E-portfolios e práticas de avaliação participadas : um estudo na educação pré-escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/2169 |
Resumo: | Resumo O presente estudo pretendeu descrever e analisar um processo de mudança de práticas ao nível das dimensões da avaliação e da p articipação das famílias através da documentação das aprendizagens das crianças, recorrendo à construção de portfólios digitais. Ao longo do estudo, as TIC apresentaram-se como um recurso fundamental, através do qual crianças, pais e educadora construíram oportunidades que lhe s permitiram desenvolver a sua capacidade de comunicar, interagir e colaborar . Procurou-se desenvolver uma prática pedagógica mais reflexiva, na qual se privilegiaram diálogos construtivos com os pais, valorizando os seus contributos, reconhecendo necessidades mútuas e pontos fortes comuns. Apoiados nas TIC, pais e educadora construíram uma pedagogia articulada, na qual os pais foram apoiados e lhes foram dadas oportunidades de serem coeducadores. |
id |
RCAP_802da48f492e831c8a1702634d87fb10 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2169 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
E-portfolios e práticas de avaliação participadas : um estudo na educação pré-escolarEducação Pré-EscolarEducação Pré-EscolarAvaliaçãoParticipação dos PaisPortfólios DigitaisResumo O presente estudo pretendeu descrever e analisar um processo de mudança de práticas ao nível das dimensões da avaliação e da p articipação das famílias através da documentação das aprendizagens das crianças, recorrendo à construção de portfólios digitais. Ao longo do estudo, as TIC apresentaram-se como um recurso fundamental, através do qual crianças, pais e educadora construíram oportunidades que lhe s permitiram desenvolver a sua capacidade de comunicar, interagir e colaborar . Procurou-se desenvolver uma prática pedagógica mais reflexiva, na qual se privilegiaram diálogos construtivos com os pais, valorizando os seus contributos, reconhecendo necessidades mútuas e pontos fortes comuns. Apoiados nas TIC, pais e educadora construíram uma pedagogia articulada, na qual os pais foram apoiados e lhes foram dadas oportunidades de serem coeducadores.Abstract This study aimed to describe and analyze the process of a change of educational practices in terms of evaluation and participation of families by documenting the learning of children, using the construction of digital portfolios. Throughout the study, ICT was a key resource through which children, parents and educators built opportunities that allow them to develop their ability to communicate, interact and collaborate . We sought to develop a more reflective teaching practice, which favoured constructive dialogues with parents, valuing their contributions, acknowledging mutual needs and common strengt hs. ICT enabled parents and teacher to build an articulated pedagogy in which parents were supported and were given o pportunities to be co-educators.Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de ViseuRego, BelmiroFigueiredo, Maria PachecoRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuMateus, Cristina Margarida Afonso2014-05-19T15:32:04Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/2169porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:25:27Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2169Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:41:24.987250Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
E-portfolios e práticas de avaliação participadas : um estudo na educação pré-escolar |
title |
E-portfolios e práticas de avaliação participadas : um estudo na educação pré-escolar |
spellingShingle |
E-portfolios e práticas de avaliação participadas : um estudo na educação pré-escolar Mateus, Cristina Margarida Afonso Educação Pré-Escolar Educação Pré-Escolar Avaliação Participação dos Pais Portfólios Digitais |
title_short |
E-portfolios e práticas de avaliação participadas : um estudo na educação pré-escolar |
title_full |
E-portfolios e práticas de avaliação participadas : um estudo na educação pré-escolar |
title_fullStr |
E-portfolios e práticas de avaliação participadas : um estudo na educação pré-escolar |
title_full_unstemmed |
E-portfolios e práticas de avaliação participadas : um estudo na educação pré-escolar |
title_sort |
E-portfolios e práticas de avaliação participadas : um estudo na educação pré-escolar |
author |
Mateus, Cristina Margarida Afonso |
author_facet |
Mateus, Cristina Margarida Afonso |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rego, Belmiro Figueiredo, Maria Pacheco Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mateus, Cristina Margarida Afonso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-Escolar Educação Pré-Escolar Avaliação Participação dos Pais Portfólios Digitais |
topic |
Educação Pré-Escolar Educação Pré-Escolar Avaliação Participação dos Pais Portfólios Digitais |
description |
Resumo O presente estudo pretendeu descrever e analisar um processo de mudança de práticas ao nível das dimensões da avaliação e da p articipação das famílias através da documentação das aprendizagens das crianças, recorrendo à construção de portfólios digitais. Ao longo do estudo, as TIC apresentaram-se como um recurso fundamental, através do qual crianças, pais e educadora construíram oportunidades que lhe s permitiram desenvolver a sua capacidade de comunicar, interagir e colaborar . Procurou-se desenvolver uma prática pedagógica mais reflexiva, na qual se privilegiaram diálogos construtivos com os pais, valorizando os seus contributos, reconhecendo necessidades mútuas e pontos fortes comuns. Apoiados nas TIC, pais e educadora construíram uma pedagogia articulada, na qual os pais foram apoiados e lhes foram dadas oportunidades de serem coeducadores. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012-01-01T00:00:00Z 2014-05-19T15:32:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.19/2169 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.19/2169 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de Viseu |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de Viseu |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130879602196480 |