrated into e-Learning platforms which may provide the simultaneous and assisted use of different kinds of information in a coherent way during the learning process supported by e-Learning platforms; and (3) develop and test a prototype based on the conceptual model formulated which may allow to validate the main conceptual aspects of this model.Universidade Federal da Bahia2012-01-31T11:39:30Z2008-01-01T00:00:00Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/5632por1980-6620Barbosa, Jamille Cabral PereiraRamos, Fernando M. S.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:08:51Zoai:ria.ua.pt:10773/5632Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:43:44.764412Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Mediação de processos de busca e uso de fontes de informação em ambiente de eLearning
title Mediação de processos de busca e uso de fontes de informação em ambiente de eLearning
spellingShingle Mediação de processos de busca e uso de fontes de informação em ambiente de eLearning
Barbosa, Jamille Cabral Pereira
eLearning
Comunicação
Informação
Acesso à informação
Recursos eletrônicos de informação
title_short Mediação de processos de busca e uso de fontes de informação em ambiente de eLearning
title_full Mediação de processos de busca e uso de fontes de informação em ambiente de eLearning
title_fullStr Mediação de processos de busca e uso de fontes de informação em ambiente de eLearning
title_full_unstemmed Mediação de processos de busca e uso de fontes de informação em ambiente de eLearning
title_sort Mediação de processos de busca e uso de fontes de informação em ambiente de eLearning
author Barbosa, Jamille Cabral Pereira
author_facet Barbosa, Jamille Cabral Pereira
Ramos, Fernando M. S.
author_role author
author2 Ramos, Fernando M. S.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Jamille Cabral Pereira
Ramos, Fernando M. S.
dc.subject.por.fl_str_mv eLearning
Comunicação
Informação
Acesso à informação
Recursos eletrônicos de informação
topic eLearning
Comunicação
Informação
Acesso à informação
Recursos eletrônicos de informação
description A incorporação das plataformas de eLearning no ensino universitário tem servido como objecto de estudo de inúmeras pesquisas científicas que se dedicam ao entendimento dos seus reflexos na comunidade docente e discente, e procuram analisar como os serviços de apoio oferecidos a essa comunidade estão adaptando-se ao novo cenário de ensino-aprendizagem. Especificamente no seguimento dos estudos voltados para os serviços de informação/documentação busca-se compreender em que medida as soluções encontradas satisfazem as necessidades e expectativas informacionais de seus utilizadores, tendo em conta as implicações geradas pela nova prática de ensino e as potencialidades oferecidas pelas tecnologias de informação e comunicação disponíveis. Este artigo apresenta os resultados parciais de um projecto de investigação que procura compreender de que forma as Tecnologias de Informação e Comunicação podem contribuir para melhorar as práticas comuns relacionadas com o uso dos recursos de informação on-line por utilizadores de plataformas de eLearning. Mais especificamente, busca-se (1) identificar o tipo de integração que faz sentido existir entre os serviços de informação e as plataformas de eLearning; (2) propor o modelo conceptual de uma ferramenta, a ser integrada nas plataformas de eLearning, que permita o uso simultâneo e assistido de diferentes recursos de informação, de forma coerente no processo de aprendizagem suportado pelas plataformas de eLearning; e (3) desenvolver e testar um protótipo baseado no modelo conceptual formulado, que permita validar os principais aspectos conceptuais do modelo.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01-01T00:00:00Z
2008
2012-01-31T11:39:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/5632
url http://hdl.handle.net/10773/5632
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1980-6620
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137487218540544