As atitudes dos alunos do 2º ciclo do Ensino Básico e a integração de crianças portadoras de Trissomia 21

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Filomena Maria Durão
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/587
Resumo: Dissertação mest., Observação e Análise da Relação Educativa, Universidade do Algarve, 2007
id RCAP_7fc09c800e22e371898c7c46fa129247
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/587
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As atitudes dos alunos do 2º ciclo do Ensino Básico e a integração de crianças portadoras de Trissomia 21TesesAtitudesNecessidades educativas especiaisIntegraçãoTrissomia 21Dissertação mest., Observação e Análise da Relação Educativa, Universidade do Algarve, 2007Este estudo, de carácter exploratório, visa criar um instrumento no âmbito da análise e observação da relação educativa, que permita averiguar, através da percepção dos professores inquiridos, se as atitudes das crianças ditas «normais» promovem a integração das crianças portadoras de Trissomia 21 no 2º Ciclo do Ensino Básico Regular. A amostra deste estudo é constituída por professores do Ensino Especial e do Ensino Básico Regular que lidaram com a experiência de integração de crianças com Trissomia 21 na sala de aula, num total de 108 docentes, dos distritos de Leiria, Santarém, Castelo Branco, Lisboa, Portalegre e Évora. O estudo, teoricamente, desenvolve-se através de dois conceitos, atitude e integração, a partir dos quais foi possível construir o modelo explicativo teórico como um esquema de influências entre as atitudes dos alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico Regular e a integração de crianças portadoras de Trissomia 21 na sala de aula. Após a análise e interpretação dos resultados, foi possível concluir que a integração dos alunos portadores de Trissomia 21 nas aulas do Ensino Regular é feita com sucesso. Face aos dados e aos resultados dos testes estatísticos realizados, consideramos possível validar o modelo explicativo teórico, passando este a constituir-se como modelo explicativo emergente. Não se verificam diferenças de opinião estatisticamente relevantes entre quaisquer dos grupos definidos na caracterização da amostra. De modo geral, esta investigação permitiu compreender e aprofundar o conhecimento sobre as atitudes dos alunos ditos «normais» face aos colegas portadores de Trissomia 21 num contexto escolar inclusivo, com especial relevância para a aplicação destes conhecimentos em práticas pedagógicas futuras, contribuindo, assim, para uma melhoria da qualidade do ensino/aprendizagem, numa escola inclusiva.Santo, José António dos Reis do EspíritoSapientiaRamos, Filomena Maria Durão2011-09-07T16:05:04Z20072007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/mswordapplication/mswordapplication/mswordhttp://hdl.handle.net/10400.1/587por37.04 RAM*Ati Caveinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:11:23Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/587Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:54:55.760861Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As atitudes dos alunos do 2º ciclo do Ensino Básico e a integração de crianças portadoras de Trissomia 21
title As atitudes dos alunos do 2º ciclo do Ensino Básico e a integração de crianças portadoras de Trissomia 21
spellingShingle As atitudes dos alunos do 2º ciclo do Ensino Básico e a integração de crianças portadoras de Trissomia 21
Ramos, Filomena Maria Durão
Teses
Atitudes
Necessidades educativas especiais
Integração
Trissomia 21
title_short As atitudes dos alunos do 2º ciclo do Ensino Básico e a integração de crianças portadoras de Trissomia 21
title_full As atitudes dos alunos do 2º ciclo do Ensino Básico e a integração de crianças portadoras de Trissomia 21
title_fullStr As atitudes dos alunos do 2º ciclo do Ensino Básico e a integração de crianças portadoras de Trissomia 21
title_full_unstemmed As atitudes dos alunos do 2º ciclo do Ensino Básico e a integração de crianças portadoras de Trissomia 21
title_sort As atitudes dos alunos do 2º ciclo do Ensino Básico e a integração de crianças portadoras de Trissomia 21
author Ramos, Filomena Maria Durão
author_facet Ramos, Filomena Maria Durão
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santo, José António dos Reis do Espírito
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Filomena Maria Durão
dc.subject.por.fl_str_mv Teses
Atitudes
Necessidades educativas especiais
Integração
Trissomia 21
topic Teses
Atitudes
Necessidades educativas especiais
Integração
Trissomia 21
description Dissertação mest., Observação e Análise da Relação Educativa, Universidade do Algarve, 2007
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007-01-01T00:00:00Z
2011-09-07T16:05:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/587
url http://hdl.handle.net/10400.1/587
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 37.04 RAM*Ati Cave
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
application/msword
application/msword
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133149474586624