Artes visuais na educação pré-escolar: Pintura, modelagem e impressão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Patrícia da Torre
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1930
Resumo: No âmbito da unidade Prática de Ensino Supervisionado II, no ano letivo de 2011/2012, pertencente ao Mestrado em Educação Pré-Escolar, decorreu a realização de um projeto de investigação numa sala de Jardim de Infância, do concelho de Viana do Castelo. O projeto está dividido em três partes distintas, sendo a primeira parte apresentação e o enquadramento educativo em questão no estudo, a segunda parte consiste em toda a envolvente do projeto de investigação e na terceira parte consta a reflexão final da unidade Prática de Ensino Supervisionado II. Neste projeto de investigação, de cariz de investigação-ação, participaram 25 crianças, com idades compreendidas entre os 4 e 5 anos. Com este estudo pretendeu-se compreender as mais-valias de um processo de ensino aprendizagem que proporcionasse às crianças a possibilidade de aprenderem e explorarem diversas técnicas de trabalho, na Área de Expressão e Comunicação, no Domínio da Educação Artística, sendo neste caso concreto investigado no Subdomínio das Artes Visuais. Os objetivos traçados estão relacionados com os benefícios relacionados com a exploração de três técnicas diferentes de expressão plástica - pintura, modelagem e impressão – para cada uma das três técnicas a bordar serão realizadas 2 atividades com temáticas diferentes, assim como, com o recurso a materiais diversos. No final do projeto, pretendesse tirar conclusões relacionadas com desenvolvimento da criatividade das crianças, assim como, na evolução dos índices motivacionais demonstrados no decorrer das atividades. No último capítulo, deste projeto de investigação, da unidade curricular PES II, na reflexão, constatarão factos relacionados com as mais-valias da prática, como os conhecimentos adquiridos, assim como uma visão global da realidade diária numa sala de Jardim de Infância, com todos os desafios e boas experiencias retiradas para o meu desenvolvimento profissional.
id RCAP_7fbee247cf8b4f662861ecf45a8db265
oai_identifier_str oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1930
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Artes visuais na educação pré-escolar: Pintura, modelagem e impressãoEducação pré-escolarArtes visuaisPinturaModelaçãoImpressãoPre-school educationVisual artsPaintingMoldingPrintingNo âmbito da unidade Prática de Ensino Supervisionado II, no ano letivo de 2011/2012, pertencente ao Mestrado em Educação Pré-Escolar, decorreu a realização de um projeto de investigação numa sala de Jardim de Infância, do concelho de Viana do Castelo. O projeto está dividido em três partes distintas, sendo a primeira parte apresentação e o enquadramento educativo em questão no estudo, a segunda parte consiste em toda a envolvente do projeto de investigação e na terceira parte consta a reflexão final da unidade Prática de Ensino Supervisionado II. Neste projeto de investigação, de cariz de investigação-ação, participaram 25 crianças, com idades compreendidas entre os 4 e 5 anos. Com este estudo pretendeu-se compreender as mais-valias de um processo de ensino aprendizagem que proporcionasse às crianças a possibilidade de aprenderem e explorarem diversas técnicas de trabalho, na Área de Expressão e Comunicação, no Domínio da Educação Artística, sendo neste caso concreto investigado no Subdomínio das Artes Visuais. Os objetivos traçados estão relacionados com os benefícios relacionados com a exploração de três técnicas diferentes de expressão plástica - pintura, modelagem e impressão – para cada uma das três técnicas a bordar serão realizadas 2 atividades com temáticas diferentes, assim como, com o recurso a materiais diversos. No final do projeto, pretendesse tirar conclusões relacionadas com desenvolvimento da criatividade das crianças, assim como, na evolução dos índices motivacionais demonstrados no decorrer das atividades. No último capítulo, deste projeto de investigação, da unidade curricular PES II, na reflexão, constatarão factos relacionados com as mais-valias da prática, como os conhecimentos adquiridos, assim como uma visão global da realidade diária numa sala de Jardim de Infância, com todos os desafios e boas experiencias retiradas para o meu desenvolvimento profissional.In the scope of the unit for Supervised Teaching Practice II, in the 2011/2012 school year, belonging to the Masters in Pre-School Education, the accomplishment of an investigation project, took place in a classroom of a Pre-school, in the district of Viana do Castelo. In this investigation project, which the aspect and aim is action- investigation, 25 children between the ages of 4 and 5 participated. With this study we aimed to understand the values of teaching in a learning process that gave the children the possibility to learn and explore different work techniques, in the Expression and communication areas, in dominating the artistic education, in this case the concrete investigation of Visual Arts. The outlined objectives are related with benefits regarding the three different artistic expression techniques: - painting, molding and printing, for each of these three techniques two activities will take place using different themes using resources of various materials. At the end of the project we aim to find conclusions relating to the creative development of the children, such as the motivational evolution shown during the course of the activities. In the last chapter of this investigation project, of the PES II curriculum, in the reflections, facts will be reported relating to the value of the practice, with the knowledge acquired, and the global vison of the daily reality in a classroom of a pre-school, with all its challenges and good experiences received for my professional development.2017-10-26T14:14:39Z2017-07-27T00:00:00Z2017-07-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1930TID:201744015porFernandes, Patrícia da Torreinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:41:32Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1930Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:18.415528Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Artes visuais na educação pré-escolar: Pintura, modelagem e impressão
title Artes visuais na educação pré-escolar: Pintura, modelagem e impressão
spellingShingle Artes visuais na educação pré-escolar: Pintura, modelagem e impressão
Fernandes, Patrícia da Torre
Educação pré-escolar
Artes visuais
Pintura
Modelação
Impressão
Pre-school education
Visual arts
Painting
Molding
Printing
title_short Artes visuais na educação pré-escolar: Pintura, modelagem e impressão
title_full Artes visuais na educação pré-escolar: Pintura, modelagem e impressão
title_fullStr Artes visuais na educação pré-escolar: Pintura, modelagem e impressão
title_full_unstemmed Artes visuais na educação pré-escolar: Pintura, modelagem e impressão
title_sort Artes visuais na educação pré-escolar: Pintura, modelagem e impressão
author Fernandes, Patrícia da Torre
author_facet Fernandes, Patrícia da Torre
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Patrícia da Torre
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Artes visuais
Pintura
Modelação
Impressão
Pre-school education
Visual arts
Painting
Molding
Printing
topic Educação pré-escolar
Artes visuais
Pintura
Modelação
Impressão
Pre-school education
Visual arts
Painting
Molding
Printing
description No âmbito da unidade Prática de Ensino Supervisionado II, no ano letivo de 2011/2012, pertencente ao Mestrado em Educação Pré-Escolar, decorreu a realização de um projeto de investigação numa sala de Jardim de Infância, do concelho de Viana do Castelo. O projeto está dividido em três partes distintas, sendo a primeira parte apresentação e o enquadramento educativo em questão no estudo, a segunda parte consiste em toda a envolvente do projeto de investigação e na terceira parte consta a reflexão final da unidade Prática de Ensino Supervisionado II. Neste projeto de investigação, de cariz de investigação-ação, participaram 25 crianças, com idades compreendidas entre os 4 e 5 anos. Com este estudo pretendeu-se compreender as mais-valias de um processo de ensino aprendizagem que proporcionasse às crianças a possibilidade de aprenderem e explorarem diversas técnicas de trabalho, na Área de Expressão e Comunicação, no Domínio da Educação Artística, sendo neste caso concreto investigado no Subdomínio das Artes Visuais. Os objetivos traçados estão relacionados com os benefícios relacionados com a exploração de três técnicas diferentes de expressão plástica - pintura, modelagem e impressão – para cada uma das três técnicas a bordar serão realizadas 2 atividades com temáticas diferentes, assim como, com o recurso a materiais diversos. No final do projeto, pretendesse tirar conclusões relacionadas com desenvolvimento da criatividade das crianças, assim como, na evolução dos índices motivacionais demonstrados no decorrer das atividades. No último capítulo, deste projeto de investigação, da unidade curricular PES II, na reflexão, constatarão factos relacionados com as mais-valias da prática, como os conhecimentos adquiridos, assim como uma visão global da realidade diária numa sala de Jardim de Infância, com todos os desafios e boas experiencias retiradas para o meu desenvolvimento profissional.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-26T14:14:39Z
2017-07-27T00:00:00Z
2017-07-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11960/1930
TID:201744015
url http://hdl.handle.net/20.500.11960/1930
identifier_str_mv TID:201744015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131528220901376