O pensamento Lean na Administração Pública Local : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Ana Judite Lopes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/18904
Resumo: O pensamento lean surgiu no setor industrial e alcançou uma enorme notoriedade mundial, sendo aplicado em todas as áreas de economia, desde organizações privadas ao setor público. A nível mundial foram realizados estudos em diversas organizações do setor público, administração central e autarquias (Estado do Iowa, Governo do Reino Unido, câmaras municipais da Escócia, Espanha, Dinamarca, Austrália, Brasil) que já implementaram esta filosofia de gestão de forma parcial ou integral. Em Portugal, não existem estudos de qualquer tentativa de implementação do pensamento lean seja numa câmara municipal ou administração central, exceto um estudo pioneiro realizado sobre a aplicação do pensamento lean no Sistema Judicial Português. Este estudo tem como principal objetivo, identificar como o pensamento lean pode ser aplicado na administração pública local, quais os benefícios e obstáculos. Para a concretização deste estudo, realizou-se uma pesquisa de revisão de literatura sobre o pensamento lean nos serviços e procedeu-se à análise documental da estrutura e regulamento dos serviços, das matrizes dos processos certificados com a norma ISO 9001:2008 por forma a entender o funcionamento atual da câmara municipal. Realizaram-se entrevistas e reuniões chave com o Sr. Presidente e decidiu-se o objeto de estudo. Realizou-se o diagnóstico e criou-se o mapa do estado atual dos processos de pedido de férias e de justificação de faltas. As conclusões obtidas evidenciaram que são diversos os fatores que influenciam a duração e o desperdício nos processos de pedido de férias e de justificação de faltas na Câmara Municipal de Seia, pelo que se sugeriu uma proposta de melhoria dos processos de pedido de férias e de justificação de faltas de acordo com a metodologia lean, e identificam-se possíveis oportunidades de investigação futura.
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