Factores de Sucesso na Publicidade contra a Violência Doméstica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/202 |
Resumo: | Dissertação apresentada à Escola Superior de Comunicação Social para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing. |
id |
RCAP_7fddf683d1623a7dd6755b8151bc8f9a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/202 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Factores de Sucesso na Publicidade contra a Violência DomésticaPublicidadeCampanhas publicitáriasViolência domésticaDissertação apresentada à Escola Superior de Comunicação Social para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.Milhares de mulheres são vítimas em todo o mundo de violência doméstica. Para combater este flagelo, são muitas as instituições que desenvolvem campanhas publicitárias com o intuito de sensibilizar a população e incentivar à denúncia. Contudo, por diversos motivos, as campanhas a favor de causas sociais têm algumas dificuldades em atingir a população e servir o seu propósito. Desta forma, torna-se pertinente averiguar acerca da existência de factores que possam contribuir para o sucesso das campanhas contra a violência doméstica. Para tal, foram analisadas todas as campanhas em Portugal, em imprensa e televisão, dos últimos dez anos (2001-2010) e através dos indicadores, evolução do número de denúncias e de notícias nos meios de comunicação social, distinguimos as campanhas que tiveram mais sucesso das que tiveram menos. Após a análise extensiva dos 44 anúncios, concluímos que a segmentação do público-alvo, a utilização na imagem de ângulos diferentes do normal, a representação realista de sinais de violência evidente quando existentes nas personagens, a utilização de um maior peso de verbos e de adjectivos positivos no discurso publicitário e a utilização de sons que exprimam violência nos anúncios televisivos, podem constituir factores de sucesso nas campanhas contra a violência doméstica. Consideramos não ser obrigatória a presença de personagens ou a utilização de músicas que transmitam tristeza ao espectador para que a campanha tenha sucesso. Por outro lado, diríamos que pode não ser positiva a utilização de humor ou a abordagem do tema com leviandade.Escola Superior de Comunicação SocialMedeiros, CarlaRCIPLCosta, Leonor Matos2011-10-31T10:39:45Z2011-082011-08-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/202TID:201123827porCosta, Leonor Matos - Factores de sucesso na publicidade contra a violência doméstica. - Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social, 2011. - Dissertação de mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:36:43Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/202Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:10:35.994961Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Factores de Sucesso na Publicidade contra a Violência Doméstica |
title |
Factores de Sucesso na Publicidade contra a Violência Doméstica |
spellingShingle |
Factores de Sucesso na Publicidade contra a Violência Doméstica Costa, Leonor Matos Publicidade Campanhas publicitárias Violência doméstica |
title_short |
Factores de Sucesso na Publicidade contra a Violência Doméstica |
title_full |
Factores de Sucesso na Publicidade contra a Violência Doméstica |
title_fullStr |
Factores de Sucesso na Publicidade contra a Violência Doméstica |
title_full_unstemmed |
Factores de Sucesso na Publicidade contra a Violência Doméstica |
title_sort |
Factores de Sucesso na Publicidade contra a Violência Doméstica |
author |
Costa, Leonor Matos |
author_facet |
Costa, Leonor Matos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Medeiros, Carla RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Leonor Matos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Publicidade Campanhas publicitárias Violência doméstica |
topic |
Publicidade Campanhas publicitárias Violência doméstica |
description |
Dissertação apresentada à Escola Superior de Comunicação Social para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-10-31T10:39:45Z 2011-08 2011-08-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/202 TID:201123827 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/202 |
identifier_str_mv |
TID:201123827 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Costa, Leonor Matos - Factores de sucesso na publicidade contra a violência doméstica. - Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social, 2011. - Dissertação de mestrado. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Comunicação Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Comunicação Social |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133355924520960 |