Avaliação do impacto de uma aplicação móvel no conhecimento acerca dos Anti-Hipertensores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Helena
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Capitão, Romana, Ferraz Oliveira, Rita
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/22217
Resumo: A hipertensão arterial tem sido descrita como o fator de risco mais prevalente para as doenças cardiovasculares, que são a principal causa de morte a nível mundial. A sua prevalência em Portugal, no ano de 2015, foi de 36%. O sucesso terapêutico desta patologia depende de um bom conhecimento acerca das diferentes alternativas terapêuticas disponíveis no mercado. Torna-se assim necessário garantir uma correta aprendizagem sobre os diferentes grupos terapêuticos/fármacos. Com vista a melhorar o processo de ensino-aprendizagem, tornando-a mais apelativa e efetiva, tem-se recorrido cada vez mais à utilização de ferramentas digitais. Este estudo teve como objetivo, avaliar o impacto de uma aplicação móvel na aquisição e/ou consolidação de conhecimentos acerca dos Anti-hipertensores, num contexto de Estudantes do Curso de Licenciatura em Farmácia. O estudo decorreu na Escola Superior de Saúde do Porto, com uma amostra de 141 estudantes. Os dados foram recolhidos através da aplicação de dois questionários. O primeiro aplicado no início do estudo e o segundo após utilização da aplicação móvel. Foram definidos 4 grupos de estudo, que diferiam na frequência de utilização da aplicação: grupo A (2 vezes por semana), grupo B (4 vezes por semana), grupo C (todos os dias), grupo D (grupo de controlo). O estudo revelou uma evolução notória do primeiro para o segundo questionário, em todos os anos curriculares (p<0,001) e em todos os grupos de estudo (p<0,001). Esta mostrou-se superior no grupo experimental comparativamente ao grupo de controlo. No grupo A observou-se uma evolução percentual de 31,34%, no grupo B de 45,18% e no grupo C de 49,37%. Assim, conclui-se que as aplicações digitais móveis, em formato de jogo, que contenham conteúdos curriculares/educacionais podem ser utilizadas como ferramentas didático-pedagógicas em estudantes do Ensino Superior.
id RCAP_7f8c85494a73feea409d8a16f3af43e5
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/22217
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação do impacto de uma aplicação móvel no conhecimento acerca dos Anti-HipertensoresHipertensãoAnti-hipertensoresAplicações digitais móveis em formato de jogoA hipertensão arterial tem sido descrita como o fator de risco mais prevalente para as doenças cardiovasculares, que são a principal causa de morte a nível mundial. A sua prevalência em Portugal, no ano de 2015, foi de 36%. O sucesso terapêutico desta patologia depende de um bom conhecimento acerca das diferentes alternativas terapêuticas disponíveis no mercado. Torna-se assim necessário garantir uma correta aprendizagem sobre os diferentes grupos terapêuticos/fármacos. Com vista a melhorar o processo de ensino-aprendizagem, tornando-a mais apelativa e efetiva, tem-se recorrido cada vez mais à utilização de ferramentas digitais. Este estudo teve como objetivo, avaliar o impacto de uma aplicação móvel na aquisição e/ou consolidação de conhecimentos acerca dos Anti-hipertensores, num contexto de Estudantes do Curso de Licenciatura em Farmácia. O estudo decorreu na Escola Superior de Saúde do Porto, com uma amostra de 141 estudantes. Os dados foram recolhidos através da aplicação de dois questionários. O primeiro aplicado no início do estudo e o segundo após utilização da aplicação móvel. Foram definidos 4 grupos de estudo, que diferiam na frequência de utilização da aplicação: grupo A (2 vezes por semana), grupo B (4 vezes por semana), grupo C (todos os dias), grupo D (grupo de controlo). O estudo revelou uma evolução notória do primeiro para o segundo questionário, em todos os anos curriculares (p<0,001) e em todos os grupos de estudo (p<0,001). Esta mostrou-se superior no grupo experimental comparativamente ao grupo de controlo. No grupo A observou-se uma evolução percentual de 31,34%, no grupo B de 45,18% e no grupo C de 49,37%. Assim, conclui-se que as aplicações digitais móveis, em formato de jogo, que contenham conteúdos curriculares/educacionais podem ser utilizadas como ferramentas didático-pedagógicas em estudantes do Ensino Superior.OJS/PKPRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoGonçalves, HelenaCapitão, RomanaFerraz Oliveira, Rita2023-02-09T13:48:15Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/22217porCapitão, R., Gonçalves, H., & Ferraz Oliveira, R. . (2020). Avaliação do impacto de uma aplicação móvel no conhecimento acerca dos Anti-Hipertensores. Revista Multimédia De Investigação Em Inovação Pedagógica E Práticas De E-Learning, 3(1), 45–65. https://doi.org/10.34630/pel.vi3.37042184-183710.34630/pel.vi3.3704info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:18:47Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/22217Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:42:16.716012Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do impacto de uma aplicação móvel no conhecimento acerca dos Anti-Hipertensores
title Avaliação do impacto de uma aplicação móvel no conhecimento acerca dos Anti-Hipertensores
spellingShingle Avaliação do impacto de uma aplicação móvel no conhecimento acerca dos Anti-Hipertensores
Gonçalves, Helena
Hipertensão
Anti-hipertensores
Aplicações digitais móveis em formato de jogo
title_short Avaliação do impacto de uma aplicação móvel no conhecimento acerca dos Anti-Hipertensores
title_full Avaliação do impacto de uma aplicação móvel no conhecimento acerca dos Anti-Hipertensores
title_fullStr Avaliação do impacto de uma aplicação móvel no conhecimento acerca dos Anti-Hipertensores
title_full_unstemmed Avaliação do impacto de uma aplicação móvel no conhecimento acerca dos Anti-Hipertensores
title_sort Avaliação do impacto de uma aplicação móvel no conhecimento acerca dos Anti-Hipertensores
author Gonçalves, Helena
author_facet Gonçalves, Helena
Capitão, Romana
Ferraz Oliveira, Rita
author_role author
author2 Capitão, Romana
Ferraz Oliveira, Rita
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Helena
Capitão, Romana
Ferraz Oliveira, Rita
dc.subject.por.fl_str_mv Hipertensão
Anti-hipertensores
Aplicações digitais móveis em formato de jogo
topic Hipertensão
Anti-hipertensores
Aplicações digitais móveis em formato de jogo
description A hipertensão arterial tem sido descrita como o fator de risco mais prevalente para as doenças cardiovasculares, que são a principal causa de morte a nível mundial. A sua prevalência em Portugal, no ano de 2015, foi de 36%. O sucesso terapêutico desta patologia depende de um bom conhecimento acerca das diferentes alternativas terapêuticas disponíveis no mercado. Torna-se assim necessário garantir uma correta aprendizagem sobre os diferentes grupos terapêuticos/fármacos. Com vista a melhorar o processo de ensino-aprendizagem, tornando-a mais apelativa e efetiva, tem-se recorrido cada vez mais à utilização de ferramentas digitais. Este estudo teve como objetivo, avaliar o impacto de uma aplicação móvel na aquisição e/ou consolidação de conhecimentos acerca dos Anti-hipertensores, num contexto de Estudantes do Curso de Licenciatura em Farmácia. O estudo decorreu na Escola Superior de Saúde do Porto, com uma amostra de 141 estudantes. Os dados foram recolhidos através da aplicação de dois questionários. O primeiro aplicado no início do estudo e o segundo após utilização da aplicação móvel. Foram definidos 4 grupos de estudo, que diferiam na frequência de utilização da aplicação: grupo A (2 vezes por semana), grupo B (4 vezes por semana), grupo C (todos os dias), grupo D (grupo de controlo). O estudo revelou uma evolução notória do primeiro para o segundo questionário, em todos os anos curriculares (p<0,001) e em todos os grupos de estudo (p<0,001). Esta mostrou-se superior no grupo experimental comparativamente ao grupo de controlo. No grupo A observou-se uma evolução percentual de 31,34%, no grupo B de 45,18% e no grupo C de 49,37%. Assim, conclui-se que as aplicações digitais móveis, em formato de jogo, que contenham conteúdos curriculares/educacionais podem ser utilizadas como ferramentas didático-pedagógicas em estudantes do Ensino Superior.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
2023-02-09T13:48:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/22217
url http://hdl.handle.net/10400.22/22217
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Capitão, R., Gonçalves, H., & Ferraz Oliveira, R. . (2020). Avaliação do impacto de uma aplicação móvel no conhecimento acerca dos Anti-Hipertensores. Revista Multimédia De Investigação Em Inovação Pedagógica E Práticas De E-Learning, 3(1), 45–65. https://doi.org/10.34630/pel.vi3.3704
2184-1837
10.34630/pel.vi3.3704
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv OJS/PKP
publisher.none.fl_str_mv OJS/PKP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131509107458048