O desenvolvimento da criatividade nas aulas de formação musical
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/8808 |
Resumo: | Este relatório de estágio surge no âmbito do Mestrado em Ensino de Música com especialização em Formação Musical e Música de Conjunto e está estruturado em duas partes. A primeira parte aborda a Prática de Ensino Supervisionada - Estágio, realizado ao longo do ano letivo 2022/2023, no Conservatório de Música de Sintra, em Rio de Mouro, onde acompanhei uma turma do 4º grau de Formação Musical e o Coro Leal da Câmara. A segunda parte centra-se numa investigação desenvolvida com o propósito de percecionar diferentes perspetivas sobre o desenvolvimento da Criatividade nas aulas de Formação Musical, analisando-se a perspetiva dos alunos e dos professores. Este projeto de investigação de natureza qualitativa visa: i) perceber de que forma o desenvolvimento da criatividade pode existir nas aulas de Formação Musical, ii) identificar estratégias e atividades a ser usadas na aula de Formação Musical; iii) refletir sobre a resposta dos alunos sobre diferentes metodologias de trabalho aplicadas em aula, e iv) compreender a influência do desenvolvimento da criatividade na autonomia dos alunos enquanto futuros intérpretes. Será apresentado e analisado um inquérito por entrevista a professores de Formação Musical, bem como o resultado da observação direta participante com uma turma de Iniciação Musical colocando em prática atividades direcionadas ao uso da criatividade. |
id |
RCAP_7ff724bee93000b028e31a92852f097e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/8808 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O desenvolvimento da criatividade nas aulas de formação musicalComposiçãoCriatividadeEnsino da música especializadoFormação musicalImprovisaçãoCompositionCreativityImprovisationMusical trainingSpecialized artistic educationDomínio/Área Científica : HumanidadesEste relatório de estágio surge no âmbito do Mestrado em Ensino de Música com especialização em Formação Musical e Música de Conjunto e está estruturado em duas partes. A primeira parte aborda a Prática de Ensino Supervisionada - Estágio, realizado ao longo do ano letivo 2022/2023, no Conservatório de Música de Sintra, em Rio de Mouro, onde acompanhei uma turma do 4º grau de Formação Musical e o Coro Leal da Câmara. A segunda parte centra-se numa investigação desenvolvida com o propósito de percecionar diferentes perspetivas sobre o desenvolvimento da Criatividade nas aulas de Formação Musical, analisando-se a perspetiva dos alunos e dos professores. Este projeto de investigação de natureza qualitativa visa: i) perceber de que forma o desenvolvimento da criatividade pode existir nas aulas de Formação Musical, ii) identificar estratégias e atividades a ser usadas na aula de Formação Musical; iii) refletir sobre a resposta dos alunos sobre diferentes metodologias de trabalho aplicadas em aula, e iv) compreender a influência do desenvolvimento da criatividade na autonomia dos alunos enquanto futuros intérpretes. Será apresentado e analisado um inquérito por entrevista a professores de Formação Musical, bem como o resultado da observação direta participante com uma turma de Iniciação Musical colocando em prática atividades direcionadas ao uso da criatividade.Abstract : This internship report is part of the Master's Degree in Music Teaching, specialising in Music Education and Ensemble Music, and is structured in two parts. The first part covers the Supervised Teaching Practice - Internship, which took place during the 2022/2023 academic year, at the Sintra Conservatory of Music, in Rio de Mouro, where I accompanied a 4th grade Music Training class and the Leal da Câmara Choir. The second part focuses on an investigation carried out with the aim of perceiving different perspectives on the use of Creativity in Music Training classes, analysing the perspective of students and teachers. This qualitative research project aims to: i) understand how the use of creativity can exist in music education classes, ii) identify strategies and activities to be used in music education classes; iii) reflect on the students' response to different work methodologies applied in class, and iv) understand the influence of the use of creativity on the students' autonomy as future performers. An interview survey of music education teachers will be presented and analysed, as well as the result of direct participant observation with a music initiation class putting into practice activities aimed at the use of creativity.Pereira, Ana Isabel Lemos do CarmoRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoCordeiro, Paulo Jorge Figueiredo2024-02-02T11:48:21Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/8808TID:203502027porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-10T01:49:00Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/8808Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:37:23.199182Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O desenvolvimento da criatividade nas aulas de formação musical |
title |
O desenvolvimento da criatividade nas aulas de formação musical |
spellingShingle |
O desenvolvimento da criatividade nas aulas de formação musical Cordeiro, Paulo Jorge Figueiredo Composição Criatividade Ensino da música especializado Formação musical Improvisação Composition Creativity Improvisation Musical training Specialized artistic education Domínio/Área Científica : Humanidades |
title_short |
O desenvolvimento da criatividade nas aulas de formação musical |
title_full |
O desenvolvimento da criatividade nas aulas de formação musical |
title_fullStr |
O desenvolvimento da criatividade nas aulas de formação musical |
title_full_unstemmed |
O desenvolvimento da criatividade nas aulas de formação musical |
title_sort |
O desenvolvimento da criatividade nas aulas de formação musical |
author |
Cordeiro, Paulo Jorge Figueiredo |
author_facet |
Cordeiro, Paulo Jorge Figueiredo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pereira, Ana Isabel Lemos do Carmo Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cordeiro, Paulo Jorge Figueiredo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Composição Criatividade Ensino da música especializado Formação musical Improvisação Composition Creativity Improvisation Musical training Specialized artistic education Domínio/Área Científica : Humanidades |
topic |
Composição Criatividade Ensino da música especializado Formação musical Improvisação Composition Creativity Improvisation Musical training Specialized artistic education Domínio/Área Científica : Humanidades |
description |
Este relatório de estágio surge no âmbito do Mestrado em Ensino de Música com especialização em Formação Musical e Música de Conjunto e está estruturado em duas partes. A primeira parte aborda a Prática de Ensino Supervisionada - Estágio, realizado ao longo do ano letivo 2022/2023, no Conservatório de Música de Sintra, em Rio de Mouro, onde acompanhei uma turma do 4º grau de Formação Musical e o Coro Leal da Câmara. A segunda parte centra-se numa investigação desenvolvida com o propósito de percecionar diferentes perspetivas sobre o desenvolvimento da Criatividade nas aulas de Formação Musical, analisando-se a perspetiva dos alunos e dos professores. Este projeto de investigação de natureza qualitativa visa: i) perceber de que forma o desenvolvimento da criatividade pode existir nas aulas de Formação Musical, ii) identificar estratégias e atividades a ser usadas na aula de Formação Musical; iii) refletir sobre a resposta dos alunos sobre diferentes metodologias de trabalho aplicadas em aula, e iv) compreender a influência do desenvolvimento da criatividade na autonomia dos alunos enquanto futuros intérpretes. Será apresentado e analisado um inquérito por entrevista a professores de Formação Musical, bem como o resultado da observação direta participante com uma turma de Iniciação Musical colocando em prática atividades direcionadas ao uso da criatividade. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 2023-01-01T00:00:00Z 2024-02-02T11:48:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/8808 TID:203502027 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/8808 |
identifier_str_mv |
TID:203502027 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137424814637056 |