O acompanhamento da escolaridade nas instituições de acolhimento residencial: Um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saltão, Beatriz Sofia Correia
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/26317
Resumo: Esta dissertação diz respeito aos processos de acompanhamento e investimento das instituições de acolhimento nos processos de escolarização das crianças e jovens, pretendendo-se conhecer os seus trajetos escolares, e identificar o papel e o investimento da instituição nos seus percursos escolares. Nesta investigação, o paradigma adotado foi de natureza qualitativa, tendo-se adotado o método do estudo de caso, selecionando-se uma Casa de Acolhimento Residencial em Lisboa, por via da realização de entrevistas semi-estruturadas às crianças e jovens acolhidos que frequentassem a escolaridade obrigatória e aos profissionais da instituição envolvidos no acompanhamento da sua escolaridade. Nesta pesquisa, recorreu-se, também, à análise documental dos processos de promoção e proteção, para obter uma visão mais vasta acerca do historial de vida destas crianças. Após a análise dos dados, evidenciou-se um acompanhamento e investimento escolar bastante satisfatório, em que os vários profissionais da instituição dedicam tempo e esforço ao apoio escolar destas crianças e jovens, proporcionando vários modos de acompanhamento escolar, procurando sempre proporcionar melhores condições e recursos. Determinou-se, também, que este apoio e acompanhamento escolar pode originar uma melhoria dos níveis de motivação e interesse, e dos resultados escolares. Determinou-se que a relação com a comunidade educativa, de uma forma geral, é positiva, salientando-se uma valorização do espaço escolar. Destaca-se, também, a grande preocupação e interesse dos profissionais no processo de escolarização destas crianças, bem como as suas expetativas e aspirações educacionais elevadas, reconhecendo a importância da educação no percurso de vida destas crianças.
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