Implementação de práticas de melhoria contínua numa empresa do setor de transportes de mercadorias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/57284 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Engenharia Industrial |
id |
RCAP_7fdcc163d3cda5b70a9ce8ccab380e19 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/57284 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Implementação de práticas de melhoria contínua numa empresa do setor de transportes de mercadoriasRotas de transporteAlgoritmoFrotaRoteamentoTransportation routesAlgorithmFleetRoutingEngenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e TecnologiasDissertação de mestrado em Engenharia IndustrialCom o início da revolução industrial no século XVIII, o potencial de crescimento económico da sociedade aumentou progressivamente ao longo dos anos. Portugal ao longo dos séculos tem acompanhado este crescimento económico, potenciando a criação de novas empresas e a ampliação da rede de transportes de mercadorias e de passageiros. Este fenómeno, levou a que o investimento no setor dos transportes de mercadorias sofresse um grande aumento, implicando, assim, que os níveis de serviço disponibilizados aos clientes fossem diferenciados, entre os concorrentes. Esta diferenciação, implicou um nível de serviço progressivamente mais elevado, contudo o fator de custos de mercadorias e respetivo transporte, teria de se situar num patamar reduzido, não alterando o custo habitual. Numa segunda fase, pressionadas pela revolução tecnológica que ocorreu ao longo do século XX, tornou-se fundamental que as restantes indústrias, procedessem a uma adequação no serviço para poderem alinhar com as necessidades emergentes desta nova sociedade industrial, a chamada Indústria 4.0. Esta Dissertação de Mestrado irá incidir no estudo das abordagens teóricas e práticas das inovações verificadas no âmbito do setor dos transportes de mercadorias, aliados às novas estratégicas tecnológicas de roteamento de viagens, e irá adaptá-las e implementá-las na forma de boas práticas, processos normalizados e sistema de planeamento automático de rotas de transporte numa empresa do setor, com o objetivo de maximizar a taxa de ocupação da frota e minimizar os custos de operação. A dissertação será baseada numa revisão bibliográfica relativa ao tema dos transportes, procedente da análise da situação atual da organização, com identificação dos principais problemas verificados durante a fase inicial do projeto de planeamento, confluindo numa conjugação do conhecimento apreendido, para a implementação prática num algoritmo a aplicar na empresa referida como Estudo de Caso. Neste sentido serão ainda referidas boas práticas implementadas até à data, visando a simplificação e normalização processual de toda a informação necessária para a execução de serviços de transporte. Assim, e para que fosse possível a construção de um algoritmo sustentável a longo prazo, a especificação dos requisitos e fiabilidade dos dados recolhidos foram também considerados como pilares fundamentais de toda a intervenção neste caso de estudo. Relativamente ao algoritmo futuramente a implementar nas atividades operacionais da organização serão ainda detalhados os critérios fundamentais de decisão para a obtenção da solução ótima, bem como detalhe das próximas intervenções de melhoria contínua no âmbito deste projeto contratualizado.With the beginning of the industrial revolution in the eighteenth century, the economic growth potential of society has progressively increased over the years. Over the centuries Portugal has always followed this economic growth, promoting the creation of new companies and the expansion of the freight and passenger transport network. This phenomenon led to a large increase in investment in the freight sector, implying that the levels of service provided to customers were differentiated between competitors. This differentiation implied a progressively higher level of service, but the factor of freight costs and transport would have to be at a low level, without changing the usual cost. In a second phase, pressured by the technological revolution that occurred throughout the twentieth century, it became fundamental that the rest of the industries were able to adapt to the needs of the emerging industrial society, called Industry 4.0. This Master's Dissertation will focus on the study of the theoretical and practical approaches of innovations in the area of freight transport, allied to the new technological strategies of travel routing, with improvements in the procedural and structure areas of the entire organization, as well as the implementation of a system of automatic planning of transport routes, with the aim of maximizing the fleet occupancy rate and minimizing the costs of the fleet. This practice was non-existent until the start date of this study. The dissertation will be based on a bibliographical review on the subject of transport, based on the analysis of the current situation of the organization, identifying the main problems encountered during the initial phase of the planning project, converging in a combination of the knowledge learned, to the practical implementation in an algorithm to be applied in the company referred to as Case Study. In this sense, good practices implemented will also be mentioned aiming at the simplification and procedural standardization of all the information necessary for the execution of transport services. In order to build a long-term sustainable algorithm, the specification of the necessary requirements and reliability of the collected data, was been also considered as fundamental pillars of the whole intervention in this case study. Regarding the future algorithm to be implemented in the operational activities of the organization will also be detailed the fundamental decision criteria for obtaining the optimal solution, as well as detail of the next continuous improvement interventions within this contracted project.Telhada, JoséUniversidade do MinhoReis, Ana Rita Ferreira20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/57284por202055825info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-30T01:30:39Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/57284Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:41:25.957803Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Implementação de práticas de melhoria contínua numa empresa do setor de transportes de mercadorias |
title |
Implementação de práticas de melhoria contínua numa empresa do setor de transportes de mercadorias |
spellingShingle |
Implementação de práticas de melhoria contínua numa empresa do setor de transportes de mercadorias Reis, Ana Rita Ferreira Rotas de transporte Algoritmo Frota Roteamento Transportation routes Algorithm Fleet Routing Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias |
title_short |
Implementação de práticas de melhoria contínua numa empresa do setor de transportes de mercadorias |
title_full |
Implementação de práticas de melhoria contínua numa empresa do setor de transportes de mercadorias |
title_fullStr |
Implementação de práticas de melhoria contínua numa empresa do setor de transportes de mercadorias |
title_full_unstemmed |
Implementação de práticas de melhoria contínua numa empresa do setor de transportes de mercadorias |
title_sort |
Implementação de práticas de melhoria contínua numa empresa do setor de transportes de mercadorias |
author |
Reis, Ana Rita Ferreira |
author_facet |
Reis, Ana Rita Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Telhada, José Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Ana Rita Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Rotas de transporte Algoritmo Frota Roteamento Transportation routes Algorithm Fleet Routing Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias |
topic |
Rotas de transporte Algoritmo Frota Roteamento Transportation routes Algorithm Fleet Routing Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias |
description |
Dissertação de mestrado em Engenharia Industrial |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2018-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/57284 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/57284 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202055825 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132963413164032 |