Oportunidades e desafios do serviço de referência : o caso da biblioteca do Tribunal de Contas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Adelina Filomena Vera-Cruz
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/26306
Resumo: Devido ao grande desenvolvimento das novas tecnologias, verificado ao longo dos últimos anos, as bibliotecas são confrontadas diariamente com novas ferramentas de pesquisa e de interação com os seus clientes. O Serviço de Referência, sendo aquele que dentro da biblioteca orienta, informa e responde às questões do utilizador e ajuda nas suas pesquisas (MANGAS, 2005), está de igual forma sujeito às evoluções constantes da sociedade e das tecnologias por ela usadas. Também o profissional de informação deve estar preparado e atualizado, por forma a dar resposta às questões solicitadas, quer de forma presencial e tradicional, quer por via digital. De igual modo, este profissional tem de acompanhar a evolução tecnológica das ferramentas de busca, armazenamento e comunicação. O presente trabalho pretende analisar de que forma o Serviço de Referência da biblioteca de uma instituição prestigiada e de referência nacional, como é o Tribunal de Contas, utiliza e promove as novas tecnologias, dentro da própria instituição, com os seus clientes internos e com os clientes externos. Tratando-se de uma biblioteca especializada na área das finanças e das contas públicas, com um público-alvo também ele especializado, o Serviço de Referência da Biblioteca do Tribunal de Contas apresenta-se de extrema importância aos seus clientes, pois só através dele os clientes conseguem obter informação sobre os assuntos solicitados, ou são orientados no sentido de obterem a informação que procuram. É de destacar aqui o papel importante do bibliotecário e dos restantes profissionais de biblioteca, pois são eles os intermediários entre os clientes e as suas questões, e a informação disponibilizada. Sendo um relatório de estágio, este trabalho dará ao mesmo tempo a conhecer, de forma breve, os vários serviços disponibilizados dentro da própria biblioteca. O estágio foi realizado de acordo com um plano desenhado para abranger todas as áreas de atividade da biblioteca.
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