Formar para incluir – a promoção de práticas inclusivas através da formação em contexto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/2039 |
Resumo: | Neste artigo apresentamos os fundamentos, finalidades e estratégias de um projeto iniciado no ano letivo de 2014/2015 intitulado “Formar para Incluir” que propõe a promoção de práticas inclusivas através da formação em contexto de profissionais de educação de vários níveis educativos. Visamos intervenções inovadoras, sustentadas no conhecimento científico e na reflexão sobre a prática. O projeto foi concebido por um grupo de docentes do Instituto Superior Politécnico de Santarém – Escola Superior de Educação de Santarém, no âmbito da missão do seu Centro de Apoio Pedagógico (CAP) e estabelecendo parceria com o Centro de Formação da Lezíria do Tejo. Foi submetida a candidatura e aprovado o financiamento pela Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito do Programa Gulbenkian Qualificação das Novas Gerações – Educação Especial 2014. |
id |
RCAP_7fc2362f536df29b10370e8d6e7f82d6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2039 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Formar para incluir – a promoção de práticas inclusivas através da formação em contextoinclusãoformação em contextopedagogia diferenciadainclusiontraining in contextodifferentiated pedagogyNeste artigo apresentamos os fundamentos, finalidades e estratégias de um projeto iniciado no ano letivo de 2014/2015 intitulado “Formar para Incluir” que propõe a promoção de práticas inclusivas através da formação em contexto de profissionais de educação de vários níveis educativos. Visamos intervenções inovadoras, sustentadas no conhecimento científico e na reflexão sobre a prática. O projeto foi concebido por um grupo de docentes do Instituto Superior Politécnico de Santarém – Escola Superior de Educação de Santarém, no âmbito da missão do seu Centro de Apoio Pedagógico (CAP) e estabelecendo parceria com o Centro de Formação da Lezíria do Tejo. Foi submetida a candidatura e aprovado o financiamento pela Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito do Programa Gulbenkian Qualificação das Novas Gerações – Educação Especial 2014.In this article we present the foundations, aims and general strategies of a project started in the academic year of 2014/2015 entitled "Training to include" and aimed at the promotion of inclusive practices through training in professional education context of various educational levels and aiming at innovative interventions based on scientific knowledge and reflection on practice. This project was conceived by a group of teachers of Instituto Superior Politécnico de Santarém – Escola Superior de Educação de Santarém, in the framework and mission of its Centro de Apoio Pedagógico (Educational Support Center) and establishing partnership with the training Centre of Lezíria do Tejo. The application was submitted and funding was approved by the Calouste Gulbenkian Foundation, within the programme Qualification of new generations – special education 2014.Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de EducaçãoRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémLuís, HelenaPiscalho, IsabelPapamikail, Lia2018-01-17T22:30:48Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/2039porLuis, Piscalho, & Pappamikail (2014). Formar para incluir – a promoção de práticas inclusivas através da formação em contexto. Interacções, vol. 10, nº 33, pp.73-83.1646-2335info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:32:35Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2039Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:12.090084Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formar para incluir – a promoção de práticas inclusivas através da formação em contexto |
title |
Formar para incluir – a promoção de práticas inclusivas através da formação em contexto |
spellingShingle |
Formar para incluir – a promoção de práticas inclusivas através da formação em contexto Luís, Helena inclusão formação em contexto pedagogia diferenciada inclusion training in contexto differentiated pedagogy |
title_short |
Formar para incluir – a promoção de práticas inclusivas através da formação em contexto |
title_full |
Formar para incluir – a promoção de práticas inclusivas através da formação em contexto |
title_fullStr |
Formar para incluir – a promoção de práticas inclusivas através da formação em contexto |
title_full_unstemmed |
Formar para incluir – a promoção de práticas inclusivas através da formação em contexto |
title_sort |
Formar para incluir – a promoção de práticas inclusivas através da formação em contexto |
author |
Luís, Helena |
author_facet |
Luís, Helena Piscalho, Isabel Papamikail, Lia |
author_role |
author |
author2 |
Piscalho, Isabel Papamikail, Lia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luís, Helena Piscalho, Isabel Papamikail, Lia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
inclusão formação em contexto pedagogia diferenciada inclusion training in contexto differentiated pedagogy |
topic |
inclusão formação em contexto pedagogia diferenciada inclusion training in contexto differentiated pedagogy |
description |
Neste artigo apresentamos os fundamentos, finalidades e estratégias de um projeto iniciado no ano letivo de 2014/2015 intitulado “Formar para Incluir” que propõe a promoção de práticas inclusivas através da formação em contexto de profissionais de educação de vários níveis educativos. Visamos intervenções inovadoras, sustentadas no conhecimento científico e na reflexão sobre a prática. O projeto foi concebido por um grupo de docentes do Instituto Superior Politécnico de Santarém – Escola Superior de Educação de Santarém, no âmbito da missão do seu Centro de Apoio Pedagógico (CAP) e estabelecendo parceria com o Centro de Formação da Lezíria do Tejo. Foi submetida a candidatura e aprovado o financiamento pela Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito do Programa Gulbenkian Qualificação das Novas Gerações – Educação Especial 2014. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-01-01T00:00:00Z 2018-01-17T22:30:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.15/2039 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.15/2039 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Luis, Piscalho, & Pappamikail (2014). Formar para incluir – a promoção de práticas inclusivas através da formação em contexto. Interacções, vol. 10, nº 33, pp.73-83. 1646-2335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137031309230080 |