O impacto da liderança transformacional no empenhamento afetivo, stress e desempenho dos colaboradores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medina, Inês de Jesus
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/2966
Resumo: A liderança é uma atividade diretamente ligada às pessoas, sendo importante perceber como os comportamentos e atitudes do líder se relacionam com os comportamentos e atitudes dos liderados, visando a participação, voluntária, dos colaboradores na prossecução dos objetivos definidos. As teorias da liderença têm evoluido, sendo que a liderança transformacional (LT) se destaca dos outros tipos de liderança, uma vez que o foco é a relação entre o líder e o colaborador, o que conduz à melhoria global da organização. O principal objetivo deste estudo empírico é o de investigar a relação entre a LT e o empenhamento afetivo (EA), stress e desempenho dos colaboradores. Pretende-se ainda testar se tais atitudes e comportamentos se relacionam entre si. Mais concretamente, pretende-se apurar em que medida (a) a perceção da LT aumenta o EA dos colaboradores, (b) a perceção da LT diminui o stress dos colaboradores, (c) a perceção da LT aumenta o desempenho dos colaboradores; mas também a relação entre (d) o stress e o EA dos colaboradores, (e) o stress e o desempenho dos colaboradores, (f) o EA e o desempenho dos colaboradores e (g) a relação entre a LT e o desempenho é mediada pelo EA. A amostra é constituída por 150 colaboradores de empresas do centro de Portugal, que responderam voluntariamente e em privado. Para a análise dos dados foi usado o software IBM SPSS Statistics, versão 22. Os resultados sugerem que a LT se relaciona positivamente com o EA e com o desempenho dos colaboradores, ou seja, quanto mais um líder optar por comportamentos de LT, mais EA e melhor desempenho o colaborador irá sentir, e negativamente com o stress dos colaboradores, ou seja, quanto mais um líder optar por comportamentos de LT, menos stress o colaborador irá sentir. Também é possível verificar que o stress se relaciona negativamente com o EA, ou seja, quando mais stress o colaborador sentir, menos EA demonstra. Assim como o EA e o stress se relacionam positivamente com o desempenho, ou seja, quanto mais EA e stress o colaborador sente, mais desempenho vai também existir. É, também, verificado o papel mediador do EA na relação entre a LT e o desempenho. Nem todas as hipóteses foram confirmadas. As conclusões obtidas nesta investigação permitem demonstrar aos gestores a importância da LT nas atitudes e comportamentos dos seus colaboradores.
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