Mediação de processos de busca e uso de fontes de informação em ambiente de eLearning
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/5632 |
Resumo: | A incorporação das plataformas de eLearning no ensino universitário tem servido como objecto de estudo de inúmeras pesquisas científicas que se dedicam ao entendimento dos seus reflexos na comunidade docente e discente, e procuram analisar como os serviços de apoio oferecidos a essa comunidade estão adaptando-se ao novo cenário de ensino-aprendizagem. Especificamente no seguimento dos estudos voltados para os serviços de informação/documentação busca-se compreender em que medida as soluções encontradas satisfazem as necessidades e expectativas informacionais de seus utilizadores, tendo em conta as implicações geradas pela nova prática de ensino e as potencialidades oferecidas pelas tecnologias de informação e comunicação disponíveis. Este artigo apresenta os resultados parciais de um projecto de investigação que procura compreender de que forma as Tecnologias de Informação e Comunicação podem contribuir para melhorar as práticas comuns relacionadas com o uso dos recursos de informação on-line por utilizadores de plataformas de eLearning. Mais especificamente, busca-se (1) identificar o tipo de integração que faz sentido existir entre os serviços de informação e as plataformas de eLearning; (2) propor o modelo conceptual de uma ferramenta, a ser integrada nas plataformas de eLearning, que permita o uso simultâneo e assistido de diferentes recursos de informação, de forma coerente no processo de aprendizagem suportado pelas plataformas de eLearning; e (3) desenvolver e testar um protótipo baseado no modelo conceptual formulado, que permita validar os principais aspectos conceptuais do modelo. |
id |
RCAP_7f43cded4337f9f65cdb3f63b85d778c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/5632 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Mediação de processos de busca e uso de fontes de informação em ambiente de eLearningeLearningComunicaçãoInformaçãoAcesso à informaçãoRecursos eletrônicos de informaçãoA incorporação das plataformas de eLearning no ensino universitário tem servido como objecto de estudo de inúmeras pesquisas científicas que se dedicam ao entendimento dos seus reflexos na comunidade docente e discente, e procuram analisar como os serviços de apoio oferecidos a essa comunidade estão adaptando-se ao novo cenário de ensino-aprendizagem. Especificamente no seguimento dos estudos voltados para os serviços de informação/documentação busca-se compreender em que medida as soluções encontradas satisfazem as necessidades e expectativas informacionais de seus utilizadores, tendo em conta as implicações geradas pela nova prática de ensino e as potencialidades oferecidas pelas tecnologias de informação e comunicação disponíveis. Este artigo apresenta os resultados parciais de um projecto de investigação que procura compreender de que forma as Tecnologias de Informação e Comunicação podem contribuir para melhorar as práticas comuns relacionadas com o uso dos recursos de informação on-line por utilizadores de plataformas de eLearning. Mais especificamente, busca-se (1) identificar o tipo de integração que faz sentido existir entre os serviços de informação e as plataformas de eLearning; (2) propor o modelo conceptual de uma ferramenta, a ser integrada nas plataformas de eLearning, que permita o uso simultâneo e assistido de diferentes recursos de informação, de forma coerente no processo de aprendizagem suportado pelas plataformas de eLearning; e (3) desenvolver e testar um protótipo baseado no modelo conceptual formulado, que permita validar os principais aspectos conceptuais do modelo.The incorporation of e-Learning platforms at university level has been the object of study for several scientific researches which focus on understanding its effects over teaching and learning environments, trying to analyze how this kind of support is being adapted to a new kind of teachinglearning setting. Especially in the context of information and documentation services, it is investigated in which terms the solutions found satisfy the information need and expectations of users, taking into account several implications brought up by this new teaching practice, as well as the new potentialities offered by information and communication technologies available. This paper presents partial results of an investigation project which has the purpose to understand how information and communication technologies can contribute for the improvement of usual practices related to the use of on-line information resources by users of e-Learning platforms; and more specifically (1) identify which kind of integration would be meaningful for information services and e-Learning platforms; (2) propose a tool conceptual model to be integrated into e-Learning platforms which may provide the simultaneous and assisted use of different kinds of information in a coherent way during the learning process supported by e-Learning platforms; and (3) develop and test a prototype based on the conceptual model formulated which may allow to validate the main conceptual aspects of this model. setting. Especially in the context of information and documentation services, it is investigated in which terms the solutions found satisfy the information need and expectations of users, taking into account several implications brought up by this new teaching practice, as well as the new potentialities offered by information and communication technologies available. This paper presents partial results of an investigation project which has the purpose to understand how information and communication technologies can contribute for the improvement of usual practices related to the use of on-line information resources by users of e-Learning platforms; and more specifically (1) identify which kind of integration would be meaningful for information services and e-Learning platforms; (2) propose a tool conceptual model to be integrated into e-Learning platforms which may provide the simultaneous and assisted use of different kinds of information in a coherent way during the learning process supported by e-Learning platforms; and (3) develop and test a prototype based on the conceptual model formulated which may allow to validate the main conceptual aspects of this model.Universidade Federal da Bahia2012-01-31T11:39:30Z2008-01-01T00:00:00Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/5632por1980-6620Barbosa, Jamille Cabral PereiraRamos, Fernando M. S.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:08:51Zoai:ria.ua.pt:10773/5632Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:43:44.764412Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mediação de processos de busca e uso de fontes de informação em ambiente de eLearning |
title |
Mediação de processos de busca e uso de fontes de informação em ambiente de eLearning |
spellingShingle |
Mediação de processos de busca e uso de fontes de informação em ambiente de eLearning Barbosa, Jamille Cabral Pereira eLearning Comunicação Informação Acesso à informação Recursos eletrônicos de informação |
title_short |
Mediação de processos de busca e uso de fontes de informação em ambiente de eLearning |
title_full |
Mediação de processos de busca e uso de fontes de informação em ambiente de eLearning |
title_fullStr |
Mediação de processos de busca e uso de fontes de informação em ambiente de eLearning |
title_full_unstemmed |
Mediação de processos de busca e uso de fontes de informação em ambiente de eLearning |
title_sort |
Mediação de processos de busca e uso de fontes de informação em ambiente de eLearning |
author |
Barbosa, Jamille Cabral Pereira |
author_facet |
Barbosa, Jamille Cabral Pereira Ramos, Fernando M. S. |
author_role |
author |
author2 |
Ramos, Fernando M. S. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Jamille Cabral Pereira Ramos, Fernando M. S. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
eLearning Comunicação Informação Acesso à informação Recursos eletrônicos de informação |
topic |
eLearning Comunicação Informação Acesso à informação Recursos eletrônicos de informação |
description |
A incorporação das plataformas de eLearning no ensino universitário tem servido como objecto de estudo de inúmeras pesquisas científicas que se dedicam ao entendimento dos seus reflexos na comunidade docente e discente, e procuram analisar como os serviços de apoio oferecidos a essa comunidade estão adaptando-se ao novo cenário de ensino-aprendizagem. Especificamente no seguimento dos estudos voltados para os serviços de informação/documentação busca-se compreender em que medida as soluções encontradas satisfazem as necessidades e expectativas informacionais de seus utilizadores, tendo em conta as implicações geradas pela nova prática de ensino e as potencialidades oferecidas pelas tecnologias de informação e comunicação disponíveis. Este artigo apresenta os resultados parciais de um projecto de investigação que procura compreender de que forma as Tecnologias de Informação e Comunicação podem contribuir para melhorar as práticas comuns relacionadas com o uso dos recursos de informação on-line por utilizadores de plataformas de eLearning. Mais especificamente, busca-se (1) identificar o tipo de integração que faz sentido existir entre os serviços de informação e as plataformas de eLearning; (2) propor o modelo conceptual de uma ferramenta, a ser integrada nas plataformas de eLearning, que permita o uso simultâneo e assistido de diferentes recursos de informação, de forma coerente no processo de aprendizagem suportado pelas plataformas de eLearning; e (3) desenvolver e testar um protótipo baseado no modelo conceptual formulado, que permita validar os principais aspectos conceptuais do modelo. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-01-01T00:00:00Z 2008 2012-01-31T11:39:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/5632 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/5632 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1980-6620 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137487218540544 |