A formação de professores(as) de educação especial no Programa de Educação Precoce do Distrito Federal, Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/74026 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce) |
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A formação de professores(as) de educação especial no Programa de Educação Precoce do Distrito Federal, BrasilThe special education teacher training in the Early Education Programe in the Federal District, BrazilEducação precoceFormação docenteIntervenção precoceEarly educationEarly interventionTeacher trainingCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce)O(a) professor(a) de educação especial é uma poderosa contribuição para o trabalho realizado com crianças com necessidades especiais (NE), seja na educação precoce, ou nas demais modalidades da educação brasileira. Este(a) profissional tem a missão de trabalhar com crianças, e também com suas famílias, que carregam histórias de muita luta e resiliência em sua trajetória. Assim sendo, caracterizar a prática dos(das) professores(as) e seu processo de formação na educação especial é fundamental para compreender os desafios que se colocam durante os atendimentos com crianças com NE e a abordagem com as famílias para realizarem um trabalho conjunto em prol das crianças atendidas.Diante do exposto e a pesquisa realizada, o estudo atingiu os objetivos propostos, e julgamos a formação de professores(as) no programa de educação precoce satisfatória, pelo que ainda seja necessário que haja uma reestruturação administrativa e funcional. Em sua maioria, os(as) professores(as) têm uma boa formação inicial e continuada, com especializações em áreas afins e outras titulações; anualmente realizam cursos relacionados ao público-alvo do programa; levam em consideração as especificidades das crianças com NE na elaboração do planeamento; incluem a família no atendimento e nas decisões da equipa e levam em conta as preocupações e prioridades da família para atender a criança e melhorar seu desenvolvimento em diferentes aspetos. É fundamental que o programa consiga adequar a prática pedagógica de cada profissional às diretrizes, currículos e documentos atuais; às necessidades e especificidades das crianças, às novas formas de funcionamento e organização familiar para que o trabalho realizado seja eficaz e prazeroso e, com isto, melhore cada vez mais a finalidade do programa, que é de fazer a diferença na vida de milhares de crianças e famílias que passaram e passam por ele ao longo desses 33 anos de existência.The special education teacher is a powerful contribution to the work carried out with children with special needs (SN), whether in early education, or in other cycles of Brazilian education. This professional has the mission of working with children, and also with their families, whom carry stories of huge struggle and resilience in their trajectory. Therefore, characterizing the practice of teachers and their training process in special education is essential to understand the challenges that arise during care with children with SEN, and the approach with families to carry out a joint work for the children receiving educational support. In view of the above and the research carried out, our study achieved the proposed objectives, and we consider the training of teachers in the early education programe satisfactory, so that there is still a need for an administrative and functional restructuring. Most teachers have good initial and continuing training, with specializations in related fields and other degrees; every year they take courses related to the program's target audience; take into account the specificities of children with SN in preparing the plan; they include the family in care and in the team's decisions, take into account the family's concerns and priorities to support the child and improve his/her development in different aspects. It is essential that the program is able to adapt the pedagogical practice of each professional to the current guidelines, curricula and documents; the needs and specificities of children, the new ways of family functioning and organization so that the work carried out is effective and pleasurable, and with this it increasingly improves the purpose of the program, which is to make a difference in the lives of thousands of children and families that have passed through it during these 33 years of its existence.Serrano, Ana MariaJurdi, Andrea Perosa SaighUniversidade do MinhoCunha, Dayse Santos da20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/74026por202692124info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:13:00Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/74026Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:05:01.790114Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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