Portfólios digitais na educação pré-escolar: análise de uma experiência focada na participação dos pais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mateus, Cristina
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Figueiredo, Maria Pacheco, Rego, Belmiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/2669
Resumo: Apresenta-se um estudo de implementação de portfólios digitais com um grupo de 12 crianças e 24 pais em contexto de educação pré-escolar. O estudo foi desenvolvido como mudança de práticas da educadora de infância, incrementando a participação dos pais na avaliação das crianças. Discutem-se dados de acesso das famílias e aspetos da construção e dinamização dos portfólios pela educadora, na plataforma Moodle. As famílias participaram de forma distinta, mas com interesses específicos e reconhecimento da relevância do instrumento de avaliação em formato digital. Algumas famílias assumiram uma participação proativa. A Moodle revelou-se adequada para as necessidades dos portfólios e das famílias. A study about e-portfolios with a group of 12 children and 24 parents in an early childhood context is presented. The study was developed as profesisonal development with a focus on parental envolvement in chidlren's evaluation. Data from the families access to the platform and portfolios are discussed together with the process of creating and mantaining the portfolios in the Moodle. The families participated in different ways but showed specifi interests in the portfolios as well as overall recognition of the relevance of the digital version. Some families were proactive. Moodle responded to the needs of both the portfolios and the families.
id RCAP_4d175406b143ae05b56fde1c4a353da4
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2669
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Portfólios digitais na educação pré-escolar: análise de uma experiência focada na participação dos paisportfólios digitaiseducação pré-escolarparticipação dos paiseportfoliosearly childhood educationparental involvementavaliaçãoevaluationApresenta-se um estudo de implementação de portfólios digitais com um grupo de 12 crianças e 24 pais em contexto de educação pré-escolar. O estudo foi desenvolvido como mudança de práticas da educadora de infância, incrementando a participação dos pais na avaliação das crianças. Discutem-se dados de acesso das famílias e aspetos da construção e dinamização dos portfólios pela educadora, na plataforma Moodle. As famílias participaram de forma distinta, mas com interesses específicos e reconhecimento da relevância do instrumento de avaliação em formato digital. Algumas famílias assumiram uma participação proativa. A Moodle revelou-se adequada para as necessidades dos portfólios e das famílias. A study about e-portfolios with a group of 12 children and 24 parents in an early childhood context is presented. The study was developed as profesisonal development with a focus on parental envolvement in chidlren's evaluation. Data from the families access to the platform and portfolios are discussed together with the process of creating and mantaining the portfolios in the Moodle. The families participated in different ways but showed specifi interests in the portfolios as well as overall recognition of the relevance of the digital version. Some families were proactive. Moodle responded to the needs of both the portfolios and the families.Repositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuMateus, CristinaFigueiredo, Maria PachecoRego, Belmiro2015-03-12T14:50:34Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/2669porMateus, C., Figueiredo, M. P., & Rego, B. (2014). Portfólios digitais na educação pré-escolar: análise de uma experiência focada na participação dos pais. IE Comunicaciones-Revista Iberoamericana de Informática Educativa, 20, 21-36.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:26:00Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2669Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:41:50.665189Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Portfólios digitais na educação pré-escolar: análise de uma experiência focada na participação dos pais
title Portfólios digitais na educação pré-escolar: análise de uma experiência focada na participação dos pais
spellingShingle Portfólios digitais na educação pré-escolar: análise de uma experiência focada na participação dos pais
Mateus, Cristina
portfólios digitais
educação pré-escolar
participação dos pais
eportfolios
early childhood education
parental involvement
avaliação
evaluation
title_short Portfólios digitais na educação pré-escolar: análise de uma experiência focada na participação dos pais
title_full Portfólios digitais na educação pré-escolar: análise de uma experiência focada na participação dos pais
title_fullStr Portfólios digitais na educação pré-escolar: análise de uma experiência focada na participação dos pais
title_full_unstemmed Portfólios digitais na educação pré-escolar: análise de uma experiência focada na participação dos pais
title_sort Portfólios digitais na educação pré-escolar: análise de uma experiência focada na participação dos pais
author Mateus, Cristina
author_facet Mateus, Cristina
Figueiredo, Maria Pacheco
Rego, Belmiro
author_role author
author2 Figueiredo, Maria Pacheco
Rego, Belmiro
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Mateus, Cristina
Figueiredo, Maria Pacheco
Rego, Belmiro
dc.subject.por.fl_str_mv portfólios digitais
educação pré-escolar
participação dos pais
eportfolios
early childhood education
parental involvement
avaliação
evaluation
topic portfólios digitais
educação pré-escolar
participação dos pais
eportfolios
early childhood education
parental involvement
avaliação
evaluation
description Apresenta-se um estudo de implementação de portfólios digitais com um grupo de 12 crianças e 24 pais em contexto de educação pré-escolar. O estudo foi desenvolvido como mudança de práticas da educadora de infância, incrementando a participação dos pais na avaliação das crianças. Discutem-se dados de acesso das famílias e aspetos da construção e dinamização dos portfólios pela educadora, na plataforma Moodle. As famílias participaram de forma distinta, mas com interesses específicos e reconhecimento da relevância do instrumento de avaliação em formato digital. Algumas famílias assumiram uma participação proativa. A Moodle revelou-se adequada para as necessidades dos portfólios e das famílias. A study about e-portfolios with a group of 12 children and 24 parents in an early childhood context is presented. The study was developed as profesisonal development with a focus on parental envolvement in chidlren's evaluation. Data from the families access to the platform and portfolios are discussed together with the process of creating and mantaining the portfolios in the Moodle. The families participated in different ways but showed specifi interests in the portfolios as well as overall recognition of the relevance of the digital version. Some families were proactive. Moodle responded to the needs of both the portfolios and the families.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
2015-03-12T14:50:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/2669
url http://hdl.handle.net/10400.19/2669
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mateus, C., Figueiredo, M. P., & Rego, B. (2014). Portfólios digitais na educação pré-escolar: análise de uma experiência focada na participação dos pais. IE Comunicaciones-Revista Iberoamericana de Informática Educativa, 20, 21-36.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130884938399744