A Competência motora fina da criança em idade pré-escolar : Um estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Daniela Patrícia Fontes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1931
Resumo: O presente relatório enquadra-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), do Mestrado em Educação Pré-Escolar, desenvolvida num jardim-de-infância localizado no concelho de Viana do Castelo. Durante a PES II foi desenvolvido um estudo que visou avaliar a competência motora fina das crianças e especificamente as habilidades de preensão fina e de integração visuomotora. Para o efeito, um estudo de natureza quantitativa e de carácter descritivo foi conduzido tendo envolvido 14 crianças (6 rapazes e 8 raparigas) com idades compreendidas entre os dois e três anos de idade. A competência motora fina foi avaliada através das escalas de desenvolvimento motor Peabody-2 (Folio & Fewell, 2000). Em termos globais, podemos referir que as crianças avaliadas apresentam um nível médio e expectável para a sua idade ao nível das habilidades de preensão fina e de integração visuomotora. As taxas de maior sucesso foram registadas particularmente nas tarefas motoras, como: abotoar e desabotoar botões, construir uma ponte e um muro com os cubos, enfiar contas, desenhar uma linha, e colocar contas num frasco. As menores taxas de sucesso observaram-se na construção de uma escadas e uma pirâmide com cubos, na pega do marcador, ligar pontos com uma linha reta, colorir entre linhas, copiar um quadrado, recortar um círculo e um quadrado, enfiar o cordel em três buracos e na dobragem da folha ao meio como também a sua dobragem em quatro partes. Este estudo reforça a importância de avaliar /diagnosticar o reportório motor fino das crianças na idade pré-escolar para assim, de forma eficaz e adequada, os profissionais possam conseguir concretizar um planeamento e uma ação profissional verdadeiramente promotora de aprendizagens significativas, consistentes e duradouras.
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