Definição de estratégias para a gestão de compras : estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Sérgio Manuel da Rocha
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/28522
Resumo: Dissertação de mestrado integrado em Engenharia Industrial
id RCAP_e412183f51dfdbc919c67668769dab00
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28522
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Definição de estratégias para a gestão de compras : estudo de casoComprasEstratégias de compraPortfólio de comprasMatriz de KraljicPurchasingPurchasing strategiesPurchasing portfolioKraljic matrix658.71Dissertação de mestrado integrado em Engenharia IndustrialAs compras estão a assumir uma importância cada vez maior nas organizações. As principais evoluções nesta área são registadas em períodos de crise e escassez de materiais. Períodos em que a preocupação das empresas em racionalizar os seus gastos e assegurar o abastecimento de materiais, para satisfazer os pedidos dos clientes, é maior. Neste contexto é fundamental que as empresas tenham estratégias de compra bem definidas. Este trabalho tem como objetivo desenvolver estratégias de compra, aplicadas a um caso real, recorrendo à matriz de Kraljic como principal ferramenta. O portfólio de compras é uma ferramenta que possibilita o desenvolvimento e a diferenciação das estratégias de compra, mas a sua aplicação em pequenas e médias empresas (PME) não tem sido convenientemente explorada. Este trabalho procura preencher esta lacuna, assim como, avaliar as vantagens da sua aplicação, o impacto que terá na organização e, ao mesmo tempo, identificar as suas limitações e dificuldades de implementação quando aplicado numa PME. Este trabalho propõe um processo de definição de estratégias de compra, aplicado a uma PME que trabalha ao projeto para a indústria da construção civil. O processo implica a análise do propósito do negócio, a análise de dados e classificação dos materiais, a conceção da matriz de Kraljic, a construção e interpretação dos resultados da matriz e, por último, a apresentação de estratégias de compra. Para além da definição de estratégias de compra, a abordagem de portfólio permite construir uma “imagem” da situação atual das compras o que, imediatamente, potencia uma discussão sobre as expectativas formuladas em relação à situação atual e o que se deseja para o futuro, alinhando a estratégia de compras com a estratégia da empresa. No contexto de uma PME, a aplicação da matriz de Kraljic, tem o potencial de ser mais do que uma ferramenta para se tornar na base para o desenvolvimento sustentado da área de compras, contribuindo para o reforço da sua posição estratégica e para a assunção das compras como fator de competitividade.The purchasing role is receiving more attention and is gaining importance in business management. The main developments in this area are recorded in periods of severe crisis, similar to what we are living, and shortage of materials. This is motivated by the need, felt by companies, to streamline their spending and ensure the supply of materials to meet customer orders. In this context it’s crucial that companies have well defined purchasing strategies. This work aims to develop purchasing strategies applied to a case study, using the Kraljic matrix as the main tool. The purchasing portfolio approach is a tool that enables the development and differentiation of purchasing strategies, but its application in small and medium enterprises (SME’s) hasn’t been properly explored. This paper aims to fill this gap and assess the advantages of its implementation, the impact it will have on the organization and, at the same time, identify difficulties and limitations when applied to an SME. This work presents a process for defining purchasing strategies, applied to a SME that works by project for the construction industry. The process implies the analysis of the business purpose, data analysis and classification of materials, design of the Kraljic matrix, construction and interpretation of the matrix and, finally, the presentation of purchasing strategies. In addition to the definition of differentiated purchasing strategies, the portfolio approach enables the company to construct an image of the current state of purchasing which, immediately, enhances the discussion comparing the company expectations to the current state of purchasing, and what is desired for the future, aligning the purchasing strategy with the business strategy. Within the SME’s context, the application of the portfolio purchasing model has the potential to be more than a tool, and become the basis for the sustainable development of the purchasing area, contributing to the strengthening of its strategic position and the assumption that purchasing can develop to be a competitive factor.Carvalho, Maria SameiroUniversidade do MinhoMoreira, Sérgio Manuel da Rocha20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/28522porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T04:39:16Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28522Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T04:39:16Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Definição de estratégias para a gestão de compras : estudo de caso
title Definição de estratégias para a gestão de compras : estudo de caso
spellingShingle Definição de estratégias para a gestão de compras : estudo de caso
Moreira, Sérgio Manuel da Rocha
Compras
Estratégias de compra
Portfólio de compras
Matriz de Kraljic
Purchasing
Purchasing strategies
Purchasing portfolio
Kraljic matrix
658.71
title_short Definição de estratégias para a gestão de compras : estudo de caso
title_full Definição de estratégias para a gestão de compras : estudo de caso
title_fullStr Definição de estratégias para a gestão de compras : estudo de caso
title_full_unstemmed Definição de estratégias para a gestão de compras : estudo de caso
title_sort Definição de estratégias para a gestão de compras : estudo de caso
author Moreira, Sérgio Manuel da Rocha
author_facet Moreira, Sérgio Manuel da Rocha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Maria Sameiro
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Sérgio Manuel da Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Compras
Estratégias de compra
Portfólio de compras
Matriz de Kraljic
Purchasing
Purchasing strategies
Purchasing portfolio
Kraljic matrix
658.71
topic Compras
Estratégias de compra
Portfólio de compras
Matriz de Kraljic
Purchasing
Purchasing strategies
Purchasing portfolio
Kraljic matrix
658.71
description Dissertação de mestrado integrado em Engenharia Industrial
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/28522
url http://hdl.handle.net/1822/28522
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817544376478334976