Implementação de um sistema de avaliação de desempenho no Hotel Meira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/76599 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Gestão de Recursos Humanos |
id |
RCAP_800bc4e3d37db7bd63bfcfb90613f808 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/76599 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Implementação de um sistema de avaliação de desempenho no Hotel MeiraAvaliação de desempenhoGestão de recursos humanosSetor hoteleiroBalanced scorecardPerformance appraisalHuman resource managementHospitality sectorCiências Sociais::Economia e GestãoRelatório de estágio de mestrado em Gestão de Recursos HumanosA presente investigação aborda a avaliação de desempenho como um processo a ser implementado numa organização do setor hoteleiro, denominada Hotel Meira. É um projeto embrionário, uma vez que se traduz numa proposta de um processo a ser introduzido e desenvolvido pela primeira vez nesta organização. Para um melhor conhecimento do funcionamento da organização e da sua situação inicial, foi realizado um diagnóstico no Hotel, através da realização de entrevistas aos responsáveis, aos colaboradores e análise documental. O modelo de avaliação de desempenho desenvolvido foi baseado em indicadores financeiros e não financeiros, ou seja, foi suportado pelo Balanced Scorecard. Neste sentido, para a implementação desta ferramenta, a organização teve de rever a sua estratégia de negócios e definir os seus objetivos estratégicos para o próximo triénio, de formas a garantir que todos na organização caminhem simultaneamente no mesmo sentido. Este modelo de avaliação de desempenho inclui duas componentes, uma baseada em aspetos comportamentais (avaliação qualitativa) e outra baseada em resultados (avaliação quantitativa). Já foi aprovado pela organização, sendo que a avaliação qualitativa já foi apresentada aos colaboradores e implementada (teste), estando neste momento sob responsabilidade da área de Gestão de Recursos Humanos da organização.This research tackles performance appraisal as a process to be implemented in an organization in the hospitality sector, known as Hotel Meira. It is a nascent project as it translates a proposal to be introduced for the first time in this organization. For a better understanding of the organization’s functional and initial situation, a diagnosis of the Hotel was done, resorting to interviews with the people in charge and with employees, and document analysis. The performance appraisal model developed is based on financial and non-financial indicators, that is, it is supported on the Balanced Scorecard. To implement this tool, the organization had to review its business strategy and define its strategic objectives for the next three years, in order to ensure that all in the organization advance together along the same path. This performance appraisal comprises of two components, one based on behaviour aspects (qualitative assessment), and the other is based on results (quantitative assessment). It has been approved by the organization, and the qualitative assessment has already been presented to employees and implemented (test). It is now under the responsibility of the organization’s Human Resources Management department.Carvalho, AnaUniversidade do MinhoSilva, Erica Patrícia Dias dos Santos da20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/76599por202800393info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:27:00Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/76599Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:21:31.006190Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Implementação de um sistema de avaliação de desempenho no Hotel Meira |
title |
Implementação de um sistema de avaliação de desempenho no Hotel Meira |
spellingShingle |
Implementação de um sistema de avaliação de desempenho no Hotel Meira Silva, Erica Patrícia Dias dos Santos da Avaliação de desempenho Gestão de recursos humanos Setor hoteleiro Balanced scorecard Performance appraisal Human resource management Hospitality sector Ciências Sociais::Economia e Gestão |
title_short |
Implementação de um sistema de avaliação de desempenho no Hotel Meira |
title_full |
Implementação de um sistema de avaliação de desempenho no Hotel Meira |
title_fullStr |
Implementação de um sistema de avaliação de desempenho no Hotel Meira |
title_full_unstemmed |
Implementação de um sistema de avaliação de desempenho no Hotel Meira |
title_sort |
Implementação de um sistema de avaliação de desempenho no Hotel Meira |
author |
Silva, Erica Patrícia Dias dos Santos da |
author_facet |
Silva, Erica Patrícia Dias dos Santos da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carvalho, Ana Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Erica Patrícia Dias dos Santos da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação de desempenho Gestão de recursos humanos Setor hoteleiro Balanced scorecard Performance appraisal Human resource management Hospitality sector Ciências Sociais::Economia e Gestão |
topic |
Avaliação de desempenho Gestão de recursos humanos Setor hoteleiro Balanced scorecard Performance appraisal Human resource management Hospitality sector Ciências Sociais::Economia e Gestão |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Gestão de Recursos Humanos |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/76599 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/76599 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202800393 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132682119020544 |