Percursos e projetos escolares de jovens institucionalizadas: estudo de caso numa casa de acolhimento residencial no distrito de Santarém

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Sofia Margarida da Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/24000
Resumo: A investigação "Percursos e projetos escolares de jovens institucionalizadas: estudo de caso numa Casa de Acolhimento Residencial no distrito de Santarém" reconhece cada criança e jovem como seres individuais e atores sociais com diversos direitos, dos quais o direito à proteção e à educação, sendo da responsabilidade do seu representante legal, promover e proteger esses seus direitos, de modo a lhes garantir o seu bem-estar, físico e emocional e o seu desenvolvimento integral. A presente investigação constitui um estudo de caso realizado com recurso à observação participante, conversas informais, registos num diário de campo, consulta e análise de documentos e, ainda, a entrevistas semiestruturadas. O estudo contou com a colaboração de uma Casa de Acolhimento Residencial no distrito de Santarém. O principal objetivo foi o de conhecer a eventual reconfiguração dos trajetos e projetos escolares das crianças e jovens com a sua institucionalização, tendo por base os relatos das suas experiências. Nas conclusões do estudo, evidenciou-se uma tendência para o aumento das aspirações académicas e profissionais das jovens após a sua institucionalização, por se sentirem mais apoiadas, atualmente, do que residindo em suas casas. Foi notório o esforço da Casa de Acolhimento Residencial, no respeitante ao apoio, adaptação e satisfação das necessidades escolares de cada criança e jovem residente, ao nível de recursos materiais e humanos, bem como o seu incentivo perante a importância do prosseguimento dos seus estudos.
id RCAP_7f4ed9500cd5945bb8d658a5b139db96
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/24000
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Percursos e projetos escolares de jovens institucionalizadas: estudo de caso numa casa de acolhimento residencial no distrito de SantarémAcolhimento institucionalRelação escola - instituiçãoPercursos e projetos escolaresResidential shelterSchool - institution relationSchool courses and projectsA investigação "Percursos e projetos escolares de jovens institucionalizadas: estudo de caso numa Casa de Acolhimento Residencial no distrito de Santarém" reconhece cada criança e jovem como seres individuais e atores sociais com diversos direitos, dos quais o direito à proteção e à educação, sendo da responsabilidade do seu representante legal, promover e proteger esses seus direitos, de modo a lhes garantir o seu bem-estar, físico e emocional e o seu desenvolvimento integral. A presente investigação constitui um estudo de caso realizado com recurso à observação participante, conversas informais, registos num diário de campo, consulta e análise de documentos e, ainda, a entrevistas semiestruturadas. O estudo contou com a colaboração de uma Casa de Acolhimento Residencial no distrito de Santarém. O principal objetivo foi o de conhecer a eventual reconfiguração dos trajetos e projetos escolares das crianças e jovens com a sua institucionalização, tendo por base os relatos das suas experiências. Nas conclusões do estudo, evidenciou-se uma tendência para o aumento das aspirações académicas e profissionais das jovens após a sua institucionalização, por se sentirem mais apoiadas, atualmente, do que residindo em suas casas. Foi notório o esforço da Casa de Acolhimento Residencial, no respeitante ao apoio, adaptação e satisfação das necessidades escolares de cada criança e jovem residente, ao nível de recursos materiais e humanos, bem como o seu incentivo perante a importância do prosseguimento dos seus estudos.The investigation "Paths and school projects of institutionalized young people: a case study in a Residential Shelter in the district of Santarém" recognizes each child and young person as individual beings and social actors with different rights, including the right to protection and education. It is the responsibility of its legal representative, to promote and protect these rights, in order to guarantee their physical and emotional well-being and their integral development. The present investigation is a case study carried out using participant observation, informal conversations, records in a field diary, consultation and analysis of documents, and also semi-structured interviews. The study had the collaboration of a Residential Shelter in the district of Santarém. The main objective was to find out about a possible reconfiguration of the paths and school projects of children and young people with their institutionalization, based on the reports of their experiences. In the conclusions of the study, a tendency towards an increase in the academic and professional aspirations of the young women after their institutionalization was evidenced, as they feel more supported, nowadays, than living in their homes. The effort of the Residential Shelter was notorious, concerning the support, adaptation and satisfaction of the school needs of each child and young resident, in terms of material and human resources, as well as its encouragement regarding the importance of continuing their studies.2022-01-11T13:30:25Z2021-11-28T00:00:00Z2021-11-282021-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/24000TID:202831965porOliveira, Sofia Margarida da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:41:57Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/24000Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:19:33.798836Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Percursos e projetos escolares de jovens institucionalizadas: estudo de caso numa casa de acolhimento residencial no distrito de Santarém
title Percursos e projetos escolares de jovens institucionalizadas: estudo de caso numa casa de acolhimento residencial no distrito de Santarém
spellingShingle Percursos e projetos escolares de jovens institucionalizadas: estudo de caso numa casa de acolhimento residencial no distrito de Santarém
Oliveira, Sofia Margarida da Silva
Acolhimento institucional
Relação escola - instituição
Percursos e projetos escolares
Residential shelter
School - institution relation
School courses and projects
title_short Percursos e projetos escolares de jovens institucionalizadas: estudo de caso numa casa de acolhimento residencial no distrito de Santarém
title_full Percursos e projetos escolares de jovens institucionalizadas: estudo de caso numa casa de acolhimento residencial no distrito de Santarém
title_fullStr Percursos e projetos escolares de jovens institucionalizadas: estudo de caso numa casa de acolhimento residencial no distrito de Santarém
title_full_unstemmed Percursos e projetos escolares de jovens institucionalizadas: estudo de caso numa casa de acolhimento residencial no distrito de Santarém
title_sort Percursos e projetos escolares de jovens institucionalizadas: estudo de caso numa casa de acolhimento residencial no distrito de Santarém
author Oliveira, Sofia Margarida da Silva
author_facet Oliveira, Sofia Margarida da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Sofia Margarida da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Acolhimento institucional
Relação escola - instituição
Percursos e projetos escolares
Residential shelter
School - institution relation
School courses and projects
topic Acolhimento institucional
Relação escola - instituição
Percursos e projetos escolares
Residential shelter
School - institution relation
School courses and projects
description A investigação "Percursos e projetos escolares de jovens institucionalizadas: estudo de caso numa Casa de Acolhimento Residencial no distrito de Santarém" reconhece cada criança e jovem como seres individuais e atores sociais com diversos direitos, dos quais o direito à proteção e à educação, sendo da responsabilidade do seu representante legal, promover e proteger esses seus direitos, de modo a lhes garantir o seu bem-estar, físico e emocional e o seu desenvolvimento integral. A presente investigação constitui um estudo de caso realizado com recurso à observação participante, conversas informais, registos num diário de campo, consulta e análise de documentos e, ainda, a entrevistas semiestruturadas. O estudo contou com a colaboração de uma Casa de Acolhimento Residencial no distrito de Santarém. O principal objetivo foi o de conhecer a eventual reconfiguração dos trajetos e projetos escolares das crianças e jovens com a sua institucionalização, tendo por base os relatos das suas experiências. Nas conclusões do estudo, evidenciou-se uma tendência para o aumento das aspirações académicas e profissionais das jovens após a sua institucionalização, por se sentirem mais apoiadas, atualmente, do que residindo em suas casas. Foi notório o esforço da Casa de Acolhimento Residencial, no respeitante ao apoio, adaptação e satisfação das necessidades escolares de cada criança e jovem residente, ao nível de recursos materiais e humanos, bem como o seu incentivo perante a importância do prosseguimento dos seus estudos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-28T00:00:00Z
2021-11-28
2021-10
2022-01-11T13:30:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/24000
TID:202831965
url http://hdl.handle.net/10071/24000
identifier_str_mv TID:202831965
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134755061497856