Manuais escolares de Ciências Naturais do 7.º ano de escolaridade: análise das suas características estruturais, tecnológicas e didático-pedagógicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peixoto, Elisabete
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Pedro, Luís, Vieira, Rui Marques
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/26859
Resumo: O artigo que aqui se apresenta enquadra-se numa das fases de um trabalho de investigação de doutoramento da primeira autora sobre a temática “Utilização do transmedia no ensino das Geociências”. Este estudo constitui o ponto de partida referente à situação atual acerca das características de um dos recursos pedagógicos mais utilizados em sala de aula em Ciências Naturais em Portugal, o manual escolar. Tendo por base um dos objetivos gerais de aprendizagem pretende-se analisar as características estruturais, tecnológicas e didático-pedagógicas de manuais escolares daquela disciplina, adotados no concelho de Aveiro para o 7.º ano de escolaridade no ano letivo 2016/2017. Nesta análise foi utilizado um instrumento de avaliação previamente validado por especialistas em multimédia educativa e didática das ciências. Os resultados obtidos, para o tópico em análise, permitem destacar que os manuais escolares apresentam características estruturais adequadas ao nível de escolaridade a que se destinam, são tecnologicamente semelhantes entre si e incluem alguns recursos digitais. No entanto, a análise das características didático-pedagógicas permitiu verificar que estas estão, na sua maioria, ausentes dos manuais escolares, principalmente no respeitante à educação em ciências, como por exemplo, identifica, formula ou procura respostas para questões-problema ou questões-desafio, toma decisões, ou estabelece ligações entre elementos de diferentes áreas de conteúdo. Logo, torna-se imperativo contribuir para o desenvolvimento de atividades e recursos educativos que permitam colmatar essa situação e promover o desenvolvimento de conhecimentos, capacidades e atitudes científicas dos jovens.
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Nesta análise foi utilizado um instrumento de avaliação previamente validado por especialistas em multimédia educativa e didática das ciências. Os resultados obtidos, para o tópico em análise, permitem destacar que os manuais escolares apresentam características estruturais adequadas ao nível de escolaridade a que se destinam, são tecnologicamente semelhantes entre si e incluem alguns recursos digitais. No entanto, a análise das características didático-pedagógicas permitiu verificar que estas estão, na sua maioria, ausentes dos manuais escolares, principalmente no respeitante à educação em ciências, como por exemplo, identifica, formula ou procura respostas para questões-problema ou questões-desafio, toma decisões, ou estabelece ligações entre elementos de diferentes áreas de conteúdo. Logo, torna-se imperativo contribuir para o desenvolvimento de atividades e recursos educativos que permitam colmatar essa situação e promover o desenvolvimento de conhecimentos, capacidades e atitudes científicas dos jovens.This article presents the work that is being developed in the scope of the 1st author PhD within the theme “The use of transmedia in Geoscience teaching”. The reported study is related to a critical discussion regarding the current state of the art of the most used pedagogical resource used in Natural Sciences’ classrooms in Portugal: the textbook. Considering the curricular aims defined by the Ministry of Education, we pretend to analyse the structural, technological and pedo-didactic characteristics of the Natural Sciences’ textbooks that were adopted in the Aveiro district in the 2016/17 school year. In this analysis, an assessment instrument already validated by multimedia and didactics experts was used. The results obtained allow us to understand that the textbooks that were analysed have structural categories that are adequated to the teaching level. However, we also verified that the majority of textbooks do not have the needed pedo-didactics characteristics, namely the ones related to Science Education, such as identifies, formulates, or seeks answers to questions, makes decisions, or establishes links between elements of different content areas. Hence, this study stresses the need to contribute to the development of educational activities and resources that allow to fill that gap and also contribute to the development of students’ scientific knowledge, capacities and attitudes.El artículo que se presenta está encuadrado en una de las fases del trabajo de investigación de doctorado de la primera autora sobre “Utilización del trasmedia en la enseñanza de las Geociencias”. Este estudio es el punto de partida a la situación actual de las características de uno de los recursos didácticos más utilizados de Portugal en la clase de Ciencias Naturales, el manual escolar. Basado en un de los objetivos generales de aprendizaje se pretenden analizar las características estructurales, tecnológicas y didáctico-pedagógicas de manuales escolares de aquella asignatura, adoptados en el municipio de Aveiro para el 7º año de escolaridad en el año escolar 2016/2017. En este análisis ha sido utilizado un instrumento de evaluación previamente validado por especialistas en multimedia educativa y didáctica de las ciencias. Los resultados obtenidos, para el tópico en análisis, permiten destacar que los manuales escolares presentan características estructurales adecuadas al nivel de escolaridad a que se destinan, son tecnológicamente similares entre sí e incluyen algunos recursos digitales. Sin embargo, el análisis de las características didáctico-pedagógicas permitió verificar que están, en su mayoría, ausentes de los manuales escolares, principalmente en lo que se refiere a la educación en ciencias, como, por ejemplo, identifica, formula o busca respuestas a cuestiones-problema o cuestiones- desafío, toma de decisiones, o establece vínculos entre elementos de diferentes áreas de contenido. Por lo tanto, es imperativo contribuir al desarrollo de actividades y recursos educativos que permitan colmar esta situación y contribuir al desarrollo de conocimientos, capacidades y actitudes científicas de los jóvenes.Universidade de Aveiro2019-10-23T14:44:59Z2018-07-01T00:00:00Z2018-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/26859porPeixoto, ElisabetePedro, LuísVieira, Rui Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:51:59Zoai:ria.ua.pt:10773/26859Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:59:45.150527Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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