Implementação de um sistema de avaliação de desempenho no Hotel Meira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Erica Patrícia Dias dos Santos da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/76599
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Gestão de Recursos Humanos
id RCAP_800bc4e3d37db7bd63bfcfb90613f808
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/76599
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Implementação de um sistema de avaliação de desempenho no Hotel MeiraAvaliação de desempenhoGestão de recursos humanosSetor hoteleiroBalanced scorecardPerformance appraisalHuman resource managementHospitality sectorCiências Sociais::Economia e GestãoRelatório de estágio de mestrado em Gestão de Recursos HumanosA presente investigação aborda a avaliação de desempenho como um processo a ser implementado numa organização do setor hoteleiro, denominada Hotel Meira. É um projeto embrionário, uma vez que se traduz numa proposta de um processo a ser introduzido e desenvolvido pela primeira vez nesta organização. Para um melhor conhecimento do funcionamento da organização e da sua situação inicial, foi realizado um diagnóstico no Hotel, através da realização de entrevistas aos responsáveis, aos colaboradores e análise documental. O modelo de avaliação de desempenho desenvolvido foi baseado em indicadores financeiros e não financeiros, ou seja, foi suportado pelo Balanced Scorecard. Neste sentido, para a implementação desta ferramenta, a organização teve de rever a sua estratégia de negócios e definir os seus objetivos estratégicos para o próximo triénio, de formas a garantir que todos na organização caminhem simultaneamente no mesmo sentido. Este modelo de avaliação de desempenho inclui duas componentes, uma baseada em aspetos comportamentais (avaliação qualitativa) e outra baseada em resultados (avaliação quantitativa). Já foi aprovado pela organização, sendo que a avaliação qualitativa já foi apresentada aos colaboradores e implementada (teste), estando neste momento sob responsabilidade da área de Gestão de Recursos Humanos da organização.This research tackles performance appraisal as a process to be implemented in an organization in the hospitality sector, known as Hotel Meira. It is a nascent project as it translates a proposal to be introduced for the first time in this organization. For a better understanding of the organization’s functional and initial situation, a diagnosis of the Hotel was done, resorting to interviews with the people in charge and with employees, and document analysis. The performance appraisal model developed is based on financial and non-financial indicators, that is, it is supported on the Balanced Scorecard. To implement this tool, the organization had to review its business strategy and define its strategic objectives for the next three years, in order to ensure that all in the organization advance together along the same path. This performance appraisal comprises of two components, one based on behaviour aspects (qualitative assessment), and the other is based on results (quantitative assessment). It has been approved by the organization, and the qualitative assessment has already been presented to employees and implemented (test). It is now under the responsibility of the organization’s Human Resources Management department.Carvalho, AnaUniversidade do MinhoSilva, Erica Patrícia Dias dos Santos da20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/76599por202800393info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:27:00Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/76599Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:21:31.006190Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Implementação de um sistema de avaliação de desempenho no Hotel Meira
title Implementação de um sistema de avaliação de desempenho no Hotel Meira
spellingShingle Implementação de um sistema de avaliação de desempenho no Hotel Meira
Silva, Erica Patrícia Dias dos Santos da
Avaliação de desempenho
Gestão de recursos humanos
Setor hoteleiro
Balanced scorecard
Performance appraisal
Human resource management
Hospitality sector
Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Implementação de um sistema de avaliação de desempenho no Hotel Meira
title_full Implementação de um sistema de avaliação de desempenho no Hotel Meira
title_fullStr Implementação de um sistema de avaliação de desempenho no Hotel Meira
title_full_unstemmed Implementação de um sistema de avaliação de desempenho no Hotel Meira
title_sort Implementação de um sistema de avaliação de desempenho no Hotel Meira
author Silva, Erica Patrícia Dias dos Santos da
author_facet Silva, Erica Patrícia Dias dos Santos da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Ana
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Erica Patrícia Dias dos Santos da
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação de desempenho
Gestão de recursos humanos
Setor hoteleiro
Balanced scorecard
Performance appraisal
Human resource management
Hospitality sector
Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Avaliação de desempenho
Gestão de recursos humanos
Setor hoteleiro
Balanced scorecard
Performance appraisal
Human resource management
Hospitality sector
Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Relatório de estágio de mestrado em Gestão de Recursos Humanos
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/76599
url http://hdl.handle.net/1822/76599
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202800393
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132682119020544