A aplicação do balanced scorecard a um núcleo do I.S.S., I.P.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/8854 |
Resumo: | No contexto atual da Administração Pública, cada vez mais os cidadãos exigem uma crescente qualidade nos serviços públicos prestados, requerendo destes uma maior eficácia e eficiência, logo existe a necessidade de melhorar o seu desempenho. Neste sentido, surge a necessidade da Administração Pública desenvolver e implementar ferramentas adequadas de avaliação do desempenho e de gestão estratégica. O Balanced Scorecard apresenta-se, assim, como uma ferramenta que pode ajudar os gestores dos serviços públicos a melhorar o desempenho dos respetivos serviços. Neste trabalho, após uma revisão da literatura, baseada essencialmente nos trabalhos de Kaplan e Norton, desenvolveu-se a metodologia Balanced Scorecard para o Núcleo de Gestão de Contribuições do Instituto da Segurança Social, I.P. Neste sentido, foi efetuada a caracterização do Núcleo, elaborada a análise estratégica, tendo-se posteriormente procedido à formulação estratégica com a definição da missão e a visão. Foram ainda definidos os vetores estratégicos que serviram de base para que se estabelecessem os objetivos estratégicos. Em seguida, procedeu-se à elaboração do mapa estratégico e consequente distribuição dos objetivos propostos pelas quatro perspetivas do Balanced Scorecard. Paralelamente, identificou-se os indicadores de acompanhamento dos objetivos a atingir, seguindo-se a determinação de metas e iniciativas estratégicas que permitiram cumprir a missão. Como conclusão, e de acordo com o estudo elaborado e as entrevistas efetuadas aos órgãos de gestão do Núcleo, resulta que é possível a aplicação do Balanced Scorecard ao Núcleo e ainda que existe informação necessária e suficiente para a construção dos indicadores. Assim, a implementação do Balanced Scorecard no Núcleo de Gestão de Contribuições seria não só exequível, como fundamental para a avaliação do desempenho e gestão estratégica do Núcleo na área da Segurança Social. |
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No contexto atual da Administração Pública, cada vez mais os cidadãos exigem uma crescente qualidade nos serviços públicos prestados, requerendo destes uma maior eficácia e eficiência, logo existe a necessidade de melhorar o seu desempenho. Neste sentido, surge a necessidade da Administração Pública desenvolver e implementar ferramentas adequadas de avaliação do desempenho e de gestão estratégica. O Balanced Scorecard apresenta-se, assim, como uma ferramenta que pode ajudar os gestores dos serviços públicos a melhorar o desempenho dos respetivos serviços. Neste trabalho, após uma revisão da literatura, baseada essencialmente nos trabalhos de Kaplan e Norton, desenvolveu-se a metodologia Balanced Scorecard para o Núcleo de Gestão de Contribuições do Instituto da Segurança Social, I.P. Neste sentido, foi efetuada a caracterização do Núcleo, elaborada a análise estratégica, tendo-se posteriormente procedido à formulação estratégica com a definição da missão e a visão. Foram ainda definidos os vetores estratégicos que serviram de base para que se estabelecessem os objetivos estratégicos. Em seguida, procedeu-se à elaboração do mapa estratégico e consequente distribuição dos objetivos propostos pelas quatro perspetivas do Balanced Scorecard. Paralelamente, identificou-se os indicadores de acompanhamento dos objetivos a atingir, seguindo-se a determinação de metas e iniciativas estratégicas que permitiram cumprir a missão. Como conclusão, e de acordo com o estudo elaborado e as entrevistas efetuadas aos órgãos de gestão do Núcleo, resulta que é possível a aplicação do Balanced Scorecard ao Núcleo e ainda que existe informação necessária e suficiente para a construção dos indicadores. Assim, a implementação do Balanced Scorecard no Núcleo de Gestão de Contribuições seria não só exequível, como fundamental para a avaliação do desempenho e gestão estratégica do Núcleo na área da Segurança Social. |
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