O currículo à luz da etnografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Jesus Maria
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/501
Resumo: O artigo começa por ressaltar o contributo da etnografia na área do currículo, numa altura de passagem de uma perspectiva técnica e prática, centrada nas metodologias de ensino(o como ensinar?), para uma perspectiva mais crítica que questiona o conhecimento monolítico veiculado pela escola (o quê ensinar?). Aponta também para a relação estreita entre a profissionalidade docente e a autonomia do professor nos desenhos curriculares que terá de ter como suporte uma investigação etnográfica que lhe dê acesso às diversas mundividências culturais dos seus alunos. É neste sentido que a etnografia da educação é importante para a formação dos professores.
id RCAP_7faecb63480e340521ea9e8010acf16a
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/501
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O currículo à luz da etnografiaCurrículoDiversidade culturalEtnografia da educaçãoProfissionalidade docente.Centro de Ciências SociaisO artigo começa por ressaltar o contributo da etnografia na área do currículo, numa altura de passagem de uma perspectiva técnica e prática, centrada nas metodologias de ensino(o como ensinar?), para uma perspectiva mais crítica que questiona o conhecimento monolítico veiculado pela escola (o quê ensinar?). Aponta também para a relação estreita entre a profissionalidade docente e a autonomia do professor nos desenhos curriculares que terá de ter como suporte uma investigação etnográfica que lhe dê acesso às diversas mundividências culturais dos seus alunos. É neste sentido que a etnografia da educação é importante para a formação dos professores.Sociedade Europeia de Etnografia da EducaçãoDigitUMaSousa, Jesus Maria2013-11-20T15:13:48Z2003-01-01T00:00:00Z2003-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/501porRevista europeia de etnografia da educação = Ethnography and education european review = Revue européenne d'ethnographie de l'education = Revista europea de etnografia de la educación = Rivista europea di etnografia dell'education / org. Jesus Maria Sousa. - Funchal : Sociedade Europeia de Etnografia da Educação, 119 – 125 pp. - 2003, nº 3 - ISSN 1645-86991645 - 8699info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:10Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/501Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:03:12.816985Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O currículo à luz da etnografia
title O currículo à luz da etnografia
spellingShingle O currículo à luz da etnografia
Sousa, Jesus Maria
Currículo
Diversidade cultural
Etnografia da educação
Profissionalidade docente
.
Centro de Ciências Sociais
title_short O currículo à luz da etnografia
title_full O currículo à luz da etnografia
title_fullStr O currículo à luz da etnografia
title_full_unstemmed O currículo à luz da etnografia
title_sort O currículo à luz da etnografia
author Sousa, Jesus Maria
author_facet Sousa, Jesus Maria
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Jesus Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Diversidade cultural
Etnografia da educação
Profissionalidade docente
.
Centro de Ciências Sociais
topic Currículo
Diversidade cultural
Etnografia da educação
Profissionalidade docente
.
Centro de Ciências Sociais
description O artigo começa por ressaltar o contributo da etnografia na área do currículo, numa altura de passagem de uma perspectiva técnica e prática, centrada nas metodologias de ensino(o como ensinar?), para uma perspectiva mais crítica que questiona o conhecimento monolítico veiculado pela escola (o quê ensinar?). Aponta também para a relação estreita entre a profissionalidade docente e a autonomia do professor nos desenhos curriculares que terá de ter como suporte uma investigação etnográfica que lhe dê acesso às diversas mundividências culturais dos seus alunos. É neste sentido que a etnografia da educação é importante para a formação dos professores.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-01-01T00:00:00Z
2003-01-01T00:00:00Z
2013-11-20T15:13:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/501
url http://hdl.handle.net/10400.13/501
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista europeia de etnografia da educação = Ethnography and education european review = Revue européenne d'ethnographie de l'education = Revista europea de etnografia de la educación = Rivista europea di etnografia dell'education / org. Jesus Maria Sousa. - Funchal : Sociedade Europeia de Etnografia da Educação, 119 – 125 pp. - 2003, nº 3 - ISSN 1645-8699
1645 - 8699
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Europeia de Etnografia da Educação
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Europeia de Etnografia da Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129901804027904