E-portfolios e práticas de avaliação participadas : um estudo na educação pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mateus, Cristina Margarida Afonso
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/2169
Resumo: Resumo O presente estudo pretendeu descrever e analisar um processo de mudança de práticas ao nível das dimensões da avaliação e da p articipação das famílias através da documentação das aprendizagens das crianças, recorrendo à construção de portfólios digitais. Ao longo do estudo, as TIC apresentaram-se como um recurso fundamental, através do qual crianças, pais e educadora construíram oportunidades que lhe s permitiram desenvolver a sua capacidade de comunicar, interagir e colaborar . Procurou-se desenvolver uma prática pedagógica mais reflexiva, na qual se privilegiaram diálogos construtivos com os pais, valorizando os seus contributos, reconhecendo necessidades mútuas e pontos fortes comuns. Apoiados nas TIC, pais e educadora construíram uma pedagogia articulada, na qual os pais foram apoiados e lhes foram dadas oportunidades de serem coeducadores.
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