Implementação de técnicas colaborativas entre um fornecedor e um cliente
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/22467 |
Resumo: | Dissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão Industrial |
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Implementação de técnicas colaborativas entre um fornecedor e um clienteEfeito chicoteVMI (Vendor Managed Inventory)Técnicas colaborativasBullwhip effectCollaborative techniques658.7Dissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão IndustrialO trabalho que se apresenta é o resultado do projeto de dissertação realizado na fábrica de Viana do Castelo, do grupo EUROPAC, no âmbito do segundo semestre do quinto ano do Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial da Escola de Engenharia da Universidade do Minho. Este trabalho tinha como objetivo identificar quais os fatores críticos para a implementação de técnicas colaborativas entre um fornecedor e um cliente do mesmo grupo e propor soluções para a implementação das técnicas colaborativas com vista à diminuição da variabilidade e incerteza da procura, assim como, do efeito “chicote”. Para se atingir os objetivos propostos foram realizadas análises da variabilidade da procura e dos níveis de incerteza recorrendo à observação da evolução da procura ao longo dos anos estudados, 2010 e 2011. Os produtos escolhidos para estudo foram selecionados a partir de uma análise ABC ou Pareto. Analisou-se ainda a dispersão dos dados através da comparação dos valores registados e a média da procura. No final propuseram-se medidas que visavam a diminuição da incerteza e do efeito “chicote” e dos níveis de inventário, assim como se apresentaram as respostas às questões principais e secundárias de investigação.This Project is the result of a dissertation conducted at a factory in Viana do Castelo, belonging to the group EUROPAC, within the second semester of the fifth year of the Integrated Master Course Engineering and Industrial Management of the Engineering School in Minho University. This project had as main objective identify which were the critical factors for the implementation of collaborative techniques between a supplier and a customer of the same economic group, and propose solutions for this implementation in order to diminish the variability and uncertainty in demand, as well as to reduce de bullwhip effect. In order to achieve these objectives were made analysis to the variability of the demand and to the levels of uncertainty observing the evolution through the years studied, 2010 and 2011. The products chosen for study were selected from an ABC analysis or Pareto’s analysis. It was also analyzed the dispersion of the demand’s data comparing it to the demand’s mean. In the end it were proposed some measures in order to diminish the uncertainty and the bullwhip effect and the inventory levels, as well as it were answered the main and secondary investigation questions.Carvalho, Maria SameiroUniversidade do MinhoRodrigues, Henrique Rolando do Vale20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/22467porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:42:10Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/22467Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:39:21.312611Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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