Marketing social e combate ao paludismo: estudo das campanhas de comunicação em São Tomé e Príncipe

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Gisela Bouças de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/23630
Resumo: paludismo, uma doença mortal em todo o mundo, sobretudo em crianças com menos de cinco anos e adultos pobres e desfavorecidos, tem um impacto devastador na saúde e na subsistência de muitas pessoas. Em São Tomé e Príncipe, graças a uma parceria com o Fundo Global e o PNUD, a incidência da doença tem permanecido nula. A continuação da prevenção e erradicação da doença passa por intervenções a vários níveis, nomeadamente, ao nível do marketing social para induzir mudanças no comportamento, hábitos e escolhas individuais. A presente investigação analisa as campanhas de comunicação contra o paludismo realizadas em São Tomé e Príncipe, identificando a forma de as tornar mais efectivas do ponto de vista do marketing social para encorajar a alteração de comportamentos dos indivíduos, relativamente ao paludismo. Para tal, dois tipos de estudo foram realizados, um de pesquisa bibliográfica e outro empírico, recorrendo a uma abordagem metodológica mista (qualitativa e quantitativa), com recurso à aplicação do método da entrevista e do questionário, para analisar os efeitos das campanhas de comunicação e sensibilização da população. Os resultados obtidos permitem, por um lado comprovar que as campanhas de comunicação realizadas foram efectivas e, por outro, fornecem pistas para orientar os esforços futuros das autoridades responsáveis pela saúde pública e a erradicação do paludismo em São Tomé e Príncipe; Abstract: Malaria is the deadliest disease in the world, especially among children under five and poor and disadvantaged adults. It has a devastating impact on the health and livelihoods of many people. In São Tomé and Príncipe due to a partnership with the Global Fund and PNUD, the incidence of the disease has remained zero. The continuation of the prevention and eradication of the disease goes through interventions at various levels, namely at the level of social marketing to induce changes in behaviour, habits and individual choices. This research analyses the communication campaigns against malaria in São Tomé and Príncipe, identifying how to make them more effective from a social marketing point of view to encourage changes in individuals' behaviours regarding malaria. To that end, two types of studies were carried out, one of bibliographical and another empirical research, using a mixed methodological approach (qualitative and quantitative), using the interview method and the questionnaire to analyze the effects of the communication campaigns and sensitization of the population. The results show, on the one hand, that the communication campaigns carried out were effective and, on the other hand, provided clues to guide the future efforts of public health authorities and the eradication of malaria in São Tomé and Príncipe.
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