Uma perspetiva Lean sobre uma empresa da indústria automóvel
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/41289 |
Resumo: | O presente relatório de estágio, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Gestão e Estratégia Empresarial, pretendeu analisar de que forma são abordadas as metodologias Lean numa empresa do setor automóvel, a Faurecia – Sistemas de Interiores. Neste sentido, as metodologias que se consideraram mais relevantes de investigar foram o Kaizen e os 5S, numa ótica de Lean Manufacturing e Lean Office. Além disso, pretendeu-se, igualmente, fazer a ligação entre Lean Office e Recursos Humanos, tendo sido este o departamento onde decorreu o estágio. Os métodos de investigação aplicados neste trabalho foram o questionário, a observação e a análise de documentos da entidade acolhedora. Os questionários, divididos por dois temas, ambos com públicos internos diferentes, foram realizados anonimamente por colaboradores da fábrica. No questionário relativo aos 5S, contabilizando as quarenta respostas obtidas, a média total assentou no valor 4,27, sendo que o nível 1 representa “Nada” (nenhum conhecimento do colaborador sobre a matéria) e o nível 5 representa “Muito” (conhecimento vasto do colaborador sobre a matéria). Quanto ao questionário sobre Lean Office, os sete colaboradores que responderam enumeraram algumas alterações positivas no que diz respeito à otimização de processos administrativos, mas, ainda assim, registaram-se possíveis soluções para que pudessem ser ainda melhores. A partir desta investigação, concluiu-se que os colaboradores da empresa detêm um bom conhecimento sobre práticas Lean, nomeadamente os 5S, e que o sistema de melhoria contínua da Faurecia está em grande parte assente na filosofia Kaizen. No entanto, o investimento que a empresa coloca relativamente a práticas Lean Office não se encontra tão apurado por comparação com as práticas de Lean Manufacturing utilizadas nas linhas de produção. Desta forma, nota-se que, apesar do aprimoramento em seguir as diretrizes Lean, continua a haver sempre espaço para melhoria, até para departamentos que convencionalmente não estariam incluídos neste espectro. |
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Uma perspetiva Lean sobre uma empresa da indústria automóvelKaizenLean ManufacturingLean ManagementLean Office5SDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoO presente relatório de estágio, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Gestão e Estratégia Empresarial, pretendeu analisar de que forma são abordadas as metodologias Lean numa empresa do setor automóvel, a Faurecia – Sistemas de Interiores. Neste sentido, as metodologias que se consideraram mais relevantes de investigar foram o Kaizen e os 5S, numa ótica de Lean Manufacturing e Lean Office. Além disso, pretendeu-se, igualmente, fazer a ligação entre Lean Office e Recursos Humanos, tendo sido este o departamento onde decorreu o estágio. Os métodos de investigação aplicados neste trabalho foram o questionário, a observação e a análise de documentos da entidade acolhedora. Os questionários, divididos por dois temas, ambos com públicos internos diferentes, foram realizados anonimamente por colaboradores da fábrica. No questionário relativo aos 5S, contabilizando as quarenta respostas obtidas, a média total assentou no valor 4,27, sendo que o nível 1 representa “Nada” (nenhum conhecimento do colaborador sobre a matéria) e o nível 5 representa “Muito” (conhecimento vasto do colaborador sobre a matéria). Quanto ao questionário sobre Lean Office, os sete colaboradores que responderam enumeraram algumas alterações positivas no que diz respeito à otimização de processos administrativos, mas, ainda assim, registaram-se possíveis soluções para que pudessem ser ainda melhores. A partir desta investigação, concluiu-se que os colaboradores da empresa detêm um bom conhecimento sobre práticas Lean, nomeadamente os 5S, e que o sistema de melhoria contínua da Faurecia está em grande parte assente na filosofia Kaizen. No entanto, o investimento que a empresa coloca relativamente a práticas Lean Office não se encontra tão apurado por comparação com as práticas de Lean Manufacturing utilizadas nas linhas de produção. Desta forma, nota-se que, apesar do aprimoramento em seguir as diretrizes Lean, continua a haver sempre espaço para melhoria, até para departamentos que convencionalmente não estariam incluídos neste espectro.The following internship report, written in order to obtain a Master’s degree in Management and Business Strategy, aimed to analyze how Lean methodologies are approached in a company belonging to the automotive industry, Faurecia – Interior Systems. Therefore, the chosen methodologies to follow through with this report were the 5S and Kaizen, based on Lean Manufacturing and Lean Office. Alongside this, it was also intended to make a connection between Lean Office and Human Resources, given this was the assigned department for the internship. The research methods for this report include surveys, observation and documental analysis. The surveys, divided in two themes, both with different internal audiences, were anonymously answered by company workers. The 5S survey had a total average of 4,27 out of 5, out of 40 answers, in which level 1 stands for “Nothing” (the worker holds no knowledge on the subject) and level 5 stands for “Very much” (the worker holds vast knowledge on the subject). Furthermore, the survey on Lean Office, out of seven answers, registered a few positive changes that the workers acknowledge, but there is still a way to go in this matter. The conclusion we can reach based on this report is that company workers hold a good enough knowledge about 5S practices and even Kaizen, since Faurecia’s continuous improvement system is based on this methodology. On the other hand, in comparison to Lean Manufacturing practices, there is still not much thought put into Lean Office alternatives. In this sense, it is noticeable that, even though there has been a lot of effort to follow through with Lean, there’s still quite some space for improvement, even more so for factory departments not usually included in this spectrum.Sousa, Inês Carneiro eRepositório ComumCunha, Beatriz de Sousa e2022-07-06T09:51:45Z2022-05-272022-05-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/41289TID:203032780porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-23T14:32:01Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/41289Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:19:29.065721Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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