Artes visuais na educação pré-escolar: Pintura, modelagem e impressão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/1930 |
Resumo: | No âmbito da unidade Prática de Ensino Supervisionado II, no ano letivo de 2011/2012, pertencente ao Mestrado em Educação Pré-Escolar, decorreu a realização de um projeto de investigação numa sala de Jardim de Infância, do concelho de Viana do Castelo. O projeto está dividido em três partes distintas, sendo a primeira parte apresentação e o enquadramento educativo em questão no estudo, a segunda parte consiste em toda a envolvente do projeto de investigação e na terceira parte consta a reflexão final da unidade Prática de Ensino Supervisionado II. Neste projeto de investigação, de cariz de investigação-ação, participaram 25 crianças, com idades compreendidas entre os 4 e 5 anos. Com este estudo pretendeu-se compreender as mais-valias de um processo de ensino aprendizagem que proporcionasse às crianças a possibilidade de aprenderem e explorarem diversas técnicas de trabalho, na Área de Expressão e Comunicação, no Domínio da Educação Artística, sendo neste caso concreto investigado no Subdomínio das Artes Visuais. Os objetivos traçados estão relacionados com os benefícios relacionados com a exploração de três técnicas diferentes de expressão plástica - pintura, modelagem e impressão – para cada uma das três técnicas a bordar serão realizadas 2 atividades com temáticas diferentes, assim como, com o recurso a materiais diversos. No final do projeto, pretendesse tirar conclusões relacionadas com desenvolvimento da criatividade das crianças, assim como, na evolução dos índices motivacionais demonstrados no decorrer das atividades. No último capítulo, deste projeto de investigação, da unidade curricular PES II, na reflexão, constatarão factos relacionados com as mais-valias da prática, como os conhecimentos adquiridos, assim como uma visão global da realidade diária numa sala de Jardim de Infância, com todos os desafios e boas experiencias retiradas para o meu desenvolvimento profissional. |
id |
RCAP_7fbee247cf8b4f662861ecf45a8db265 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1930 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Artes visuais na educação pré-escolar: Pintura, modelagem e impressãoEducação pré-escolarArtes visuaisPinturaModelaçãoImpressãoPre-school educationVisual artsPaintingMoldingPrintingNo âmbito da unidade Prática de Ensino Supervisionado II, no ano letivo de 2011/2012, pertencente ao Mestrado em Educação Pré-Escolar, decorreu a realização de um projeto de investigação numa sala de Jardim de Infância, do concelho de Viana do Castelo. O projeto está dividido em três partes distintas, sendo a primeira parte apresentação e o enquadramento educativo em questão no estudo, a segunda parte consiste em toda a envolvente do projeto de investigação e na terceira parte consta a reflexão final da unidade Prática de Ensino Supervisionado II. Neste projeto de investigação, de cariz de investigação-ação, participaram 25 crianças, com idades compreendidas entre os 4 e 5 anos. Com este estudo pretendeu-se compreender as mais-valias de um processo de ensino aprendizagem que proporcionasse às crianças a possibilidade de aprenderem e explorarem diversas técnicas de trabalho, na Área de Expressão e Comunicação, no Domínio da Educação Artística, sendo neste caso concreto investigado no Subdomínio das Artes Visuais. Os objetivos traçados estão relacionados com os benefícios relacionados com a exploração de três técnicas diferentes de expressão plástica - pintura, modelagem e impressão – para cada uma das três técnicas a bordar serão realizadas 2 atividades com temáticas diferentes, assim como, com o recurso a materiais diversos. No final do projeto, pretendesse tirar conclusões relacionadas com desenvolvimento da criatividade das crianças, assim como, na evolução dos índices motivacionais demonstrados no decorrer das atividades. No último capítulo, deste projeto de investigação, da unidade curricular PES II, na reflexão, constatarão factos relacionados com as mais-valias da prática, como os conhecimentos adquiridos, assim como uma visão global da realidade diária numa sala de Jardim de Infância, com todos os desafios e boas experiencias retiradas para o meu desenvolvimento profissional.In the scope of the unit for Supervised Teaching Practice II, in the 2011/2012 school year, belonging to the Masters in Pre-School Education, the accomplishment of an investigation project, took place in a classroom of a Pre-school, in the district of Viana do Castelo. In this investigation project, which the aspect and aim is action- investigation, 25 children between the ages of 4 and 5 participated. With this study we aimed to understand the values of teaching in a learning process that gave the children the possibility to learn and explore different work techniques, in the Expression and communication areas, in dominating the artistic education, in this case the concrete investigation of Visual Arts. The outlined objectives are related with benefits regarding the three different artistic expression techniques: - painting, molding and printing, for each of these three techniques two activities will take place using different themes using resources of various materials. At the end of the project we aim to find conclusions relating to the creative development of the children, such as the motivational evolution shown during the course of the activities. In the last chapter of this investigation project, of the PES II curriculum, in the reflections, facts will be reported relating to the value of the practice, with the knowledge acquired, and the global vison of the daily reality in a classroom of a pre-school, with all its challenges and good experiences received for my professional development.2017-10-26T14:14:39Z2017-07-27T00:00:00Z2017-07-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1930TID:201744015porFernandes, Patrícia da Torreinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:41:32Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1930Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:18.415528Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Artes visuais na educação pré-escolar: Pintura, modelagem e impressão |
title |
Artes visuais na educação pré-escolar: Pintura, modelagem e impressão |
spellingShingle |
Artes visuais na educação pré-escolar: Pintura, modelagem e impressão Fernandes, Patrícia da Torre Educação pré-escolar Artes visuais Pintura Modelação Impressão Pre-school education Visual arts Painting Molding Printing |
title_short |
Artes visuais na educação pré-escolar: Pintura, modelagem e impressão |
title_full |
Artes visuais na educação pré-escolar: Pintura, modelagem e impressão |
title_fullStr |
Artes visuais na educação pré-escolar: Pintura, modelagem e impressão |
title_full_unstemmed |
Artes visuais na educação pré-escolar: Pintura, modelagem e impressão |
title_sort |
Artes visuais na educação pré-escolar: Pintura, modelagem e impressão |
author |
Fernandes, Patrícia da Torre |
author_facet |
Fernandes, Patrícia da Torre |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Patrícia da Torre |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação pré-escolar Artes visuais Pintura Modelação Impressão Pre-school education Visual arts Painting Molding Printing |
topic |
Educação pré-escolar Artes visuais Pintura Modelação Impressão Pre-school education Visual arts Painting Molding Printing |
description |
No âmbito da unidade Prática de Ensino Supervisionado II, no ano letivo de 2011/2012, pertencente ao Mestrado em Educação Pré-Escolar, decorreu a realização de um projeto de investigação numa sala de Jardim de Infância, do concelho de Viana do Castelo. O projeto está dividido em três partes distintas, sendo a primeira parte apresentação e o enquadramento educativo em questão no estudo, a segunda parte consiste em toda a envolvente do projeto de investigação e na terceira parte consta a reflexão final da unidade Prática de Ensino Supervisionado II. Neste projeto de investigação, de cariz de investigação-ação, participaram 25 crianças, com idades compreendidas entre os 4 e 5 anos. Com este estudo pretendeu-se compreender as mais-valias de um processo de ensino aprendizagem que proporcionasse às crianças a possibilidade de aprenderem e explorarem diversas técnicas de trabalho, na Área de Expressão e Comunicação, no Domínio da Educação Artística, sendo neste caso concreto investigado no Subdomínio das Artes Visuais. Os objetivos traçados estão relacionados com os benefícios relacionados com a exploração de três técnicas diferentes de expressão plástica - pintura, modelagem e impressão – para cada uma das três técnicas a bordar serão realizadas 2 atividades com temáticas diferentes, assim como, com o recurso a materiais diversos. No final do projeto, pretendesse tirar conclusões relacionadas com desenvolvimento da criatividade das crianças, assim como, na evolução dos índices motivacionais demonstrados no decorrer das atividades. No último capítulo, deste projeto de investigação, da unidade curricular PES II, na reflexão, constatarão factos relacionados com as mais-valias da prática, como os conhecimentos adquiridos, assim como uma visão global da realidade diária numa sala de Jardim de Infância, com todos os desafios e boas experiencias retiradas para o meu desenvolvimento profissional. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-26T14:14:39Z 2017-07-27T00:00:00Z 2017-07-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/1930 TID:201744015 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/1930 |
identifier_str_mv |
TID:201744015 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131528220901376 |