O percurso das crianças com necessidades especiais de 0 a 3 anos e 11 meses na educação especial do Distrito Federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pérez, Arian Renée Fuentes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/77805
Resumo: Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce)
id RCAP_7f5d6dccf5241f917e2be984f0072322
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/77805
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O percurso das crianças com necessidades especiais de 0 a 3 anos e 11 meses na educação especial do Distrito FederalThe path of children with special needs from 0 to 3 years and 11 months in special education in Distrito FederalEducação especialEducação precoceIntervenção precoce na infânciaEarly educationEarly interventionEspecial educationCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce)O programa de Educação Precoce do Distrito Federal comemorou 34 (trinta e quatro) anos de atuação junto às crianças com necessidades especiais, atraso ou risco de atraso no desenvolvimento. Trata-se de uma prática inovadora para a realidade brasileira, uma vez que iniciativas na área Educação Especial para crianças pequenas ainda não são facilmente encontradas no país. Ocorre que esse programa é pouco divulgado e conhecido, local e nacionalmente. A finalidade deste trabalho de investigação, além de apresentar a Educação Precoce, é analisar as percepções das famílias participantes do programa em relação ao serviço prestado. Para isso, foram selecionadas três famílias participantes do programa, representadas por suas mães. A coleta dos dados foi realizada através de uma metodologia qualitativa com entrevistas semiestruturadas. Perguntas tais como encaminhamento, matrícula, acolhimento, permanência e experiência de cada um durante o tempo em que seus filhos frequentaram a Educação Precoce foram os eixos das discussões e reflexões. No geral, o programa é bem avaliado pelas famílias, mas questões relacionadas à falta de divulgação sobre o Programa de Educação Precoce, à falta de integração entre os serviços de saúde e de educação e à pouca orientação dos profissionais para referenciação da criança foram temas levantados pelas famílias e discutidos na investigação. Em um país onde não há um serviço de Intervenção Precoce na Infância, o Programa do Governo do Distrito Federal se destaca por ser uma das poucas iniciativas na área da Educação Especial para crianças pequenas. Muito pode ser feito para desenvolvê-lo, pois o trabalho prestado ainda é centrado na criança, mas algumas mudanças são possíveis e as teorias da Intervenção Precoce na Infância têm apenas a contribuir para a superação dos atuais paradigmas e para a evolução do Programa de Educação Precoce.The Early Education Program of Distrito Federal celebrated thirty-four years of work with children with special needs, delay, or risk of developmental delay. It is an innovative practice for Brazilian reality, since initiatives in the area of Special Education for young children are still not easily found. This Program is little publicized and known locally and nationally. This paper aims to present Early Education and analyze the perceptions of the families participating in the Program about the service provided. So, for this, three families were selected and represented by their mothers. The data was collected using a qualitative methodology with semi-structured interviews. Questions such as the referral, enrollment, reception, permanence, and experience of each one of them when their children attended Early Education were the axes of discussions and reflections. Overall, the Program was well evaluated by families, although questions about the lack of publicity about the Early Education Program, the lack of integration between health and education services; and the lack of guidance from professionals regarding the child's referral were themes raised by the families and discussed in the research. In a country where there is no Early Childhood Intervention service, the Federal District Government Program stands out for being one of the few initiatives in the field of Special Education for young children. Much can still be done to develop it, as the work they provide is still child-centered. However, some changes are possible, and the theories of Early Childhood Intervention can only contribute to overcoming current paradigms and the evolution of the Early Education Program.Serrano, Ana MariaUniversidade do MinhoPérez, Arian Renée Fuentes20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/77805por202979113info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:54:45Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/77805Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:44:12.229542Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O percurso das crianças com necessidades especiais de 0 a 3 anos e 11 meses na educação especial do Distrito Federal
The path of children with special needs from 0 to 3 years and 11 months in special education in Distrito Federal
title O percurso das crianças com necessidades especiais de 0 a 3 anos e 11 meses na educação especial do Distrito Federal
spellingShingle O percurso das crianças com necessidades especiais de 0 a 3 anos e 11 meses na educação especial do Distrito Federal
Pérez, Arian Renée Fuentes
Educação especial
Educação precoce
Intervenção precoce na infância
Early education
Early intervention
Especial education
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O percurso das crianças com necessidades especiais de 0 a 3 anos e 11 meses na educação especial do Distrito Federal
title_full O percurso das crianças com necessidades especiais de 0 a 3 anos e 11 meses na educação especial do Distrito Federal
title_fullStr O percurso das crianças com necessidades especiais de 0 a 3 anos e 11 meses na educação especial do Distrito Federal
title_full_unstemmed O percurso das crianças com necessidades especiais de 0 a 3 anos e 11 meses na educação especial do Distrito Federal
title_sort O percurso das crianças com necessidades especiais de 0 a 3 anos e 11 meses na educação especial do Distrito Federal
author Pérez, Arian Renée Fuentes
author_facet Pérez, Arian Renée Fuentes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Serrano, Ana Maria
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Pérez, Arian Renée Fuentes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
Educação precoce
Intervenção precoce na infância
Early education
Early intervention
Especial education
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação especial
Educação precoce
Intervenção precoce na infância
Early education
Early intervention
Especial education
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce)
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/77805
url https://hdl.handle.net/1822/77805
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202979113
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132190678712320