Factores de Sucesso na Publicidade contra a Violência Doméstica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Leonor Matos
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/202
Resumo: Dissertação apresentada à Escola Superior de Comunicação Social para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.
id RCAP_7fddf683d1623a7dd6755b8151bc8f9a
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/202
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Factores de Sucesso na Publicidade contra a Violência DomésticaPublicidadeCampanhas publicitáriasViolência domésticaDissertação apresentada à Escola Superior de Comunicação Social para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.Milhares de mulheres são vítimas em todo o mundo de violência doméstica. Para combater este flagelo, são muitas as instituições que desenvolvem campanhas publicitárias com o intuito de sensibilizar a população e incentivar à denúncia. Contudo, por diversos motivos, as campanhas a favor de causas sociais têm algumas dificuldades em atingir a população e servir o seu propósito. Desta forma, torna-se pertinente averiguar acerca da existência de factores que possam contribuir para o sucesso das campanhas contra a violência doméstica. Para tal, foram analisadas todas as campanhas em Portugal, em imprensa e televisão, dos últimos dez anos (2001-2010) e através dos indicadores, evolução do número de denúncias e de notícias nos meios de comunicação social, distinguimos as campanhas que tiveram mais sucesso das que tiveram menos. Após a análise extensiva dos 44 anúncios, concluímos que a segmentação do público-alvo, a utilização na imagem de ângulos diferentes do normal, a representação realista de sinais de violência evidente quando existentes nas personagens, a utilização de um maior peso de verbos e de adjectivos positivos no discurso publicitário e a utilização de sons que exprimam violência nos anúncios televisivos, podem constituir factores de sucesso nas campanhas contra a violência doméstica. Consideramos não ser obrigatória a presença de personagens ou a utilização de músicas que transmitam tristeza ao espectador para que a campanha tenha sucesso. Por outro lado, diríamos que pode não ser positiva a utilização de humor ou a abordagem do tema com leviandade.Escola Superior de Comunicação SocialMedeiros, CarlaRCIPLCosta, Leonor Matos2011-10-31T10:39:45Z2011-082011-08-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/202TID:201123827porCosta, Leonor Matos - Factores de sucesso na publicidade contra a violência doméstica. - Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social, 2011. - Dissertação de mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:36:43Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/202Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:10:35.994961Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Factores de Sucesso na Publicidade contra a Violência Doméstica
title Factores de Sucesso na Publicidade contra a Violência Doméstica
spellingShingle Factores de Sucesso na Publicidade contra a Violência Doméstica
Costa, Leonor Matos
Publicidade
Campanhas publicitárias
Violência doméstica
title_short Factores de Sucesso na Publicidade contra a Violência Doméstica
title_full Factores de Sucesso na Publicidade contra a Violência Doméstica
title_fullStr Factores de Sucesso na Publicidade contra a Violência Doméstica
title_full_unstemmed Factores de Sucesso na Publicidade contra a Violência Doméstica
title_sort Factores de Sucesso na Publicidade contra a Violência Doméstica
author Costa, Leonor Matos
author_facet Costa, Leonor Matos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Medeiros, Carla
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Leonor Matos
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade
Campanhas publicitárias
Violência doméstica
topic Publicidade
Campanhas publicitárias
Violência doméstica
description Dissertação apresentada à Escola Superior de Comunicação Social para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-31T10:39:45Z
2011-08
2011-08-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/202
TID:201123827
url http://hdl.handle.net/10400.21/202
identifier_str_mv TID:201123827
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Costa, Leonor Matos - Factores de sucesso na publicidade contra a violência doméstica. - Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social, 2011. - Dissertação de mestrado.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Comunicação Social
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133355924520960