FAQs, etnografia e observação participante
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/806 |
Resumo: | O artigo começa por tentar esclarecer os conceitos de etnografia, por um lado, e de observação participante, por outro, bem como as diferenças e semelhanças entre observação participante e estudo de caso. A partir de um exemplo concreto – descrição interpretativa de uma cultura emergente numa turma de uma escola do primeiro ciclo do ensino básico – é abordada a problemática da recolha de dados, incluindo a questão epistemologicamente crucial da definição de categorias de análise dos dados recolhidos. Com base em literatura pertinente, o artigo avança uma hipótese de organizaçãodaquelas categorias numa estrutura semelhante à das FAQs (frequently asked questions). |
id |
RCAP_e02c928a548568bf9ec4c8ce3339cedc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:digituma.uma.pt:10400.13/806 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
FAQs, etnografia e observação participanteEducaçãoEtnografiaObservação participante.Centro de Ciências SociaisO artigo começa por tentar esclarecer os conceitos de etnografia, por um lado, e de observação participante, por outro, bem como as diferenças e semelhanças entre observação participante e estudo de caso. A partir de um exemplo concreto – descrição interpretativa de uma cultura emergente numa turma de uma escola do primeiro ciclo do ensino básico – é abordada a problemática da recolha de dados, incluindo a questão epistemologicamente crucial da definição de categorias de análise dos dados recolhidos. Com base em literatura pertinente, o artigo avança uma hipótese de organizaçãodaquelas categorias numa estrutura semelhante à das FAQs (frequently asked questions).DigitUMaFino, Carlos Manuel Nogueira2015-06-02T14:46:44Z2003-01-01T00:00:00Z2003-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/806porFino, C. N. (2003). FAQs, etnografia e observação participante. In SEE – Revista Europeia de Etnografia da Educação, 3. pp 95-105.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:30Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/806Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:03:32.005520Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
FAQs, etnografia e observação participante |
title |
FAQs, etnografia e observação participante |
spellingShingle |
FAQs, etnografia e observação participante Fino, Carlos Manuel Nogueira Educação Etnografia Observação participante . Centro de Ciências Sociais |
title_short |
FAQs, etnografia e observação participante |
title_full |
FAQs, etnografia e observação participante |
title_fullStr |
FAQs, etnografia e observação participante |
title_full_unstemmed |
FAQs, etnografia e observação participante |
title_sort |
FAQs, etnografia e observação participante |
author |
Fino, Carlos Manuel Nogueira |
author_facet |
Fino, Carlos Manuel Nogueira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
DigitUMa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fino, Carlos Manuel Nogueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Etnografia Observação participante . Centro de Ciências Sociais |
topic |
Educação Etnografia Observação participante . Centro de Ciências Sociais |
description |
O artigo começa por tentar esclarecer os conceitos de etnografia, por um lado, e de observação participante, por outro, bem como as diferenças e semelhanças entre observação participante e estudo de caso. A partir de um exemplo concreto – descrição interpretativa de uma cultura emergente numa turma de uma escola do primeiro ciclo do ensino básico – é abordada a problemática da recolha de dados, incluindo a questão epistemologicamente crucial da definição de categorias de análise dos dados recolhidos. Com base em literatura pertinente, o artigo avança uma hipótese de organizaçãodaquelas categorias numa estrutura semelhante à das FAQs (frequently asked questions). |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-01-01T00:00:00Z 2003-01-01T00:00:00Z 2015-06-02T14:46:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.13/806 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.13/806 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Fino, C. N. (2003). FAQs, etnografia e observação participante. In SEE – Revista Europeia de Etnografia da Educação, 3. pp 95-105. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817551068192571392 |