A Competência motora fina da criança em idade pré-escolar : Um estudo exploratório
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/1931 |
Resumo: | O presente relatório enquadra-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), do Mestrado em Educação Pré-Escolar, desenvolvida num jardim-de-infância localizado no concelho de Viana do Castelo. Durante a PES II foi desenvolvido um estudo que visou avaliar a competência motora fina das crianças e especificamente as habilidades de preensão fina e de integração visuomotora. Para o efeito, um estudo de natureza quantitativa e de carácter descritivo foi conduzido tendo envolvido 14 crianças (6 rapazes e 8 raparigas) com idades compreendidas entre os dois e três anos de idade. A competência motora fina foi avaliada através das escalas de desenvolvimento motor Peabody-2 (Folio & Fewell, 2000). Em termos globais, podemos referir que as crianças avaliadas apresentam um nível médio e expectável para a sua idade ao nível das habilidades de preensão fina e de integração visuomotora. As taxas de maior sucesso foram registadas particularmente nas tarefas motoras, como: abotoar e desabotoar botões, construir uma ponte e um muro com os cubos, enfiar contas, desenhar uma linha, e colocar contas num frasco. As menores taxas de sucesso observaram-se na construção de uma escadas e uma pirâmide com cubos, na pega do marcador, ligar pontos com uma linha reta, colorir entre linhas, copiar um quadrado, recortar um círculo e um quadrado, enfiar o cordel em três buracos e na dobragem da folha ao meio como também a sua dobragem em quatro partes. Este estudo reforça a importância de avaliar /diagnosticar o reportório motor fino das crianças na idade pré-escolar para assim, de forma eficaz e adequada, os profissionais possam conseguir concretizar um planeamento e uma ação profissional verdadeiramente promotora de aprendizagens significativas, consistentes e duradouras. |
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A Competência motora fina da criança em idade pré-escolar : Um estudo exploratórioCompetência motora finaHabilidades de preensão finaHabilidades de integração visuomotoraIdade pré-escolarFine motor competenceGrasping skillsVisual-motor integration skillsPreschool ageO presente relatório enquadra-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), do Mestrado em Educação Pré-Escolar, desenvolvida num jardim-de-infância localizado no concelho de Viana do Castelo. Durante a PES II foi desenvolvido um estudo que visou avaliar a competência motora fina das crianças e especificamente as habilidades de preensão fina e de integração visuomotora. Para o efeito, um estudo de natureza quantitativa e de carácter descritivo foi conduzido tendo envolvido 14 crianças (6 rapazes e 8 raparigas) com idades compreendidas entre os dois e três anos de idade. A competência motora fina foi avaliada através das escalas de desenvolvimento motor Peabody-2 (Folio & Fewell, 2000). Em termos globais, podemos referir que as crianças avaliadas apresentam um nível médio e expectável para a sua idade ao nível das habilidades de preensão fina e de integração visuomotora. As taxas de maior sucesso foram registadas particularmente nas tarefas motoras, como: abotoar e desabotoar botões, construir uma ponte e um muro com os cubos, enfiar contas, desenhar uma linha, e colocar contas num frasco. As menores taxas de sucesso observaram-se na construção de uma escadas e uma pirâmide com cubos, na pega do marcador, ligar pontos com uma linha reta, colorir entre linhas, copiar um quadrado, recortar um círculo e um quadrado, enfiar o cordel em três buracos e na dobragem da folha ao meio como também a sua dobragem em quatro partes. Este estudo reforça a importância de avaliar /diagnosticar o reportório motor fino das crianças na idade pré-escolar para assim, de forma eficaz e adequada, os profissionais possam conseguir concretizar um planeamento e uma ação profissional verdadeiramente promotora de aprendizagens significativas, consistentes e duradouras.The present report was elaborated for the curricular unit of Supervised Teaching Practice II (PST II) of the Master’s degree in Preschool Education, at the higher School of Education of Viana do Castelo. During this practice, a study was designed to asses fine motor competence of preschool children. A quantitative and descriptive study was conducted and fourteen children (6 boys and 8 girls) between ages of two and three participated in this study. The fine motor skills were assessed by the Peabody Developmental Motor Scales-2 (Folio & Fewell, 2000). Overall, we concluded that the children have a mean and expected level for their age on grasping and visuomotor integration skills. The highest rates were registered in the following motor tests: Button and unbutton buttons, build a bridge and a wall with cubes, thread beads, draw a line, and put beads in a jar. The lowest success rates were observed in building steps and pyramid with cubes, in the grasping marker, connecting points with a straight line, coloring between lines, copying square, cutting circle and square, lacing string, and folding paper in half as well as its folding in four parts. This study emphasizes that it is essential to provide fine motor activities (structured and unstructured activities) in preschool age. This study reinforces the importance of the evaluation of fine motor competence, so that the educator can concretize effective and adequate planning and intervention that promotes meaningful, consistent and long lasting learning.2017-10-26T14:59:16Z2017-07-28T00:00:00Z2017-07-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1931TID:201744031porCarvalho, Daniela Patrícia Fontesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:42:18Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1931Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:25.388982Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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