Análise de portfólio de compras: estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Diogo Henrique Pinto de Sousa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/15845
Resumo: A importância do tema compras tem crescido dentro das empresas, à medida que estas começaram a constatar os possíveis ganhos económicos associados à melhoria dos processos de compras e das relações com os fornecedores. Isso implicou uma mudança de perspetiva, passando a encarar-se esta área como estratégica e não apenas operacional. Neste contexto, é objetivo da presente dissertação, a análise da estratégia de compras da Empresa e ao seu Portfólio de compras, com vista ao desenvolvimento de recomendações que permitam reduzir os custos com compras, tendo em conta a vertente estratégica da compra e não a vertente operacional. A metodologia usada foi o estudo de caso de uma empresa do setor alimentar adotando o Modelo de Kraljic, uma ferramenta para análise de portfólio de compras que permite recomendações estratégicas com base na categorização dos itens. Os dados foram recolhidos por intermédio de entrevistas ao Diretor de Compras da empresa em estudo bem como através da análise de documentação. Posteriormente foi analisada a política de compras, a multiplicidade de itens comprados e a base de fornecedores e as relações existentes. Os resultados permitiram verificar o desempenho da empresa ao nível das compras, esta que se encontra, na grande maioria dos itens, dependente dos fornecedores, sendo as exigências de qualidade o principal motivo dessa dependência. Foram propostas recomendações estratégicas para cada uma das famílias de itens, de modo a que possa ser mitigado o risco de abastecimento, sempre com vista á redução de custos e garantia do abastecimento.
id RCAP_7f91048bca6b9c6a3c1fd5b218fb2802
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/15845
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise de portfólio de compras: estudo de casoGestão de empresasGestão de comprasPortfólioIndústria alimentarAnálise estratégicaProcurementPurchasing portfolioKraljic MatrixPurchasing strategyA importância do tema compras tem crescido dentro das empresas, à medida que estas começaram a constatar os possíveis ganhos económicos associados à melhoria dos processos de compras e das relações com os fornecedores. Isso implicou uma mudança de perspetiva, passando a encarar-se esta área como estratégica e não apenas operacional. Neste contexto, é objetivo da presente dissertação, a análise da estratégia de compras da Empresa e ao seu Portfólio de compras, com vista ao desenvolvimento de recomendações que permitam reduzir os custos com compras, tendo em conta a vertente estratégica da compra e não a vertente operacional. A metodologia usada foi o estudo de caso de uma empresa do setor alimentar adotando o Modelo de Kraljic, uma ferramenta para análise de portfólio de compras que permite recomendações estratégicas com base na categorização dos itens. Os dados foram recolhidos por intermédio de entrevistas ao Diretor de Compras da empresa em estudo bem como através da análise de documentação. Posteriormente foi analisada a política de compras, a multiplicidade de itens comprados e a base de fornecedores e as relações existentes. Os resultados permitiram verificar o desempenho da empresa ao nível das compras, esta que se encontra, na grande maioria dos itens, dependente dos fornecedores, sendo as exigências de qualidade o principal motivo dessa dependência. Foram propostas recomendações estratégicas para cada uma das famílias de itens, de modo a que possa ser mitigado o risco de abastecimento, sempre com vista á redução de custos e garantia do abastecimento.The importance of the purchasing theme has grown within businesses, as soon as the companies began to observe the possible economic gains associated with improving this department at the level of processes and relationships with suppliers. This implied a paradigm shift, with companies starting to face this area as strategic and not just as operational. It represents an evolution of the term "purchasing" for a new and broader concept, "procurement". In this context, it is the objective of this dissertation to analyze the company's purchasing strategy and its purchasing portfolio, and to develop recommendations to reduce purchasing costs, taking into account the strategic perspective of purchase and not the operational one. The methodology used was the case study and was adopted the Kaljic Model, a tool for purchasing portfolio analysis that allows strategic recommendations based on the categorization of items. The data was collected through interviews with the company's purchasing director as well as through the analysis of documentation. It was subsequently analyzed the purchasing policy, the supplier base and the existing relationships and the multiplicity of purchased items. The results have allowed to verify the company's purchasing performance, which is, for the majority of the items, dependent on the items' suppliers. The quality requirements are the main reason for this dependency. Strategic recommendations have been proposed for each of the items' families, so that the risk of supply can be mitigated, always with the purpose of reducing costs and ensuring supply.2017-12-052017-12-05T00:00:00Z2017-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/15845TID:201782405porFerreira, Diogo Henrique Pinto de Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:42:55Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/15845Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:20:08.549858Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise de portfólio de compras: estudo de caso
title Análise de portfólio de compras: estudo de caso
spellingShingle Análise de portfólio de compras: estudo de caso
Ferreira, Diogo Henrique Pinto de Sousa
Gestão de empresas
Gestão de compras
Portfólio
Indústria alimentar
Análise estratégica
Procurement
Purchasing portfolio
Kraljic Matrix
Purchasing strategy
title_short Análise de portfólio de compras: estudo de caso
title_full Análise de portfólio de compras: estudo de caso
title_fullStr Análise de portfólio de compras: estudo de caso
title_full_unstemmed Análise de portfólio de compras: estudo de caso
title_sort Análise de portfólio de compras: estudo de caso
author Ferreira, Diogo Henrique Pinto de Sousa
author_facet Ferreira, Diogo Henrique Pinto de Sousa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Diogo Henrique Pinto de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão de empresas
Gestão de compras
Portfólio
Indústria alimentar
Análise estratégica
Procurement
Purchasing portfolio
Kraljic Matrix
Purchasing strategy
topic Gestão de empresas
Gestão de compras
Portfólio
Indústria alimentar
Análise estratégica
Procurement
Purchasing portfolio
Kraljic Matrix
Purchasing strategy
description A importância do tema compras tem crescido dentro das empresas, à medida que estas começaram a constatar os possíveis ganhos económicos associados à melhoria dos processos de compras e das relações com os fornecedores. Isso implicou uma mudança de perspetiva, passando a encarar-se esta área como estratégica e não apenas operacional. Neste contexto, é objetivo da presente dissertação, a análise da estratégia de compras da Empresa e ao seu Portfólio de compras, com vista ao desenvolvimento de recomendações que permitam reduzir os custos com compras, tendo em conta a vertente estratégica da compra e não a vertente operacional. A metodologia usada foi o estudo de caso de uma empresa do setor alimentar adotando o Modelo de Kraljic, uma ferramenta para análise de portfólio de compras que permite recomendações estratégicas com base na categorização dos itens. Os dados foram recolhidos por intermédio de entrevistas ao Diretor de Compras da empresa em estudo bem como através da análise de documentação. Posteriormente foi analisada a política de compras, a multiplicidade de itens comprados e a base de fornecedores e as relações existentes. Os resultados permitiram verificar o desempenho da empresa ao nível das compras, esta que se encontra, na grande maioria dos itens, dependente dos fornecedores, sendo as exigências de qualidade o principal motivo dessa dependência. Foram propostas recomendações estratégicas para cada uma das famílias de itens, de modo a que possa ser mitigado o risco de abastecimento, sempre com vista á redução de custos e garantia do abastecimento.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-05
2017-12-05T00:00:00Z
2017-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/15845
TID:201782405
url http://hdl.handle.net/10071/15845
identifier_str_mv TID:201782405
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134761313107968