As estratégias de resolução de conflito interpessoais em contexto pré-escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/1473 |
Resumo: | O presente relatório de estágio foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, apresentando todo o processo de desenvolvimento pessoal e profissional ao longo do estágio profissionalizante junto de um grupo de crianças com três anos. A intervenção realizada neste estágio profissionalizante teve como principal enfoque encontrar estratégias para resolver os conflitos interpesoais existentes em contexto de educação pré-escolar. Para tal, foi necessária a leitura e análise de livros, pesquisas na internet e observações realizadas em contexto pré-escolar. Ao longo de toda a prática pedagógica desenvolvida, procurou-se recorrer a uma articulação teórico-prática baseada em diferenciados pressupostos teóricos. O presente trabalho é de natureza qualitativa pois surge da necessidade de interpretar, compreender e descrver comportamentos e a realidade a partir da observação no seu contexto natural. Todo este processo desenvolvido foi sustentado com registos de observações e reflexões realizadas durante a prática pedagógica e que são apoiadas por uma constante revisão bibliográfica que permite adequar toda a prática educativa ao presente grupo de crianças. |
id |
RCAP_803862c1cbb036be7f342051c4c81e23 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1473 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As estratégias de resolução de conflito interpessoais em contexto pré-escolarEducação pré-escolarRelações interpessoaisResolução de conflitosO presente relatório de estágio foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, apresentando todo o processo de desenvolvimento pessoal e profissional ao longo do estágio profissionalizante junto de um grupo de crianças com três anos. A intervenção realizada neste estágio profissionalizante teve como principal enfoque encontrar estratégias para resolver os conflitos interpesoais existentes em contexto de educação pré-escolar. Para tal, foi necessária a leitura e análise de livros, pesquisas na internet e observações realizadas em contexto pré-escolar. Ao longo de toda a prática pedagógica desenvolvida, procurou-se recorrer a uma articulação teórico-prática baseada em diferenciados pressupostos teóricos. O presente trabalho é de natureza qualitativa pois surge da necessidade de interpretar, compreender e descrver comportamentos e a realidade a partir da observação no seu contexto natural. Todo este processo desenvolvido foi sustentado com registos de observações e reflexões realizadas durante a prática pedagógica e que são apoiadas por uma constante revisão bibliográfica que permite adequar toda a prática educativa ao presente grupo de crianças.2014-09-19T11:12:52Z2014-06-01T00:00:00Z2014-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1473TID:201470730porAzevedo, Andreainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:49Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1473Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:53.537170Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As estratégias de resolução de conflito interpessoais em contexto pré-escolar |
title |
As estratégias de resolução de conflito interpessoais em contexto pré-escolar |
spellingShingle |
As estratégias de resolução de conflito interpessoais em contexto pré-escolar Azevedo, Andrea Educação pré-escolar Relações interpessoais Resolução de conflitos |
title_short |
As estratégias de resolução de conflito interpessoais em contexto pré-escolar |
title_full |
As estratégias de resolução de conflito interpessoais em contexto pré-escolar |
title_fullStr |
As estratégias de resolução de conflito interpessoais em contexto pré-escolar |
title_full_unstemmed |
As estratégias de resolução de conflito interpessoais em contexto pré-escolar |
title_sort |
As estratégias de resolução de conflito interpessoais em contexto pré-escolar |
author |
Azevedo, Andrea |
author_facet |
Azevedo, Andrea |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azevedo, Andrea |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação pré-escolar Relações interpessoais Resolução de conflitos |
topic |
Educação pré-escolar Relações interpessoais Resolução de conflitos |
description |
O presente relatório de estágio foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, apresentando todo o processo de desenvolvimento pessoal e profissional ao longo do estágio profissionalizante junto de um grupo de crianças com três anos. A intervenção realizada neste estágio profissionalizante teve como principal enfoque encontrar estratégias para resolver os conflitos interpesoais existentes em contexto de educação pré-escolar. Para tal, foi necessária a leitura e análise de livros, pesquisas na internet e observações realizadas em contexto pré-escolar. Ao longo de toda a prática pedagógica desenvolvida, procurou-se recorrer a uma articulação teórico-prática baseada em diferenciados pressupostos teóricos. O presente trabalho é de natureza qualitativa pois surge da necessidade de interpretar, compreender e descrver comportamentos e a realidade a partir da observação no seu contexto natural. Todo este processo desenvolvido foi sustentado com registos de observações e reflexões realizadas durante a prática pedagógica e que são apoiadas por uma constante revisão bibliográfica que permite adequar toda a prática educativa ao presente grupo de crianças. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09-19T11:12:52Z 2014-06-01T00:00:00Z 2014-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1473 TID:201470730 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1473 |
identifier_str_mv |
TID:201470730 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131623063552000 |