Fatores Motivacionais para a Docência: o desafio de trabalhar com prazer na escola pública municipal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10314/3993 |
Resumo: | A presente pesquisa faz uma abordagem sobre os Fatores Motivacionais para Docência do 1° e 2º ciclos, ao retratar o cotidiano do docente nas diferentes áreas do conhecimento, buscando descobrir o porquê de tanto desinteresse, insatisfação, falta de prazer, ânimo por parte dos mesmos, que implicam na relação ensino-aprendizagem. Desta forma, a pesquisa poderá servir como um norte, na identificação dos fatores motivacionais que sirvam para que os docentes possam sair da desmotivação e usar diferentes situações de aprendizagem, suas habilidades e talentos, a fim de corroborar com o conhecimento dos alunos frente à realidade existente e frente ao ato de ensinar e aprender. Conduz a uma reflexão crítica, de forma a analisar as dificuldades sentidas e avaliar as estratégias utilizadas, não esquecendo que o preparo pedagógico através de uma planificação é pertinente para juntar teoria e prática, visto que a capacidade de ponderar as situações antes de agir é imprescindível para promover uma aprendizagem significativa, pois o resultado final será enxergar seus alunos bastante estimulados e, por conseguinte, motivados. |
id |
RCAP_8011739e8845c01a05d9c8285c550998 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdigital.ipg.pt:10314/3993 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Fatores Motivacionais para a Docência: o desafio de trabalhar com prazer na escola pública municipalMotivaçãoSucesso PessoalSucesso ProfissionalA presente pesquisa faz uma abordagem sobre os Fatores Motivacionais para Docência do 1° e 2º ciclos, ao retratar o cotidiano do docente nas diferentes áreas do conhecimento, buscando descobrir o porquê de tanto desinteresse, insatisfação, falta de prazer, ânimo por parte dos mesmos, que implicam na relação ensino-aprendizagem. Desta forma, a pesquisa poderá servir como um norte, na identificação dos fatores motivacionais que sirvam para que os docentes possam sair da desmotivação e usar diferentes situações de aprendizagem, suas habilidades e talentos, a fim de corroborar com o conhecimento dos alunos frente à realidade existente e frente ao ato de ensinar e aprender. Conduz a uma reflexão crítica, de forma a analisar as dificuldades sentidas e avaliar as estratégias utilizadas, não esquecendo que o preparo pedagógico através de uma planificação é pertinente para juntar teoria e prática, visto que a capacidade de ponderar as situações antes de agir é imprescindível para promover uma aprendizagem significativa, pois o resultado final será enxergar seus alunos bastante estimulados e, por conseguinte, motivados.Instituto Politécnico da Guarda2018-05-14T09:15:09Z2018-05-142017-11-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10314/3993http://hdl.handle.net/10314/3993TID:201903032porRibeiro, Lenir Sinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T02:57:45Zoai:bdigital.ipg.pt:10314/3993Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:43:09.465879Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fatores Motivacionais para a Docência: o desafio de trabalhar com prazer na escola pública municipal |
title |
Fatores Motivacionais para a Docência: o desafio de trabalhar com prazer na escola pública municipal |
spellingShingle |
Fatores Motivacionais para a Docência: o desafio de trabalhar com prazer na escola pública municipal Ribeiro, Lenir S Motivação Sucesso Pessoal Sucesso Profissional |
title_short |
Fatores Motivacionais para a Docência: o desafio de trabalhar com prazer na escola pública municipal |
title_full |
Fatores Motivacionais para a Docência: o desafio de trabalhar com prazer na escola pública municipal |
title_fullStr |
Fatores Motivacionais para a Docência: o desafio de trabalhar com prazer na escola pública municipal |
title_full_unstemmed |
Fatores Motivacionais para a Docência: o desafio de trabalhar com prazer na escola pública municipal |
title_sort |
Fatores Motivacionais para a Docência: o desafio de trabalhar com prazer na escola pública municipal |
author |
Ribeiro, Lenir S |
author_facet |
Ribeiro, Lenir S |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Lenir S |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Motivação Sucesso Pessoal Sucesso Profissional |
topic |
Motivação Sucesso Pessoal Sucesso Profissional |
description |
A presente pesquisa faz uma abordagem sobre os Fatores Motivacionais para Docência do 1° e 2º ciclos, ao retratar o cotidiano do docente nas diferentes áreas do conhecimento, buscando descobrir o porquê de tanto desinteresse, insatisfação, falta de prazer, ânimo por parte dos mesmos, que implicam na relação ensino-aprendizagem. Desta forma, a pesquisa poderá servir como um norte, na identificação dos fatores motivacionais que sirvam para que os docentes possam sair da desmotivação e usar diferentes situações de aprendizagem, suas habilidades e talentos, a fim de corroborar com o conhecimento dos alunos frente à realidade existente e frente ao ato de ensinar e aprender. Conduz a uma reflexão crítica, de forma a analisar as dificuldades sentidas e avaliar as estratégias utilizadas, não esquecendo que o preparo pedagógico através de uma planificação é pertinente para juntar teoria e prática, visto que a capacidade de ponderar as situações antes de agir é imprescindível para promover uma aprendizagem significativa, pois o resultado final será enxergar seus alunos bastante estimulados e, por conseguinte, motivados. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-21T00:00:00Z 2018-05-14T09:15:09Z 2018-05-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10314/3993 http://hdl.handle.net/10314/3993 TID:201903032 |
url |
http://hdl.handle.net/10314/3993 |
identifier_str_mv |
TID:201903032 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico da Guarda |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico da Guarda |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136924276883456 |