Educação e desenvolvimento comunitário local - projeto de uma escola comunitária na freguesia de S. Bento do Mato - Azaruja
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/26587 |
Resumo: | Este projeto funda-se na circunstância da Freguesia de São Bento do Mato – Azaruja (Évora), ser uma freguesia rural que reúne características com muito potencial para o surgimento de práticas educativas que levem a uma nova e mais completa reflexão sobre a configuração da escola (em meio rural). Portanto, sob uma metodologia qualitativa haurida na perspetiva de Pfeiffer (2000) acerca do Método do Quadro lógico (MQL) propusemo-nos a avaliar a necessidade de criação de uma escola comunitária na Freguesia de São Bento do Mato – Azaruja e também a projetar sociologicamente a “escola comunitária” deste território. Com o presente trabalho de projeto conseguimos uma fundamentação conceptual acerca dos desafios educativos em territórios rurais na contemporaneidade, na ótica do desenvolvimento comunitário local, bem como um diagnóstico sobre as necessidades educativas/formativas que podem ser colmatadas com uma estrutura do tipo de uma Escola Comunitária, clarificada através de um potencial modelo no qual é possível conjeturar a organização e o funcionamento da mesma; ABSTRACT: Education and local community development - Project for a community school in São Bento do Mato - Azaruja This project is based on the fact that São Bento do Mato - Azaruja (Évora) is a rural parish that brings together characteristics with much potential for the emergence of educational practices that lead to a new and more complete reflection on the school configuration (in rural areas). Therefore, under a qualitative methodology focused on Pfeiffer's (2000) perspective on the Logical Framework Method, we proposed to evaluate the need to create a community school in São Bento do Mato - Azaruja and also to design sociologically the “school community" of this territory. With this project work we get a conceptual foundation about the educational challenges in rural territories in contemporary times, from the perspective of local community development, as well as a diagnosis of the educational / training needs that can be addressed with a structure of the type of a Community School, clarified through a potential model in which it is possible to conjecture its organization and its operation. |
id |
RCAP_7fdc6d83fab1ce285b08f4e50e9a8138 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/26587 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Educação e desenvolvimento comunitário local - projeto de uma escola comunitária na freguesia de S. Bento do Mato - AzarujaEducaçãoDesenvolvimento Comunitário LocalEscolas ComunitáriasComunidadeEducação para o DesenvolvimentoEducationLocal Community DevelopmentCommunity SchoolsCommunityDevelopment EducationEste projeto funda-se na circunstância da Freguesia de São Bento do Mato – Azaruja (Évora), ser uma freguesia rural que reúne características com muito potencial para o surgimento de práticas educativas que levem a uma nova e mais completa reflexão sobre a configuração da escola (em meio rural). Portanto, sob uma metodologia qualitativa haurida na perspetiva de Pfeiffer (2000) acerca do Método do Quadro lógico (MQL) propusemo-nos a avaliar a necessidade de criação de uma escola comunitária na Freguesia de São Bento do Mato – Azaruja e também a projetar sociologicamente a “escola comunitária” deste território. Com o presente trabalho de projeto conseguimos uma fundamentação conceptual acerca dos desafios educativos em territórios rurais na contemporaneidade, na ótica do desenvolvimento comunitário local, bem como um diagnóstico sobre as necessidades educativas/formativas que podem ser colmatadas com uma estrutura do tipo de uma Escola Comunitária, clarificada através de um potencial modelo no qual é possível conjeturar a organização e o funcionamento da mesma; ABSTRACT: Education and local community development - Project for a community school in São Bento do Mato - Azaruja This project is based on the fact that São Bento do Mato - Azaruja (Évora) is a rural parish that brings together characteristics with much potential for the emergence of educational practices that lead to a new and more complete reflection on the school configuration (in rural areas). Therefore, under a qualitative methodology focused on Pfeiffer's (2000) perspective on the Logical Framework Method, we proposed to evaluate the need to create a community school in São Bento do Mato - Azaruja and also to design sociologically the “school community" of this territory. With this project work we get a conceptual foundation about the educational challenges in rural territories in contemporary times, from the perspective of local community development, as well as a diagnosis of the educational / training needs that can be addressed with a structure of the type of a Community School, clarified through a potential model in which it is possible to conjecture its organization and its operation.Universidade de Évora2020-01-23T18:45:41Z2020-01-232019-12-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/26587http://hdl.handle.net/10174/26587TID:202370720porDepartamento de Sociologiaanaginoamaro@gmail.com273Amaro, Ana Margarida Ginóinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:21:36Zoai:dspace.uevora.pt:10174/26587Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:16:55.647456Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação e desenvolvimento comunitário local - projeto de uma escola comunitária na freguesia de S. Bento do Mato - Azaruja |
title |
Educação e desenvolvimento comunitário local - projeto de uma escola comunitária na freguesia de S. Bento do Mato - Azaruja |
spellingShingle |
Educação e desenvolvimento comunitário local - projeto de uma escola comunitária na freguesia de S. Bento do Mato - Azaruja Amaro, Ana Margarida Ginó Educação Desenvolvimento Comunitário Local Escolas Comunitárias Comunidade Educação para o Desenvolvimento Education Local Community Development Community Schools Community Development Education |
title_short |
Educação e desenvolvimento comunitário local - projeto de uma escola comunitária na freguesia de S. Bento do Mato - Azaruja |
title_full |
Educação e desenvolvimento comunitário local - projeto de uma escola comunitária na freguesia de S. Bento do Mato - Azaruja |
title_fullStr |
Educação e desenvolvimento comunitário local - projeto de uma escola comunitária na freguesia de S. Bento do Mato - Azaruja |
title_full_unstemmed |
Educação e desenvolvimento comunitário local - projeto de uma escola comunitária na freguesia de S. Bento do Mato - Azaruja |
title_sort |
Educação e desenvolvimento comunitário local - projeto de uma escola comunitária na freguesia de S. Bento do Mato - Azaruja |
author |
Amaro, Ana Margarida Ginó |
author_facet |
Amaro, Ana Margarida Ginó |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amaro, Ana Margarida Ginó |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Desenvolvimento Comunitário Local Escolas Comunitárias Comunidade Educação para o Desenvolvimento Education Local Community Development Community Schools Community Development Education |
topic |
Educação Desenvolvimento Comunitário Local Escolas Comunitárias Comunidade Educação para o Desenvolvimento Education Local Community Development Community Schools Community Development Education |
description |
Este projeto funda-se na circunstância da Freguesia de São Bento do Mato – Azaruja (Évora), ser uma freguesia rural que reúne características com muito potencial para o surgimento de práticas educativas que levem a uma nova e mais completa reflexão sobre a configuração da escola (em meio rural). Portanto, sob uma metodologia qualitativa haurida na perspetiva de Pfeiffer (2000) acerca do Método do Quadro lógico (MQL) propusemo-nos a avaliar a necessidade de criação de uma escola comunitária na Freguesia de São Bento do Mato – Azaruja e também a projetar sociologicamente a “escola comunitária” deste território. Com o presente trabalho de projeto conseguimos uma fundamentação conceptual acerca dos desafios educativos em territórios rurais na contemporaneidade, na ótica do desenvolvimento comunitário local, bem como um diagnóstico sobre as necessidades educativas/formativas que podem ser colmatadas com uma estrutura do tipo de uma Escola Comunitária, clarificada através de um potencial modelo no qual é possível conjeturar a organização e o funcionamento da mesma; ABSTRACT: Education and local community development - Project for a community school in São Bento do Mato - Azaruja This project is based on the fact that São Bento do Mato - Azaruja (Évora) is a rural parish that brings together characteristics with much potential for the emergence of educational practices that lead to a new and more complete reflection on the school configuration (in rural areas). Therefore, under a qualitative methodology focused on Pfeiffer's (2000) perspective on the Logical Framework Method, we proposed to evaluate the need to create a community school in São Bento do Mato - Azaruja and also to design sociologically the “school community" of this territory. With this project work we get a conceptual foundation about the educational challenges in rural territories in contemporary times, from the perspective of local community development, as well as a diagnosis of the educational / training needs that can be addressed with a structure of the type of a Community School, clarified through a potential model in which it is possible to conjecture its organization and its operation. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-20T00:00:00Z 2020-01-23T18:45:41Z 2020-01-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/26587 http://hdl.handle.net/10174/26587 TID:202370720 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/26587 |
identifier_str_mv |
TID:202370720 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Sociologia anaginoamaro@gmail.com 273 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136651414339584 |