O desenvolvimento da criatividade nas aulas de formação musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cordeiro, Paulo Jorge Figueiredo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/8808
Resumo: Este relatório de estágio surge no âmbito do Mestrado em Ensino de Música com especialização em Formação Musical e Música de Conjunto e está estruturado em duas partes. A primeira parte aborda a Prática de Ensino Supervisionada - Estágio, realizado ao longo do ano letivo 2022/2023, no Conservatório de Música de Sintra, em Rio de Mouro, onde acompanhei uma turma do 4º grau de Formação Musical e o Coro Leal da Câmara. A segunda parte centra-se numa investigação desenvolvida com o propósito de percecionar diferentes perspetivas sobre o desenvolvimento da Criatividade nas aulas de Formação Musical, analisando-se a perspetiva dos alunos e dos professores. Este projeto de investigação de natureza qualitativa visa: i) perceber de que forma o desenvolvimento da criatividade pode existir nas aulas de Formação Musical, ii) identificar estratégias e atividades a ser usadas na aula de Formação Musical; iii) refletir sobre a resposta dos alunos sobre diferentes metodologias de trabalho aplicadas em aula, e iv) compreender a influência do desenvolvimento da criatividade na autonomia dos alunos enquanto futuros intérpretes. Será apresentado e analisado um inquérito por entrevista a professores de Formação Musical, bem como o resultado da observação direta participante com uma turma de Iniciação Musical colocando em prática atividades direcionadas ao uso da criatividade.
id RCAP_7ff724bee93000b028e31a92852f097e
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/8808
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O desenvolvimento da criatividade nas aulas de formação musicalComposiçãoCriatividadeEnsino da música especializadoFormação musicalImprovisaçãoCompositionCreativityImprovisationMusical trainingSpecialized artistic educationDomínio/Área Científica : HumanidadesEste relatório de estágio surge no âmbito do Mestrado em Ensino de Música com especialização em Formação Musical e Música de Conjunto e está estruturado em duas partes. A primeira parte aborda a Prática de Ensino Supervisionada - Estágio, realizado ao longo do ano letivo 2022/2023, no Conservatório de Música de Sintra, em Rio de Mouro, onde acompanhei uma turma do 4º grau de Formação Musical e o Coro Leal da Câmara. A segunda parte centra-se numa investigação desenvolvida com o propósito de percecionar diferentes perspetivas sobre o desenvolvimento da Criatividade nas aulas de Formação Musical, analisando-se a perspetiva dos alunos e dos professores. Este projeto de investigação de natureza qualitativa visa: i) perceber de que forma o desenvolvimento da criatividade pode existir nas aulas de Formação Musical, ii) identificar estratégias e atividades a ser usadas na aula de Formação Musical; iii) refletir sobre a resposta dos alunos sobre diferentes metodologias de trabalho aplicadas em aula, e iv) compreender a influência do desenvolvimento da criatividade na autonomia dos alunos enquanto futuros intérpretes. Será apresentado e analisado um inquérito por entrevista a professores de Formação Musical, bem como o resultado da observação direta participante com uma turma de Iniciação Musical colocando em prática atividades direcionadas ao uso da criatividade.Abstract : This internship report is part of the Master's Degree in Music Teaching, specialising in Music Education and Ensemble Music, and is structured in two parts. The first part covers the Supervised Teaching Practice - Internship, which took place during the 2022/2023 academic year, at the Sintra Conservatory of Music, in Rio de Mouro, where I accompanied a 4th grade Music Training class and the Leal da Câmara Choir. The second part focuses on an investigation carried out with the aim of perceiving different perspectives on the use of Creativity in Music Training classes, analysing the perspective of students and teachers. This qualitative research project aims to: i) understand how the use of creativity can exist in music education classes, ii) identify strategies and activities to be used in music education classes; iii) reflect on the students' response to different work methodologies applied in class, and iv) understand the influence of the use of creativity on the students' autonomy as future performers. An interview survey of music education teachers will be presented and analysed, as well as the result of direct participant observation with a music initiation class putting into practice activities aimed at the use of creativity.Pereira, Ana Isabel Lemos do CarmoRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoCordeiro, Paulo Jorge Figueiredo2024-02-02T11:48:21Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/8808TID:203502027porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-10T01:49:00Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/8808Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:37:23.199182Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O desenvolvimento da criatividade nas aulas de formação musical
title O desenvolvimento da criatividade nas aulas de formação musical
spellingShingle O desenvolvimento da criatividade nas aulas de formação musical
Cordeiro, Paulo Jorge Figueiredo
Composição
Criatividade
Ensino da música especializado
Formação musical
Improvisação
Composition
Creativity
Improvisation
Musical training
Specialized artistic education
Domínio/Área Científica : Humanidades
title_short O desenvolvimento da criatividade nas aulas de formação musical
title_full O desenvolvimento da criatividade nas aulas de formação musical
title_fullStr O desenvolvimento da criatividade nas aulas de formação musical
title_full_unstemmed O desenvolvimento da criatividade nas aulas de formação musical
title_sort O desenvolvimento da criatividade nas aulas de formação musical
author Cordeiro, Paulo Jorge Figueiredo
author_facet Cordeiro, Paulo Jorge Figueiredo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Ana Isabel Lemos do Carmo
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Cordeiro, Paulo Jorge Figueiredo
dc.subject.por.fl_str_mv Composição
Criatividade
Ensino da música especializado
Formação musical
Improvisação
Composition
Creativity
Improvisation
Musical training
Specialized artistic education
Domínio/Área Científica : Humanidades
topic Composição
Criatividade
Ensino da música especializado
Formação musical
Improvisação
Composition
Creativity
Improvisation
Musical training
Specialized artistic education
Domínio/Área Científica : Humanidades
description Este relatório de estágio surge no âmbito do Mestrado em Ensino de Música com especialização em Formação Musical e Música de Conjunto e está estruturado em duas partes. A primeira parte aborda a Prática de Ensino Supervisionada - Estágio, realizado ao longo do ano letivo 2022/2023, no Conservatório de Música de Sintra, em Rio de Mouro, onde acompanhei uma turma do 4º grau de Formação Musical e o Coro Leal da Câmara. A segunda parte centra-se numa investigação desenvolvida com o propósito de percecionar diferentes perspetivas sobre o desenvolvimento da Criatividade nas aulas de Formação Musical, analisando-se a perspetiva dos alunos e dos professores. Este projeto de investigação de natureza qualitativa visa: i) perceber de que forma o desenvolvimento da criatividade pode existir nas aulas de Formação Musical, ii) identificar estratégias e atividades a ser usadas na aula de Formação Musical; iii) refletir sobre a resposta dos alunos sobre diferentes metodologias de trabalho aplicadas em aula, e iv) compreender a influência do desenvolvimento da criatividade na autonomia dos alunos enquanto futuros intérpretes. Será apresentado e analisado um inquérito por entrevista a professores de Formação Musical, bem como o resultado da observação direta participante com uma turma de Iniciação Musical colocando em prática atividades direcionadas ao uso da criatividade.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-01-01T00:00:00Z
2024-02-02T11:48:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/8808
TID:203502027
url http://hdl.handle.net/10400.11/8808
identifier_str_mv TID:203502027
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137424814637056