As estratégias de resolução de conflito interpessoais em contexto pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Andrea
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1473
Resumo: O presente relatório de estágio foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, apresentando todo o processo de desenvolvimento pessoal e profissional ao longo do estágio profissionalizante junto de um grupo de crianças com três anos. A intervenção realizada neste estágio profissionalizante teve como principal enfoque encontrar estratégias para resolver os conflitos interpesoais existentes em contexto de educação pré-escolar. Para tal, foi necessária a leitura e análise de livros, pesquisas na internet e observações realizadas em contexto pré-escolar. Ao longo de toda a prática pedagógica desenvolvida, procurou-se recorrer a uma articulação teórico-prática baseada em diferenciados pressupostos teóricos. O presente trabalho é de natureza qualitativa pois surge da necessidade de interpretar, compreender e descrver comportamentos e a realidade a partir da observação no seu contexto natural. Todo este processo desenvolvido foi sustentado com registos de observações e reflexões realizadas durante a prática pedagógica e que são apoiadas por uma constante revisão bibliográfica que permite adequar toda a prática educativa ao presente grupo de crianças.
id RCAP_803862c1cbb036be7f342051c4c81e23
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1473
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As estratégias de resolução de conflito interpessoais em contexto pré-escolarEducação pré-escolarRelações interpessoaisResolução de conflitosO presente relatório de estágio foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, apresentando todo o processo de desenvolvimento pessoal e profissional ao longo do estágio profissionalizante junto de um grupo de crianças com três anos. A intervenção realizada neste estágio profissionalizante teve como principal enfoque encontrar estratégias para resolver os conflitos interpesoais existentes em contexto de educação pré-escolar. Para tal, foi necessária a leitura e análise de livros, pesquisas na internet e observações realizadas em contexto pré-escolar. Ao longo de toda a prática pedagógica desenvolvida, procurou-se recorrer a uma articulação teórico-prática baseada em diferenciados pressupostos teóricos. O presente trabalho é de natureza qualitativa pois surge da necessidade de interpretar, compreender e descrver comportamentos e a realidade a partir da observação no seu contexto natural. Todo este processo desenvolvido foi sustentado com registos de observações e reflexões realizadas durante a prática pedagógica e que são apoiadas por uma constante revisão bibliográfica que permite adequar toda a prática educativa ao presente grupo de crianças.2014-09-19T11:12:52Z2014-06-01T00:00:00Z2014-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1473TID:201470730porAzevedo, Andreainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:49Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1473Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:53.537170Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As estratégias de resolução de conflito interpessoais em contexto pré-escolar
title As estratégias de resolução de conflito interpessoais em contexto pré-escolar
spellingShingle As estratégias de resolução de conflito interpessoais em contexto pré-escolar
Azevedo, Andrea
Educação pré-escolar
Relações interpessoais
Resolução de conflitos
title_short As estratégias de resolução de conflito interpessoais em contexto pré-escolar
title_full As estratégias de resolução de conflito interpessoais em contexto pré-escolar
title_fullStr As estratégias de resolução de conflito interpessoais em contexto pré-escolar
title_full_unstemmed As estratégias de resolução de conflito interpessoais em contexto pré-escolar
title_sort As estratégias de resolução de conflito interpessoais em contexto pré-escolar
author Azevedo, Andrea
author_facet Azevedo, Andrea
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Andrea
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Relações interpessoais
Resolução de conflitos
topic Educação pré-escolar
Relações interpessoais
Resolução de conflitos
description O presente relatório de estágio foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, apresentando todo o processo de desenvolvimento pessoal e profissional ao longo do estágio profissionalizante junto de um grupo de crianças com três anos. A intervenção realizada neste estágio profissionalizante teve como principal enfoque encontrar estratégias para resolver os conflitos interpesoais existentes em contexto de educação pré-escolar. Para tal, foi necessária a leitura e análise de livros, pesquisas na internet e observações realizadas em contexto pré-escolar. Ao longo de toda a prática pedagógica desenvolvida, procurou-se recorrer a uma articulação teórico-prática baseada em diferenciados pressupostos teóricos. O presente trabalho é de natureza qualitativa pois surge da necessidade de interpretar, compreender e descrver comportamentos e a realidade a partir da observação no seu contexto natural. Todo este processo desenvolvido foi sustentado com registos de observações e reflexões realizadas durante a prática pedagógica e que são apoiadas por uma constante revisão bibliográfica que permite adequar toda a prática educativa ao presente grupo de crianças.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-19T11:12:52Z
2014-06-01T00:00:00Z
2014-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/1473
TID:201470730
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/1473
identifier_str_mv TID:201470730
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131623063552000