Modelo matemático para melhoria na roteirização da frota de caminhões de uma empresa de distribuição de combustíveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Filipe Dublasievicz de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/30657
Resumo: A cadeia logística da indústria de óleo e gás é composta pela exploração e produção do petróleo, refino para produção de seus derivados e, por fim o principal objetivo, que é ofertar estes produtos ao mercado consumidor. Devido a diversos fatores como crises econômicas, desinvestimentos neste setor e surgimento de concorrentes e novas fontes de energia, tornou-se necessário às organizações neste ramo adotarem medidas como a redução de custos operacionais e logísticos, melhoria no nível de serviço e melhor utilização de seus ativos com o objetivo de se manterem vivas e competitivas no mercado. Diante deste contexto, a logística possui papel primordial em empresas que tratam da comercialização e distribuição de combustíveis para o mercado consumidor. Deste modo, estratégias como a roteirização e o dimensionamento de frota de veículos são medidas para redução dos custos logísticos e aumento do nível de serviço. A tomada de decisão sobre o dimensionamento de frota de veículos abrange a análise de diversas variáveis e restrições específicas em cada situação abordada, portanto, tornaria-se extremamente complexa sem o auxílio de uma ferramenta computacional. Assim, este projeto propõe um modelo matemático para melhoria da roteirização e dimensionamento de uma frota de caminhões tanque, que minimize os custos logísticos de transporte e distribuição dos combustíveis líquidos.
id UFF-2_0e95632ba39c6c805962c8e1b2173bc4
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/30657
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Modelo matemático para melhoria na roteirização da frota de caminhões de uma empresa de distribuição de combustíveisRoteirizaçãoTransporte de cargaDimensionamento de frotaModelagem matemáticaTransporte de cargasEngenharia de ProduçãoLogísticaModelagemRoutingCargo transportFleet sizingMathematical modelingA cadeia logística da indústria de óleo e gás é composta pela exploração e produção do petróleo, refino para produção de seus derivados e, por fim o principal objetivo, que é ofertar estes produtos ao mercado consumidor. Devido a diversos fatores como crises econômicas, desinvestimentos neste setor e surgimento de concorrentes e novas fontes de energia, tornou-se necessário às organizações neste ramo adotarem medidas como a redução de custos operacionais e logísticos, melhoria no nível de serviço e melhor utilização de seus ativos com o objetivo de se manterem vivas e competitivas no mercado. Diante deste contexto, a logística possui papel primordial em empresas que tratam da comercialização e distribuição de combustíveis para o mercado consumidor. Deste modo, estratégias como a roteirização e o dimensionamento de frota de veículos são medidas para redução dos custos logísticos e aumento do nível de serviço. A tomada de decisão sobre o dimensionamento de frota de veículos abrange a análise de diversas variáveis e restrições específicas em cada situação abordada, portanto, tornaria-se extremamente complexa sem o auxílio de uma ferramenta computacional. Assim, este projeto propõe um modelo matemático para melhoria da roteirização e dimensionamento de uma frota de caminhões tanque, que minimize os custos logísticos de transporte e distribuição dos combustíveis líquidos.The logistics chain of the oil and gas industry comprises the exploration and production of oil, refining for the production of its derivatives and finally the main objective, which is to offer these products to the consumer market. Due to several factors such as economic crises, divestments in this sector and emergence of competitors and new energy sources, it became necessary for organizations in this field to adopt measures such as reduction of operational and logistical costs, improvement in service level and better use of your assets with the objective of keeping themselves alive and competitive in the market.In this context, logistics has a primordial role in companies dealing with the sale and distribution of fuels for the consumer market. Thus, strategies such as routing and sizing the vehicle fleet are measures to reduce logistical costs and increase the level of service. Decision-making on vehicle fleet sizing encompasses the analysis of several variables and specific constraints in each situation addressed, so it would become extremely complex without the aid of a computational tool.Thus, this project proposes a mathematical model for improving the routing and sizing of a fleet of tank trucks, which minimizes the logistical costs of transporting and distributing liquid fuel.95 f.Meza, Edwin Benito MitaccVianna, Dalessandro SoaresMachado, Flávio SilvaMora-Camino, Félix Antoine ClaudeMiranda, Filipe Dublasievicz de2023-09-29T15:39:07Z2023-09-29T15:39:07Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMIRANDA, Filipe Dublasievicz de. Modelo matemático para melhoria na roteirização da frota de caminhões de uma empresa de distribuição de combustíveis. 2021. 95 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Instituto de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal Fluminense, Rio Das Ostras, 2021.http://app.uff.br/riuff/handle/1/30657CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-09-29T15:39:12Zoai:app.uff.br:1/30657Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-09-29T15:39:12Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelo matemático para melhoria na roteirização da frota de caminhões de uma empresa de distribuição de combustíveis
title Modelo matemático para melhoria na roteirização da frota de caminhões de uma empresa de distribuição de combustíveis
spellingShingle Modelo matemático para melhoria na roteirização da frota de caminhões de uma empresa de distribuição de combustíveis
Miranda, Filipe Dublasievicz de
Roteirização
Transporte de carga
Dimensionamento de frota
Modelagem matemática
Transporte de cargas
Engenharia de Produção
Logística
Modelagem
Routing
Cargo transport
Fleet sizing
Mathematical modeling
title_short Modelo matemático para melhoria na roteirização da frota de caminhões de uma empresa de distribuição de combustíveis
title_full Modelo matemático para melhoria na roteirização da frota de caminhões de uma empresa de distribuição de combustíveis
title_fullStr Modelo matemático para melhoria na roteirização da frota de caminhões de uma empresa de distribuição de combustíveis
title_full_unstemmed Modelo matemático para melhoria na roteirização da frota de caminhões de uma empresa de distribuição de combustíveis
title_sort Modelo matemático para melhoria na roteirização da frota de caminhões de uma empresa de distribuição de combustíveis
author Miranda, Filipe Dublasievicz de
author_facet Miranda, Filipe Dublasievicz de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Meza, Edwin Benito Mitacc
Vianna, Dalessandro Soares
Machado, Flávio Silva
Mora-Camino, Félix Antoine Claude
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Filipe Dublasievicz de
dc.subject.por.fl_str_mv Roteirização
Transporte de carga
Dimensionamento de frota
Modelagem matemática
Transporte de cargas
Engenharia de Produção
Logística
Modelagem
Routing
Cargo transport
Fleet sizing
Mathematical modeling
topic Roteirização
Transporte de carga
Dimensionamento de frota
Modelagem matemática
Transporte de cargas
Engenharia de Produção
Logística
Modelagem
Routing
Cargo transport
Fleet sizing
Mathematical modeling
description A cadeia logística da indústria de óleo e gás é composta pela exploração e produção do petróleo, refino para produção de seus derivados e, por fim o principal objetivo, que é ofertar estes produtos ao mercado consumidor. Devido a diversos fatores como crises econômicas, desinvestimentos neste setor e surgimento de concorrentes e novas fontes de energia, tornou-se necessário às organizações neste ramo adotarem medidas como a redução de custos operacionais e logísticos, melhoria no nível de serviço e melhor utilização de seus ativos com o objetivo de se manterem vivas e competitivas no mercado. Diante deste contexto, a logística possui papel primordial em empresas que tratam da comercialização e distribuição de combustíveis para o mercado consumidor. Deste modo, estratégias como a roteirização e o dimensionamento de frota de veículos são medidas para redução dos custos logísticos e aumento do nível de serviço. A tomada de decisão sobre o dimensionamento de frota de veículos abrange a análise de diversas variáveis e restrições específicas em cada situação abordada, portanto, tornaria-se extremamente complexa sem o auxílio de uma ferramenta computacional. Assim, este projeto propõe um modelo matemático para melhoria da roteirização e dimensionamento de uma frota de caminhões tanque, que minimize os custos logísticos de transporte e distribuição dos combustíveis líquidos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2023-09-29T15:39:07Z
2023-09-29T15:39:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MIRANDA, Filipe Dublasievicz de. Modelo matemático para melhoria na roteirização da frota de caminhões de uma empresa de distribuição de combustíveis. 2021. 95 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Instituto de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal Fluminense, Rio Das Ostras, 2021.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/30657
identifier_str_mv MIRANDA, Filipe Dublasievicz de. Modelo matemático para melhoria na roteirização da frota de caminhões de uma empresa de distribuição de combustíveis. 2021. 95 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Instituto de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal Fluminense, Rio Das Ostras, 2021.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/30657
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135303658405888