Composição, abundância e diversidade de peixes recifais dentro e fora do Santuario Marinho de Vamizi (Nordeste Moçambique)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nassongole, Bibiana A. F.
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Silva, Isabel Marques da, Morgado, Fernando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/38259
Resumo: Os recifes de coral constituem habitats essenciais para peixes e outros recursos pesqueiros, dando suporte e abrigo às espécies que vivem neste habitat. No entanto, devido a sua fragilidade, os recifes de coral vêm sendo degradados pelas atividades humanas como a sobre pesca, desenvolvimento costeiro desordenado, a poluição marinha e atividades turísticas. A principal estratégia proposta para a conservação e uso sustentável dos recifes foi a criação de AMPs - Áreas Marinha Protegidas, à qual pertence a ilha de Vamizi, situada a norte do Arquipélago das Quirimbas, no sanctuário comunitário de Vamizi. O principal objetivo deste estudo foi estimar e comparar a diversidade e a abundância relativa de peixes recifais dentro e fora da Reserva Comunitário de Vamizi usando “Baited Remote Underwater video”. Durante o censo visual foram encontradas um total de 15 famílias, das quais as mais frequentes foram as famílias: Acanthuridae, Balistidae, Labridae, Lutjanidae, Mullidae, Pomacentridae, Serranidae. A família serranidae, onde as garoupas são as espécies comerciais mais importantes, foi a única a apresentar diferenças significativas entre fora e dentro do santuário, sendo maior a abundância dentro do santuário. Para as outras famílias, a maioria das quais sem importância comercial, os efeitos não foram tão evidentes.
id RCAP_8021747f64439c03030bb8177bcc3b7b
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/38259
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Composição, abundância e diversidade de peixes recifais dentro e fora do Santuario Marinho de Vamizi (Nordeste Moçambique)Peixes recifaisAbundância e diversidadeRecifes de coralIlha de VamiziSantuário comunitárioOs recifes de coral constituem habitats essenciais para peixes e outros recursos pesqueiros, dando suporte e abrigo às espécies que vivem neste habitat. No entanto, devido a sua fragilidade, os recifes de coral vêm sendo degradados pelas atividades humanas como a sobre pesca, desenvolvimento costeiro desordenado, a poluição marinha e atividades turísticas. A principal estratégia proposta para a conservação e uso sustentável dos recifes foi a criação de AMPs - Áreas Marinha Protegidas, à qual pertence a ilha de Vamizi, situada a norte do Arquipélago das Quirimbas, no sanctuário comunitário de Vamizi. O principal objetivo deste estudo foi estimar e comparar a diversidade e a abundância relativa de peixes recifais dentro e fora da Reserva Comunitário de Vamizi usando “Baited Remote Underwater video”. Durante o censo visual foram encontradas um total de 15 famílias, das quais as mais frequentes foram as famílias: Acanthuridae, Balistidae, Labridae, Lutjanidae, Mullidae, Pomacentridae, Serranidae. A família serranidae, onde as garoupas são as espécies comerciais mais importantes, foi a única a apresentar diferenças significativas entre fora e dentro do santuário, sendo maior a abundância dentro do santuário. Para as outras famílias, a maioria das quais sem importância comercial, os efeitos não foram tão evidentes.Universidade de Aveiro2023-06-26T11:31:24Z2019-07-15T00:00:00Z2019-07-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/38259por1647-323X10.34624/captar.v8i1.3807Nassongole, Bibiana A. F.Silva, Isabel Marques daMorgado, Fernandoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:14:43Zoai:ria.ua.pt:10773/38259Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:08:46.051410Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Composição, abundância e diversidade de peixes recifais dentro e fora do Santuario Marinho de Vamizi (Nordeste Moçambique)
title Composição, abundância e diversidade de peixes recifais dentro e fora do Santuario Marinho de Vamizi (Nordeste Moçambique)
spellingShingle Composição, abundância e diversidade de peixes recifais dentro e fora do Santuario Marinho de Vamizi (Nordeste Moçambique)
Nassongole, Bibiana A. F.
Peixes recifais
Abundância e diversidade
Recifes de coral
Ilha de Vamizi
Santuário comunitário
title_short Composição, abundância e diversidade de peixes recifais dentro e fora do Santuario Marinho de Vamizi (Nordeste Moçambique)
title_full Composição, abundância e diversidade de peixes recifais dentro e fora do Santuario Marinho de Vamizi (Nordeste Moçambique)
title_fullStr Composição, abundância e diversidade de peixes recifais dentro e fora do Santuario Marinho de Vamizi (Nordeste Moçambique)
title_full_unstemmed Composição, abundância e diversidade de peixes recifais dentro e fora do Santuario Marinho de Vamizi (Nordeste Moçambique)
title_sort Composição, abundância e diversidade de peixes recifais dentro e fora do Santuario Marinho de Vamizi (Nordeste Moçambique)
author Nassongole, Bibiana A. F.
author_facet Nassongole, Bibiana A. F.
Silva, Isabel Marques da
Morgado, Fernando
author_role author
author2 Silva, Isabel Marques da
Morgado, Fernando
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nassongole, Bibiana A. F.
Silva, Isabel Marques da
Morgado, Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Peixes recifais
Abundância e diversidade
Recifes de coral
Ilha de Vamizi
Santuário comunitário
topic Peixes recifais
Abundância e diversidade
Recifes de coral
Ilha de Vamizi
Santuário comunitário
description Os recifes de coral constituem habitats essenciais para peixes e outros recursos pesqueiros, dando suporte e abrigo às espécies que vivem neste habitat. No entanto, devido a sua fragilidade, os recifes de coral vêm sendo degradados pelas atividades humanas como a sobre pesca, desenvolvimento costeiro desordenado, a poluição marinha e atividades turísticas. A principal estratégia proposta para a conservação e uso sustentável dos recifes foi a criação de AMPs - Áreas Marinha Protegidas, à qual pertence a ilha de Vamizi, situada a norte do Arquipélago das Quirimbas, no sanctuário comunitário de Vamizi. O principal objetivo deste estudo foi estimar e comparar a diversidade e a abundância relativa de peixes recifais dentro e fora da Reserva Comunitário de Vamizi usando “Baited Remote Underwater video”. Durante o censo visual foram encontradas um total de 15 famílias, das quais as mais frequentes foram as famílias: Acanthuridae, Balistidae, Labridae, Lutjanidae, Mullidae, Pomacentridae, Serranidae. A família serranidae, onde as garoupas são as espécies comerciais mais importantes, foi a única a apresentar diferenças significativas entre fora e dentro do santuário, sendo maior a abundância dentro do santuário. Para as outras famílias, a maioria das quais sem importância comercial, os efeitos não foram tão evidentes.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-15T00:00:00Z
2019-07-15
2023-06-26T11:31:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/38259
url http://hdl.handle.net/10773/38259
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1647-323X
10.34624/captar.v8i1.3807
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137739647483904