Portfólios digitais na educação pré-escolar: análise de uma experiência focada na participação dos pais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/2669 |
Resumo: | Apresenta-se um estudo de implementação de portfólios digitais com um grupo de 12 crianças e 24 pais em contexto de educação pré-escolar. O estudo foi desenvolvido como mudança de práticas da educadora de infância, incrementando a participação dos pais na avaliação das crianças. Discutem-se dados de acesso das famílias e aspetos da construção e dinamização dos portfólios pela educadora, na plataforma Moodle. As famílias participaram de forma distinta, mas com interesses específicos e reconhecimento da relevância do instrumento de avaliação em formato digital. Algumas famílias assumiram uma participação proativa. A Moodle revelou-se adequada para as necessidades dos portfólios e das famílias. A study about e-portfolios with a group of 12 children and 24 parents in an early childhood context is presented. The study was developed as profesisonal development with a focus on parental envolvement in chidlren's evaluation. Data from the families access to the platform and portfolios are discussed together with the process of creating and mantaining the portfolios in the Moodle. The families participated in different ways but showed specifi interests in the portfolios as well as overall recognition of the relevance of the digital version. Some families were proactive. Moodle responded to the needs of both the portfolios and the families. |
id |
RCAP_4d175406b143ae05b56fde1c4a353da4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2669 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Portfólios digitais na educação pré-escolar: análise de uma experiência focada na participação dos paisportfólios digitaiseducação pré-escolarparticipação dos paiseportfoliosearly childhood educationparental involvementavaliaçãoevaluationApresenta-se um estudo de implementação de portfólios digitais com um grupo de 12 crianças e 24 pais em contexto de educação pré-escolar. O estudo foi desenvolvido como mudança de práticas da educadora de infância, incrementando a participação dos pais na avaliação das crianças. Discutem-se dados de acesso das famílias e aspetos da construção e dinamização dos portfólios pela educadora, na plataforma Moodle. As famílias participaram de forma distinta, mas com interesses específicos e reconhecimento da relevância do instrumento de avaliação em formato digital. Algumas famílias assumiram uma participação proativa. A Moodle revelou-se adequada para as necessidades dos portfólios e das famílias. A study about e-portfolios with a group of 12 children and 24 parents in an early childhood context is presented. The study was developed as profesisonal development with a focus on parental envolvement in chidlren's evaluation. Data from the families access to the platform and portfolios are discussed together with the process of creating and mantaining the portfolios in the Moodle. The families participated in different ways but showed specifi interests in the portfolios as well as overall recognition of the relevance of the digital version. Some families were proactive. Moodle responded to the needs of both the portfolios and the families.Repositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuMateus, CristinaFigueiredo, Maria PachecoRego, Belmiro2015-03-12T14:50:34Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/2669porMateus, C., Figueiredo, M. P., & Rego, B. (2014). Portfólios digitais na educação pré-escolar: análise de uma experiência focada na participação dos pais. IE Comunicaciones-Revista Iberoamericana de Informática Educativa, 20, 21-36.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:26:00Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2669Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:41:50.665189Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Portfólios digitais na educação pré-escolar: análise de uma experiência focada na participação dos pais |
title |
Portfólios digitais na educação pré-escolar: análise de uma experiência focada na participação dos pais |
spellingShingle |
Portfólios digitais na educação pré-escolar: análise de uma experiência focada na participação dos pais Mateus, Cristina portfólios digitais educação pré-escolar participação dos pais eportfolios early childhood education parental involvement avaliação evaluation |
title_short |
Portfólios digitais na educação pré-escolar: análise de uma experiência focada na participação dos pais |
title_full |
Portfólios digitais na educação pré-escolar: análise de uma experiência focada na participação dos pais |
title_fullStr |
Portfólios digitais na educação pré-escolar: análise de uma experiência focada na participação dos pais |
title_full_unstemmed |
Portfólios digitais na educação pré-escolar: análise de uma experiência focada na participação dos pais |
title_sort |
Portfólios digitais na educação pré-escolar: análise de uma experiência focada na participação dos pais |
author |
Mateus, Cristina |
author_facet |
Mateus, Cristina Figueiredo, Maria Pacheco Rego, Belmiro |
author_role |
author |
author2 |
Figueiredo, Maria Pacheco Rego, Belmiro |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mateus, Cristina Figueiredo, Maria Pacheco Rego, Belmiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
portfólios digitais educação pré-escolar participação dos pais eportfolios early childhood education parental involvement avaliação evaluation |
topic |
portfólios digitais educação pré-escolar participação dos pais eportfolios early childhood education parental involvement avaliação evaluation |
description |
Apresenta-se um estudo de implementação de portfólios digitais com um grupo de 12 crianças e 24 pais em contexto de educação pré-escolar. O estudo foi desenvolvido como mudança de práticas da educadora de infância, incrementando a participação dos pais na avaliação das crianças. Discutem-se dados de acesso das famílias e aspetos da construção e dinamização dos portfólios pela educadora, na plataforma Moodle. As famílias participaram de forma distinta, mas com interesses específicos e reconhecimento da relevância do instrumento de avaliação em formato digital. Algumas famílias assumiram uma participação proativa. A Moodle revelou-se adequada para as necessidades dos portfólios e das famílias. A study about e-portfolios with a group of 12 children and 24 parents in an early childhood context is presented. The study was developed as profesisonal development with a focus on parental envolvement in chidlren's evaluation. Data from the families access to the platform and portfolios are discussed together with the process of creating and mantaining the portfolios in the Moodle. The families participated in different ways but showed specifi interests in the portfolios as well as overall recognition of the relevance of the digital version. Some families were proactive. Moodle responded to the needs of both the portfolios and the families. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-01-01T00:00:00Z 2015-03-12T14:50:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.19/2669 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.19/2669 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mateus, C., Figueiredo, M. P., & Rego, B. (2014). Portfólios digitais na educação pré-escolar: análise de uma experiência focada na participação dos pais. IE Comunicaciones-Revista Iberoamericana de Informática Educativa, 20, 21-36. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130884938399744 |