Do livro à tela: Carlo Collodi, Paula Rego e a terra da brincadeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Alberto Filipe
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Araújo, Joaquim Machado de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/22539
Resumo: N’As Aventuras de Pinóquio, Carlo Collodi conta a passagem de Pinóquio pela Terra da Brincadeira que é recriada por Paula Rego na tela Island of ligths from Pinocchio (1996), utilizando as imagens da criança e do asno e suas variações.Neste artigo comparamos as perspetivas do autor do texto verbal e da sua leitora-pintora, fazendo uma leitura mítico-simbólica das imagens obsessivas da tela, e mostramos que, pondo em evidência uma interpretação da Terra da Brincadeira como ilha das trevas, sucedâneo do próprio Inferno, Paula Rego fixa na tela a perspetiva dominante do narrador do texto verbal, isto é, a dimensão distópica do sonho infantil do folgar contínuo, enquanto expressão da natureza e não da cultura, onde o seu destino teria que passar pela escola.
id RCAP_7f55ef1dfa4a35387a4080b62cbbab46
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/22539
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Do livro à tela: Carlo Collodi, Paula Rego e a terra da brincadeiraFrom the book to the canvas: Carlo Collodi, Paula Rego and the Land of ToysUtopiaLiteraturaPinturaSimbolismoLiteraturePaintingSymbolismN’As Aventuras de Pinóquio, Carlo Collodi conta a passagem de Pinóquio pela Terra da Brincadeira que é recriada por Paula Rego na tela Island of ligths from Pinocchio (1996), utilizando as imagens da criança e do asno e suas variações.Neste artigo comparamos as perspetivas do autor do texto verbal e da sua leitora-pintora, fazendo uma leitura mítico-simbólica das imagens obsessivas da tela, e mostramos que, pondo em evidência uma interpretação da Terra da Brincadeira como ilha das trevas, sucedâneo do próprio Inferno, Paula Rego fixa na tela a perspetiva dominante do narrador do texto verbal, isto é, a dimensão distópica do sonho infantil do folgar contínuo, enquanto expressão da natureza e não da cultura, onde o seu destino teria que passar pela escola.In The Adventures of Pinocchio, Carlo Collodi tells the passing through of Pinocchio by the Land of Playing that is drawn by Paula Rego in the painting Island of Lights from Pinocchio (1996), using images of children and of the donkey and respective variations.In this article, the authors compare the perspectives of the verbal text author and of her reader-painter. A mythical and symbolic reading of obsessive images of the canvas is made. Paula Rego puts the stress on the interpretation of the Land of Playing understood as an island of darkness, as hell. This painter stresses on the canvas the dominant perspective of the narrator of the verbal text, i.e. the dystopian dimension of a child’s dream of a continuous rest, seen as an expression of the nature and not of the culture, in which his faith would have to include school attendance.TeresinaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaAraújo, Alberto FilipeAraújo, Joaquim Machado de2017-07-17T09:42:10Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/22539porAraújo, Alberto Filipe, Machado, Joaquim (2015). Do livro à tela: Carlo Collodi, Paula Rego e a terra da brincadeira. Letras em Revista, 6 (1), 256-2712318-1788info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:28:47Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/22539Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:18:43.147270Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Do livro à tela: Carlo Collodi, Paula Rego e a terra da brincadeira
From the book to the canvas: Carlo Collodi, Paula Rego and the Land of Toys
title Do livro à tela: Carlo Collodi, Paula Rego e a terra da brincadeira
spellingShingle Do livro à tela: Carlo Collodi, Paula Rego e a terra da brincadeira
Araújo, Alberto Filipe
Utopia
Literatura
Pintura
Simbolismo
Literature
Painting
Symbolism
title_short Do livro à tela: Carlo Collodi, Paula Rego e a terra da brincadeira
title_full Do livro à tela: Carlo Collodi, Paula Rego e a terra da brincadeira
title_fullStr Do livro à tela: Carlo Collodi, Paula Rego e a terra da brincadeira
title_full_unstemmed Do livro à tela: Carlo Collodi, Paula Rego e a terra da brincadeira
title_sort Do livro à tela: Carlo Collodi, Paula Rego e a terra da brincadeira
author Araújo, Alberto Filipe
author_facet Araújo, Alberto Filipe
Araújo, Joaquim Machado de
author_role author
author2 Araújo, Joaquim Machado de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Alberto Filipe
Araújo, Joaquim Machado de
dc.subject.por.fl_str_mv Utopia
Literatura
Pintura
Simbolismo
Literature
Painting
Symbolism
topic Utopia
Literatura
Pintura
Simbolismo
Literature
Painting
Symbolism
description N’As Aventuras de Pinóquio, Carlo Collodi conta a passagem de Pinóquio pela Terra da Brincadeira que é recriada por Paula Rego na tela Island of ligths from Pinocchio (1996), utilizando as imagens da criança e do asno e suas variações.Neste artigo comparamos as perspetivas do autor do texto verbal e da sua leitora-pintora, fazendo uma leitura mítico-simbólica das imagens obsessivas da tela, e mostramos que, pondo em evidência uma interpretação da Terra da Brincadeira como ilha das trevas, sucedâneo do próprio Inferno, Paula Rego fixa na tela a perspetiva dominante do narrador do texto verbal, isto é, a dimensão distópica do sonho infantil do folgar contínuo, enquanto expressão da natureza e não da cultura, onde o seu destino teria que passar pela escola.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
2017-07-17T09:42:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/22539
url http://hdl.handle.net/10400.14/22539
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Araújo, Alberto Filipe, Machado, Joaquim (2015). Do livro à tela: Carlo Collodi, Paula Rego e a terra da brincadeira. Letras em Revista, 6 (1), 256-271
2318-1788
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Teresina
publisher.none.fl_str_mv Teresina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131879652196352