Satisfação e lealdade do turista estudo de caso : São Tomé e Príncipe
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/22005 |
Resumo: | Dissertation presented as the partial requirement for obtaining a Master's degree in Statistics and Information Management, specialization in Information Analysis and Management |
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Satisfação e lealdade do turista estudo de caso : São Tomé e PríncipeSatisfaçãoLealdadeTurismoSão Tomé e PríncipeEquações EstruturaisDissertation presented as the partial requirement for obtaining a Master's degree in Statistics and Information Management, specialization in Information Analysis and ManagementNas últimas décadas, o setor turismo tornou-se a área de mais rápido crescimento ao nível mundial. Selladurai e Sundararajan (2013) sugerem que, para se desenvolver a indústria do turismo, a satisfação dos turistas tem sido um objetivo importante para muitos países. Se a aspiração de São Tomé e Príncipe (STP) se centra no desenvolvimento da indústria turística, em seguida, o atendimento das necessidades e os desejos dos clientes devem ser alcançados. A técnica mais comum para identificar a compatibilidade entre as necessidades turísticas e a experiência com destino turístico é a satisfação dos turistas. Considerando a necessidade de excelência na região, o objetivo da pesquisa consiste em medir o nível de satisfação e a lealdade dos turistas de STP. O modelo previamente elaborado para analisar e medir o nível de satisfação e a lealdade obedeceu a quatro fases: 1. Elaboração de um questionário direcionado aos turistas estrangeiros, baseado num modelo teórico do Índice de Satisfação Turística de STP; 2. Determinação do nível de satisfação dos turistas; 3. Identificação das principais variáveis com impacto na satisfação e 4. Averiguação da relação entre satisfação e o grau de fidelização dos turistas estrangeiros em São Tomé e Príncipe. Em geral, os turistas que visitaram São Tomé e Príncipe estão satisfeitos com os serviços oferecidos pelo destino, colocando todavia, reticências no que se refere aos aspetos como o nível do preço, a recreação e lazer, o comércio, a informação turística e os serviços culturais. O ambiente natural surge como a variável com maior impacto total sobre a satisfação do turista, sendo recomendado atuar sobre os indicadores que lhes estão associados. Há evidências de que a satisfação com o destino é importante para a fidelização dos turistas, como presente em estudos semelhantes (Rust e Zahorik, 1993 e Oliver,1999).Vilares, Manuel JoséRUNDaio, Nádia Lima dos Santos2017-07-17T14:54:44Z2017-06-092017-06-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/22005TID:201710382porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:09:14Zoai:run.unl.pt:10362/22005Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:27:05.486899Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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