Formar para incluir – a promoção de práticas inclusivas através da formação em contexto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luís, Helena
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Piscalho, Isabel, Papamikail, Lia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/2039
Resumo: Neste artigo apresentamos os fundamentos, finalidades e estratégias de um projeto iniciado no ano letivo de 2014/2015 intitulado “Formar para Incluir” que propõe a promoção de práticas inclusivas através da formação em contexto de profissionais de educação de vários níveis educativos. Visamos intervenções inovadoras, sustentadas no conhecimento científico e na reflexão sobre a prática. O projeto foi concebido por um grupo de docentes do Instituto Superior Politécnico de Santarém – Escola Superior de Educação de Santarém, no âmbito da missão do seu Centro de Apoio Pedagógico (CAP) e estabelecendo parceria com o Centro de Formação da Lezíria do Tejo. Foi submetida a candidatura e aprovado o financiamento pela Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito do Programa Gulbenkian Qualificação das Novas Gerações – Educação Especial 2014.
id RCAP_7fc2362f536df29b10370e8d6e7f82d6
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2039
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Formar para incluir – a promoção de práticas inclusivas através da formação em contextoinclusãoformação em contextopedagogia diferenciadainclusiontraining in contextodifferentiated pedagogyNeste artigo apresentamos os fundamentos, finalidades e estratégias de um projeto iniciado no ano letivo de 2014/2015 intitulado “Formar para Incluir” que propõe a promoção de práticas inclusivas através da formação em contexto de profissionais de educação de vários níveis educativos. Visamos intervenções inovadoras, sustentadas no conhecimento científico e na reflexão sobre a prática. O projeto foi concebido por um grupo de docentes do Instituto Superior Politécnico de Santarém – Escola Superior de Educação de Santarém, no âmbito da missão do seu Centro de Apoio Pedagógico (CAP) e estabelecendo parceria com o Centro de Formação da Lezíria do Tejo. Foi submetida a candidatura e aprovado o financiamento pela Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito do Programa Gulbenkian Qualificação das Novas Gerações – Educação Especial 2014.In this article we present the foundations, aims and general strategies of a project started in the academic year of 2014/2015 entitled "Training to include" and aimed at the promotion of inclusive practices through training in professional education context of various educational levels and aiming at innovative interventions based on scientific knowledge and reflection on practice. This project was conceived by a group of teachers of Instituto Superior Politécnico de Santarém – Escola Superior de Educação de Santarém, in the framework and mission of its Centro de Apoio Pedagógico (Educational Support Center) and establishing partnership with the training Centre of Lezíria do Tejo. The application was submitted and funding was approved by the Calouste Gulbenkian Foundation, within the programme Qualification of new generations – special education 2014.Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de EducaçãoRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémLuís, HelenaPiscalho, IsabelPapamikail, Lia2018-01-17T22:30:48Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/2039porLuis, Piscalho, & Pappamikail (2014). Formar para incluir – a promoção de práticas inclusivas através da formação em contexto. Interacções, vol. 10, nº 33, pp.73-83.1646-2335info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:32:35Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2039Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:12.090084Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Formar para incluir – a promoção de práticas inclusivas através da formação em contexto
title Formar para incluir – a promoção de práticas inclusivas através da formação em contexto
spellingShingle Formar para incluir – a promoção de práticas inclusivas através da formação em contexto
Luís, Helena
inclusão
formação em contexto
pedagogia diferenciada
inclusion
training in contexto
differentiated pedagogy
title_short Formar para incluir – a promoção de práticas inclusivas através da formação em contexto
title_full Formar para incluir – a promoção de práticas inclusivas através da formação em contexto
title_fullStr Formar para incluir – a promoção de práticas inclusivas através da formação em contexto
title_full_unstemmed Formar para incluir – a promoção de práticas inclusivas através da formação em contexto
title_sort Formar para incluir – a promoção de práticas inclusivas através da formação em contexto
author Luís, Helena
author_facet Luís, Helena
Piscalho, Isabel
Papamikail, Lia
author_role author
author2 Piscalho, Isabel
Papamikail, Lia
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Luís, Helena
Piscalho, Isabel
Papamikail, Lia
dc.subject.por.fl_str_mv inclusão
formação em contexto
pedagogia diferenciada
inclusion
training in contexto
differentiated pedagogy
topic inclusão
formação em contexto
pedagogia diferenciada
inclusion
training in contexto
differentiated pedagogy
description Neste artigo apresentamos os fundamentos, finalidades e estratégias de um projeto iniciado no ano letivo de 2014/2015 intitulado “Formar para Incluir” que propõe a promoção de práticas inclusivas através da formação em contexto de profissionais de educação de vários níveis educativos. Visamos intervenções inovadoras, sustentadas no conhecimento científico e na reflexão sobre a prática. O projeto foi concebido por um grupo de docentes do Instituto Superior Politécnico de Santarém – Escola Superior de Educação de Santarém, no âmbito da missão do seu Centro de Apoio Pedagógico (CAP) e estabelecendo parceria com o Centro de Formação da Lezíria do Tejo. Foi submetida a candidatura e aprovado o financiamento pela Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito do Programa Gulbenkian Qualificação das Novas Gerações – Educação Especial 2014.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
2018-01-17T22:30:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/2039
url http://hdl.handle.net/10400.15/2039
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Luis, Piscalho, & Pappamikail (2014). Formar para incluir – a promoção de práticas inclusivas através da formação em contexto. Interacções, vol. 10, nº 33, pp.73-83.
1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137031309230080