Literacia em aleitamento materno e os seus determinantes sociodemográficos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Filipa da Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/46741
Resumo: Trabalho Final do Curso de Mestrado Integrado em Medicina, Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa, 2020
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spelling Literacia em aleitamento materno e os seus determinantes sociodemográficosAleitamento maternoDeterminantes de aleitamento maternoConhecimento sobre aleitamento maternoEscala de avaliação do aleitamento maternoPediatriaDomínio/Área Científica::Ciências MédicasTrabalho Final do Curso de Mestrado Integrado em Medicina, Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa, 2020O aleitamento materno é a forma natural de alimentação no início de vida, com vantagens para as mães e filhos, sendo recomendado o aleitamento materno exclusivo durante os primeiros seis meses de vida. Apesar do aleitamento materno ser influenciado por múltiplos determinantes, o conhecimento das mães acerca do mesmo parece ter um papel fundamental. Pretendeu-se avaliar o conhecimento das mulheres grávidas acerca do aleitamento materno e identificar a sua associação com algumas características sociodemográficas. Foi aplicada a 53 mulheres grávidas seguidas em consulta de Obstetrícia num hospital com apoio perinatal diferenciado uma escala com 30 alíneas de avaliação do conhecimento em aleitamento materno, validada em Portugal Continental e Açores. A amostra foi constituída por mulheres com idades entre os 17 e os 37 anos, predominantemente de etnia caucasiana (85,71%) e com uma média de 13 anos de escolaridade. A média de respostas correctas foi de 19 alíneas (em 30), sendo 29 o número máximo de alíneas respondidas correctamente. As alíneas com menos respostas correctas abordam questões como a limpeza das mamas antes e após as mamadas, a toma de antibióticos durante a amamentação e a necessidade ou não de preparar os mamilos antes do parto. As dez variáveis sociodemográficas estudadas explicam apenas 26% do conhecimento sobre aleitamento materno, sendo as mais relevantes a escolaridade materna (r2=0,15), a etnia materna (r2=0,05) e a influência de amigos/familiares que já amamentaram (r2=0,03), Conclui-se que, apesar da escolaridade materna ser um factor importante para o conhecimento acerca do aleitamento materno, apresenta uma relação de dependência com este de apenas 15%, mostrando que existem outros importantes determinantes. A aplicação desta escala permite também identificar quais as áreas de maior desconhecimento por parte das grávidas e pode ajudar na orientação de sessões de educação acerca deste tema para as grávidas e puérperas.Breastfeeding is the natural way of feeding in the beginning of life, with advantages for the mothers and their children. It is recommended exclusive breastfeeding for six months. Despite breastfeeding being influenced by multiple determinants, mothers´ knowledge about this theme seems to have an important role. It was intended to evaluate the knowledge of pregnant women about breastfeeding and to identify its association with some sociodemographic characteristics. It was applied to 53 pregnant women monitered in obstetrics consultation in a peripheral hospital with differentiated perinatal support a scale with 30 paragraphs to evaluate the knowledge about breastfeeding. The scale had been validated previously in Continental Portugal and Açores. The sample consisted of 53 pregnant women aged 17 to 37 years old, predominantly Caucasian (85,71%) and with an average of 13 years of schooling. The average of correct answers was 19 paragraphs (in 30), with 29 being the maximum nunber of correct answers. The paragraphs with less correct answers are related to issues like cleaning the breasts before and after the feedings, the use of antibiotics during the breatsfeeding period and the need to prepare or not the nipples before the delivery. The ten sociodemographic variables studied explain only 26% of the knowledge about breastfeeding. The most relevants were mothers´ schooling (r2 = 0,15), ethnicity (r2 = 0,05) and the influence of friends/family who have already breastfed (r2=0,03). It is possible to conclude that, despite maternal education being an important factor for knowledge about breastfeeding, it only has a dependency relationship of 15%. This means that there might be another very important determinants. The application of this scale also allows to identify which areas the pregnant women lack more knowledge and it can help in preparing education sessions about this theme to pregnant and puerperal women.Cunha, José Nascimento daRepositório da Universidade de LisboaAbreu, Filipa da Silva2021-03-09T12:53:34Z2020-06-192020-06-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/46741TID:202620735porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:49:12Zoai:repositorio.ul.pt:10451/46741Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:58:50.102608Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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