Estratégia de comunicação para a sensibilização da população quanto à importância do turismo para a economia de São Tomé e Príncipe

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Loydales Vera Cruz José da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/25265
Resumo: Neste trabalho de projecto desenvolve-se uma estratégia de comunicação para sensibilizar/consciencializar a população, quanto à importância da hospitalidade dos turistas para a economia. Sendo o turismo uma das fontes geradoras de rendimento no país e uma das prioridades do Governo, justifica-se realizar este trabalho, pela necessidade de consciencializar toda a população do País, do papel vital que tem, quer para a imagem e para o desenvolvimento do sector turístico, quer para o relacionamento e contacto directo com o turista. Para a realização deste projecto, foram efectuados algumas pesquisas documentais, nomeadamente, consulta de livros e artigos científicos, sobre estratégia de comunicação e também a entrevista aos chefes do departamento de Promoção Turística e de Secção de Qualificação Turística, da Direcção Geral do Turismo de STP. Como forma de atingir o objectivo geral e com base na informação recolhida para desenvolver a estratégia de comunicação proposta, seguiu-se o modelo de Castro (2002). A concretização deste plano de comunicação será uma mais-valia tanto para Direcção Geral do Turismo como para o próprio destino de São Tomé e Príncipe; Abstract: Communication strategy for the sensitization of the population as to the importance of tourists in Sao Tomé economy. In this project , a communication strategy is developed to raise awareness of the importance of tourist hospitality for the economy for the population of São Tomé e Príncipe. With tourism being one of the sources of income in the country and one of the government´s priorities, it is justified to carry out this work, due to the need to raise the awareness of the entire population of the country, of their vital role in the image and development of the tourism sector, and in relationship and direct contact with tourists. For the realization of this project, some documentary research was carried out namely, consultation of the books and scientific articles, on marketing communication strategy. Interviews with the heads of the department of tourist promotion and the section tourism qualification of the General Direction of tourism were also carried out. As a way to achieve the general objective and based on the information gathered to develop the proposed communication strategy, Castro (2002) model was followed. The implementation of this communication plan will be an asset both for the General Direction of tourism and for the proper destination of Sao Tomé and Principe.
id RCAP_9c4686eb39619b2acdb60dd9577e5151
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/25265
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégia de comunicação para a sensibilização da população quanto à importância do turismo para a economia de São Tomé e PríncipeEstratégia comunicação de marketingSensibilização populaçãoTurismoSão Tomé e PríncipeStrategy marketingSensitization populationTourismSao Tome and PrincipeNeste trabalho de projecto desenvolve-se uma estratégia de comunicação para sensibilizar/consciencializar a população, quanto à importância da hospitalidade dos turistas para a economia. Sendo o turismo uma das fontes geradoras de rendimento no país e uma das prioridades do Governo, justifica-se realizar este trabalho, pela necessidade de consciencializar toda a população do País, do papel vital que tem, quer para a imagem e para o desenvolvimento do sector turístico, quer para o relacionamento e contacto directo com o turista. Para a realização deste projecto, foram efectuados algumas pesquisas documentais, nomeadamente, consulta de livros e artigos científicos, sobre estratégia de comunicação e também a entrevista aos chefes do departamento de Promoção Turística e de Secção de Qualificação Turística, da Direcção Geral do Turismo de STP. Como forma de atingir o objectivo geral e com base na informação recolhida para desenvolver a estratégia de comunicação proposta, seguiu-se o modelo de Castro (2002). A concretização deste plano de comunicação será uma mais-valia tanto para Direcção Geral do Turismo como para o próprio destino de São Tomé e Príncipe; Abstract: Communication strategy for the sensitization of the population as to the importance of tourists in Sao Tomé economy. In this project , a communication strategy is developed to raise awareness of the importance of tourist hospitality for the economy for the population of São Tomé e Príncipe. With tourism being one of the sources of income in the country and one of the government´s priorities, it is justified to carry out this work, due to the need to raise the awareness of the entire population of the country, of their vital role in the image and development of the tourism sector, and in relationship and direct contact with tourists. For the realization of this project, some documentary research was carried out namely, consultation of the books and scientific articles, on marketing communication strategy. Interviews with the heads of the department of tourist promotion and the section tourism qualification of the General Direction of tourism were also carried out. As a way to achieve the general objective and based on the information gathered to develop the proposed communication strategy, Castro (2002) model was followed. The implementation of this communication plan will be an asset both for the General Direction of tourism and for the proper destination of Sao Tomé and Principe.Universidade de Évora2019-02-28T12:55:42Z2019-02-282019-01-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/25265http://hdl.handle.net/10174/25265TID:202179087porDepartamento de Gestãoloydast@gmail.com256Costa, Loydales Vera Cruz José dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:18:59Zoai:dspace.uevora.pt:10174/25265Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:15:44.328955Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégia de comunicação para a sensibilização da população quanto à importância do turismo para a economia de São Tomé e Príncipe
title Estratégia de comunicação para a sensibilização da população quanto à importância do turismo para a economia de São Tomé e Príncipe
spellingShingle Estratégia de comunicação para a sensibilização da população quanto à importância do turismo para a economia de São Tomé e Príncipe
Costa, Loydales Vera Cruz José da
Estratégia comunicação de marketing
Sensibilização população
Turismo
São Tomé e Príncipe
Strategy marketing
Sensitization population
Tourism
Sao Tome and Principe
title_short Estratégia de comunicação para a sensibilização da população quanto à importância do turismo para a economia de São Tomé e Príncipe
title_full Estratégia de comunicação para a sensibilização da população quanto à importância do turismo para a economia de São Tomé e Príncipe
title_fullStr Estratégia de comunicação para a sensibilização da população quanto à importância do turismo para a economia de São Tomé e Príncipe
title_full_unstemmed Estratégia de comunicação para a sensibilização da população quanto à importância do turismo para a economia de São Tomé e Príncipe
title_sort Estratégia de comunicação para a sensibilização da população quanto à importância do turismo para a economia de São Tomé e Príncipe
author Costa, Loydales Vera Cruz José da
author_facet Costa, Loydales Vera Cruz José da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Loydales Vera Cruz José da
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégia comunicação de marketing
Sensibilização população
Turismo
São Tomé e Príncipe
Strategy marketing
Sensitization population
Tourism
Sao Tome and Principe
topic Estratégia comunicação de marketing
Sensibilização população
Turismo
São Tomé e Príncipe
Strategy marketing
Sensitization population
Tourism
Sao Tome and Principe
description Neste trabalho de projecto desenvolve-se uma estratégia de comunicação para sensibilizar/consciencializar a população, quanto à importância da hospitalidade dos turistas para a economia. Sendo o turismo uma das fontes geradoras de rendimento no país e uma das prioridades do Governo, justifica-se realizar este trabalho, pela necessidade de consciencializar toda a população do País, do papel vital que tem, quer para a imagem e para o desenvolvimento do sector turístico, quer para o relacionamento e contacto directo com o turista. Para a realização deste projecto, foram efectuados algumas pesquisas documentais, nomeadamente, consulta de livros e artigos científicos, sobre estratégia de comunicação e também a entrevista aos chefes do departamento de Promoção Turística e de Secção de Qualificação Turística, da Direcção Geral do Turismo de STP. Como forma de atingir o objectivo geral e com base na informação recolhida para desenvolver a estratégia de comunicação proposta, seguiu-se o modelo de Castro (2002). A concretização deste plano de comunicação será uma mais-valia tanto para Direcção Geral do Turismo como para o próprio destino de São Tomé e Príncipe; Abstract: Communication strategy for the sensitization of the population as to the importance of tourists in Sao Tomé economy. In this project , a communication strategy is developed to raise awareness of the importance of tourist hospitality for the economy for the population of São Tomé e Príncipe. With tourism being one of the sources of income in the country and one of the government´s priorities, it is justified to carry out this work, due to the need to raise the awareness of the entire population of the country, of their vital role in the image and development of the tourism sector, and in relationship and direct contact with tourists. For the realization of this project, some documentary research was carried out namely, consultation of the books and scientific articles, on marketing communication strategy. Interviews with the heads of the department of tourist promotion and the section tourism qualification of the General Direction of tourism were also carried out. As a way to achieve the general objective and based on the information gathered to develop the proposed communication strategy, Castro (2002) model was followed. The implementation of this communication plan will be an asset both for the General Direction of tourism and for the proper destination of Sao Tomé and Principe.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-28T12:55:42Z
2019-02-28
2019-01-21T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/25265
http://hdl.handle.net/10174/25265
TID:202179087
url http://hdl.handle.net/10174/25265
identifier_str_mv TID:202179087
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Gestão
loydast@gmail.com
256
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136639382978560