Educação e desenvolvimento comunitário local - projeto de uma escola comunitária na freguesia de S. Bento do Mato - Azaruja

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaro, Ana Margarida Ginó
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/26587
Resumo: Este projeto funda-se na circunstância da Freguesia de São Bento do Mato – Azaruja (Évora), ser uma freguesia rural que reúne características com muito potencial para o surgimento de práticas educativas que levem a uma nova e mais completa reflexão sobre a configuração da escola (em meio rural). Portanto, sob uma metodologia qualitativa haurida na perspetiva de Pfeiffer (2000) acerca do Método do Quadro lógico (MQL) propusemo-nos a avaliar a necessidade de criação de uma escola comunitária na Freguesia de São Bento do Mato – Azaruja e também a projetar sociologicamente a “escola comunitária” deste território. Com o presente trabalho de projeto conseguimos uma fundamentação conceptual acerca dos desafios educativos em territórios rurais na contemporaneidade, na ótica do desenvolvimento comunitário local, bem como um diagnóstico sobre as necessidades educativas/formativas que podem ser colmatadas com uma estrutura do tipo de uma Escola Comunitária, clarificada através de um potencial modelo no qual é possível conjeturar a organização e o funcionamento da mesma; ABSTRACT: Education and local community development - Project for a community school in São Bento do Mato - Azaruja This project is based on the fact that São Bento do Mato - Azaruja (Évora) is a rural parish that brings together characteristics with much potential for the emergence of educational practices that lead to a new and more complete reflection on the school configuration (in rural areas). Therefore, under a qualitative methodology focused on Pfeiffer's (2000) perspective on the Logical Framework Method, we proposed to evaluate the need to create a community school in São Bento do Mato - Azaruja and also to design sociologically the “school community" of this territory. With this project work we get a conceptual foundation about the educational challenges in rural territories in contemporary times, from the perspective of local community development, as well as a diagnosis of the educational / training needs that can be addressed with a structure of the type of a Community School, clarified through a potential model in which it is possible to conjecture its organization and its operation.
id RCAP_7fdc6d83fab1ce285b08f4e50e9a8138
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/26587
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação e desenvolvimento comunitário local - projeto de uma escola comunitária na freguesia de S. Bento do Mato - AzarujaEducaçãoDesenvolvimento Comunitário LocalEscolas ComunitáriasComunidadeEducação para o DesenvolvimentoEducationLocal Community DevelopmentCommunity SchoolsCommunityDevelopment EducationEste projeto funda-se na circunstância da Freguesia de São Bento do Mato – Azaruja (Évora), ser uma freguesia rural que reúne características com muito potencial para o surgimento de práticas educativas que levem a uma nova e mais completa reflexão sobre a configuração da escola (em meio rural). Portanto, sob uma metodologia qualitativa haurida na perspetiva de Pfeiffer (2000) acerca do Método do Quadro lógico (MQL) propusemo-nos a avaliar a necessidade de criação de uma escola comunitária na Freguesia de São Bento do Mato – Azaruja e também a projetar sociologicamente a “escola comunitária” deste território. Com o presente trabalho de projeto conseguimos uma fundamentação conceptual acerca dos desafios educativos em territórios rurais na contemporaneidade, na ótica do desenvolvimento comunitário local, bem como um diagnóstico sobre as necessidades educativas/formativas que podem ser colmatadas com uma estrutura do tipo de uma Escola Comunitária, clarificada através de um potencial modelo no qual é possível conjeturar a organização e o funcionamento da mesma; ABSTRACT: Education and local community development - Project for a community school in São Bento do Mato - Azaruja This project is based on the fact that São Bento do Mato - Azaruja (Évora) is a rural parish that brings together characteristics with much potential for the emergence of educational practices that lead to a new and more complete reflection on the school configuration (in rural areas). Therefore, under a qualitative methodology focused on Pfeiffer's (2000) perspective on the Logical Framework Method, we proposed to evaluate the need to create a community school in São Bento do Mato - Azaruja and also to design sociologically the “school community" of this territory. With this project work we get a conceptual foundation about the educational challenges in rural territories in contemporary times, from the perspective of local community development, as well as a diagnosis of the educational / training needs that can be addressed with a structure of the type of a Community School, clarified through a potential model in which it is possible to conjecture its organization and its operation.Universidade de Évora2020-01-23T18:45:41Z2020-01-232019-12-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/26587http://hdl.handle.net/10174/26587TID:202370720porDepartamento de Sociologiaanaginoamaro@gmail.com273Amaro, Ana Margarida Ginóinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:21:36Zoai:dspace.uevora.pt:10174/26587Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:16:55.647456Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação e desenvolvimento comunitário local - projeto de uma escola comunitária na freguesia de S. Bento do Mato - Azaruja
title Educação e desenvolvimento comunitário local - projeto de uma escola comunitária na freguesia de S. Bento do Mato - Azaruja
spellingShingle Educação e desenvolvimento comunitário local - projeto de uma escola comunitária na freguesia de S. Bento do Mato - Azaruja
Amaro, Ana Margarida Ginó
Educação
Desenvolvimento Comunitário Local
Escolas Comunitárias
Comunidade
Educação para o Desenvolvimento
Education
Local Community Development
Community Schools
Community
Development Education
title_short Educação e desenvolvimento comunitário local - projeto de uma escola comunitária na freguesia de S. Bento do Mato - Azaruja
title_full Educação e desenvolvimento comunitário local - projeto de uma escola comunitária na freguesia de S. Bento do Mato - Azaruja
title_fullStr Educação e desenvolvimento comunitário local - projeto de uma escola comunitária na freguesia de S. Bento do Mato - Azaruja
title_full_unstemmed Educação e desenvolvimento comunitário local - projeto de uma escola comunitária na freguesia de S. Bento do Mato - Azaruja
title_sort Educação e desenvolvimento comunitário local - projeto de uma escola comunitária na freguesia de S. Bento do Mato - Azaruja
author Amaro, Ana Margarida Ginó
author_facet Amaro, Ana Margarida Ginó
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaro, Ana Margarida Ginó
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Desenvolvimento Comunitário Local
Escolas Comunitárias
Comunidade
Educação para o Desenvolvimento
Education
Local Community Development
Community Schools
Community
Development Education
topic Educação
Desenvolvimento Comunitário Local
Escolas Comunitárias
Comunidade
Educação para o Desenvolvimento
Education
Local Community Development
Community Schools
Community
Development Education
description Este projeto funda-se na circunstância da Freguesia de São Bento do Mato – Azaruja (Évora), ser uma freguesia rural que reúne características com muito potencial para o surgimento de práticas educativas que levem a uma nova e mais completa reflexão sobre a configuração da escola (em meio rural). Portanto, sob uma metodologia qualitativa haurida na perspetiva de Pfeiffer (2000) acerca do Método do Quadro lógico (MQL) propusemo-nos a avaliar a necessidade de criação de uma escola comunitária na Freguesia de São Bento do Mato – Azaruja e também a projetar sociologicamente a “escola comunitária” deste território. Com o presente trabalho de projeto conseguimos uma fundamentação conceptual acerca dos desafios educativos em territórios rurais na contemporaneidade, na ótica do desenvolvimento comunitário local, bem como um diagnóstico sobre as necessidades educativas/formativas que podem ser colmatadas com uma estrutura do tipo de uma Escola Comunitária, clarificada através de um potencial modelo no qual é possível conjeturar a organização e o funcionamento da mesma; ABSTRACT: Education and local community development - Project for a community school in São Bento do Mato - Azaruja This project is based on the fact that São Bento do Mato - Azaruja (Évora) is a rural parish that brings together characteristics with much potential for the emergence of educational practices that lead to a new and more complete reflection on the school configuration (in rural areas). Therefore, under a qualitative methodology focused on Pfeiffer's (2000) perspective on the Logical Framework Method, we proposed to evaluate the need to create a community school in São Bento do Mato - Azaruja and also to design sociologically the “school community" of this territory. With this project work we get a conceptual foundation about the educational challenges in rural territories in contemporary times, from the perspective of local community development, as well as a diagnosis of the educational / training needs that can be addressed with a structure of the type of a Community School, clarified through a potential model in which it is possible to conjecture its organization and its operation.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-20T00:00:00Z
2020-01-23T18:45:41Z
2020-01-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/26587
http://hdl.handle.net/10174/26587
TID:202370720
url http://hdl.handle.net/10174/26587
identifier_str_mv TID:202370720
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Sociologia
anaginoamaro@gmail.com
273
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136651414339584