Qualidade de serviços na administração pública local: comparação entre receptores e prestadores, proposta de um novo gap para o modelo de Parasuraman, Berry e Zeithml

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Hugo Miguel Reis
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/2579
Resumo: Percebe-se nos dias de hoje uma crescente preocupação das organizações em relação ao factor e potencial humano dos seus colaboradores. As organizações precisam de pessoas satisfeitas e motivadas, que participem activamente nos trabalhos, que executam e sejam adequadamente recompensadas pelas suas contribuições. Para que haja comprometimento das pessoas deve-se perspectivar as organizações em constante mudança quer nos seus conceitos, quer nas suas práticas de gestão. Em vez de se investir única e exclusivamente nos Produtos e Serviços, investe-se cada vez mais no capital humano, pois é ele que o produz e aduz à criatividade e inovação. Porém não é seguro que tomando-se medidas de promoção do capital humano se obtenham bons resultados no trabalho directo que resulta dos colaboradores e nos resultados indirectos desse mesmo trabalho, como sendo a Qualidade do Serviço prestado. Neste seguimento surge este trabalho que pretende avaliar a Qualidade dos Serviços de uma organização da Administração Pública Local (APL) de média dimensão e verificar possíveis diferenças estatisticamente significativas nas percepções da Qualidade de Serviços (variável critério) dos prestadores e dos receptores (variável preditora). Tratando-se de um estudo comparativo e inferencial, pretendeu-se verificar se existiam diferenças estatisticamente significativas na comparação destas variáveis. A amostra conjunta foi composta por 121 sujeitos, sendo 60 receptores e 61 prestadores. Para a avaliação da Qualidade de Serviços foi utilizado o instrumento ServPerf proposto por Cronin e Taylor, baseado no Modelo Gap e na sua corrente do efeito directo que defende que a avaliação da Qualidade dos Serviços resulta do efeito directo da percepação de desempenho, não dependendo das expectativas face ao Serviço. Partiu-se da hipótese geral de que existiam diferenças estatisticamente significativas entre os grupos. Da análise do t-student para a comparação das 5 dimensões, sugeridas pela escala adoptada, entre os dois grupos obtiveram-se 3 diferenças estatisticamente significativas. Na dimensão Confiabilidade verificaram-se diferenças estatisticamente significativas que se expressam por (t=3,724; p<0,01; p=0,000). Verificaram-se também diferenças estatisticamente significativas na dimensão Segurança (t=2,520; p<0,05; p=0,013), e ainda na dimensão Empatia (t=3,544; p<0,01; p=0,001). Por outro lado encontraram-se diferenças nas médias das dimensões Aspectos Tangíveis e Presteza mas não estaticamente significativas, assim como diferenças estatisticamente significativas em 11 dos 22 itens da escala. Por fim encontraram-se diferenças estatisticamente significativas na comparação dos dois grupos tendo em conta a percepção geral da Qualidade de Serviços, isto para um intervalo de confiança de 99% (t=3,511; p <0,01; p=0,001). Pôde-se então comprovar a hipótese geral do estudo. Verificou-se portanto que os receptores dos Serviços tendem a ter uma percepção da Qualidade do Serviço mais baixa do que a dos seus prestadores. Tomando-se como exemplo os serviços desta Câmara Municipal, concluiu-se que a Qualidade de Serviços é uma variável que não é independente do grupo de respondentes, ou seja por se pertencer a um ou outro grupo, esse facto propiciará a criação de diferenças estaticamente significativas na Qualidade de Serviços. Julga-se então ser possível e minimamente lógica a sugestão de adição de um sexto Gap ao Modelo de Gap. Este Gap seria composto pela diferença entre a percepção de Qualidade dos prestadores e a dos receptores, e em caso de se verificarem significativas assimetrias seria necessário intervir de forma a equilibrar as duas opiniões. Chama-se então a atenção para a importância de avaliar e estar a par da percepção dos receptores assim como dos prestadores. Em jeito de conclusão, julga-se ter conseguido comprovar que apesar da temática da Qualidade de Serviços não ser por excelência e historicamente um tema escopo da Psicologia do Trabalho e das Organizações (PTO), é um dos principais factores que determina a Satisfação dos stakeholders e que por outro lado se relaciona com várias outras variáveis individuais e grupais que irão determinar a própria percepção da Qualidade. Assim a Qualidade de Serviços, e/ou outras, devem assumir um lugar muito particular nas organizações, na medida em que fica indiciado que para se ter clientes satisfeitos se deve assegurar que a percepção interna dos Serviços deve estar consciente da percepção externa e tentar ajustar-se a ela, de forma a potenciar a Satisfação de todos os stakeholders e shareholders.
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Porém não é seguro que tomando-se medidas de promoção do capital humano se obtenham bons resultados no trabalho directo que resulta dos colaboradores e nos resultados indirectos desse mesmo trabalho, como sendo a Qualidade do Serviço prestado. Neste seguimento surge este trabalho que pretende avaliar a Qualidade dos Serviços de uma organização da Administração Pública Local (APL) de média dimensão e verificar possíveis diferenças estatisticamente significativas nas percepções da Qualidade de Serviços (variável critério) dos prestadores e dos receptores (variável preditora). Tratando-se de um estudo comparativo e inferencial, pretendeu-se verificar se existiam diferenças estatisticamente significativas na comparação destas variáveis. A amostra conjunta foi composta por 121 sujeitos, sendo 60 receptores e 61 prestadores. Para a avaliação da Qualidade de Serviços foi utilizado o instrumento ServPerf proposto por Cronin e Taylor, baseado no Modelo Gap e na sua corrente do efeito directo que defende que a avaliação da Qualidade dos Serviços resulta do efeito directo da percepação de desempenho, não dependendo das expectativas face ao Serviço. Partiu-se da hipótese geral de que existiam diferenças estatisticamente significativas entre os grupos. Da análise do t-student para a comparação das 5 dimensões, sugeridas pela escala adoptada, entre os dois grupos obtiveram-se 3 diferenças estatisticamente significativas. Na dimensão Confiabilidade verificaram-se diferenças estatisticamente significativas que se expressam por (t=3,724; p<0,01; p=0,000). Verificaram-se também diferenças estatisticamente significativas na dimensão Segurança (t=2,520; p<0,05; p=0,013), e ainda na dimensão Empatia (t=3,544; p<0,01; p=0,001). Por outro lado encontraram-se diferenças nas médias das dimensões Aspectos Tangíveis e Presteza mas não estaticamente significativas, assim como diferenças estatisticamente significativas em 11 dos 22 itens da escala. Por fim encontraram-se diferenças estatisticamente significativas na comparação dos dois grupos tendo em conta a percepção geral da Qualidade de Serviços, isto para um intervalo de confiança de 99% (t=3,511; p <0,01; p=0,001). Pôde-se então comprovar a hipótese geral do estudo. Verificou-se portanto que os receptores dos Serviços tendem a ter uma percepção da Qualidade do Serviço mais baixa do que a dos seus prestadores. Tomando-se como exemplo os serviços desta Câmara Municipal, concluiu-se que a Qualidade de Serviços é uma variável que não é independente do grupo de respondentes, ou seja por se pertencer a um ou outro grupo, esse facto propiciará a criação de diferenças estaticamente significativas na Qualidade de Serviços. Julga-se então ser possível e minimamente lógica a sugestão de adição de um sexto Gap ao Modelo de Gap. Este Gap seria composto pela diferença entre a percepção de Qualidade dos prestadores e a dos receptores, e em caso de se verificarem significativas assimetrias seria necessário intervir de forma a equilibrar as duas opiniões. Chama-se então a atenção para a importância de avaliar e estar a par da percepção dos receptores assim como dos prestadores. Em jeito de conclusão, julga-se ter conseguido comprovar que apesar da temática da Qualidade de Serviços não ser por excelência e historicamente um tema escopo da Psicologia do Trabalho e das Organizações (PTO), é um dos principais factores que determina a Satisfação dos stakeholders e que por outro lado se relaciona com várias outras variáveis individuais e grupais que irão determinar a própria percepção da Qualidade. Assim a Qualidade de Serviços, e/ou outras, devem assumir um lugar muito particular nas organizações, na medida em que fica indiciado que para se ter clientes satisfeitos se deve assegurar que a percepção interna dos Serviços deve estar consciente da percepção externa e tentar ajustar-se a ela, de forma a potenciar a Satisfação de todos os stakeholders e shareholders.Toadies it can be seen a growing concern of organizations in relation to factor and human potential of its employees. Organizations need people satisfied and motivated to participate actively in the work, running and are properly rewarded for their contributions. For compromised people should look to organizations to constantly changing both in its concepts, both in its management practices. Instead of investing solely in the Products and Services, are investing more in human capital, for it is that makes and adds to the creativity and innovation. But is not certain that by taking measures to promote human capital are obtained good results in the direct employment resulting from employees and indirect results of that work, as the service quality provided. In this follow up this work comes to evaluate the quality of services of an organization's Local Public Administration (LPA) of average size and to verify statistically significant differences in perceptions of Service Quality (criteria variable) of providers and receptors (predictor variable). Being a comparative and inferential, this investigation sought to explore whether there were significant differences in comparison of these variables. The combined sample consisted of 121 subjects, with 60 receptors and 61 providers. For the evaluation of Service Quality was used ServPerf proposed by Cronin and Taylor, based on the Gap Model and yours current direct effect providing that the assessment of Quality of Services the direct effect of performance, not depending on expectations regarding the Service. Starting from the general hypothesis that there were significant differences between groups. Analysis of the t-student for comparison of the five dimensions suggested by the scale adopted, between the two groups were obtained three significant differences. Reliability in size there were statistically significant differences that are expressed by (t = 3.724, p <0.01, p = 0.000). There were also significant differences in the security dimension (t = 2.520, p <0.05, p = 0.013), and even the empathy scale (t = 3.544, p <0.01, p = 0.001). Moreover we found differences in mean dimensions of Aspects Tangible and Promptness but not statistically significant, and statistically significant differences in 11 of 22 items of the scale. Finally we found statistically significant differences when comparing the two groups taking into account the general perception of quality of services, for a range of 99% (t = 3.511, p <0.01, p = 0.001). It might then prove the general hypothesis of the study. There was, therefore, that receptors of services tend to have a perception of service quality lower than that of their providers. Taking as example the services of this organization, it was concluded that Quality Service is a variable that is not independent of the group of respondents, or because they belong to one group or another, this would enable the creation of statistical differences Significant Quality of Service. It is thought then to be possible and minimally logical suggestion of adding a sixth Gap to Gap Model. This Gap would be staffed by the difference between the perceived quality of providers and receptors, and if it experiences significant asymmetries would be necessary to intervene to balance the two views. So this investigation called attention to the importance of assessing and be aware of the perception of the receptors and the providers. In conclusion, it is considered evidence that succeeded despite the theme of Quality of Service not to be par excellence, historically a subject scope of the Psychology of Work and Organizations is a major factor that determines the satisfaction of stakeholders and that furthermore relates to various other individual and group variables that will determine one's perception of quality. So the quality of services, and / or others, should take a very particular place in organizations, in that it is charged that to have satisfied customers should ensure that the internal perception of the Services must be aware of the external perception and try to adjust to it, in order to maximize the satisfaction of all stakeholders and shareholders.Loureiro, Manuel Joaquim da SilvauBibliorumFernandes, Hugo Miguel Reis2014-11-06T18:11:13Z201020102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/2579porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:38:42Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2579Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:13.649794Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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