VMI como fonte de vantagem competitiva na COFICAB: um caso de estudo pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Marta do Nascimento
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/15672
Resumo: A indústria automóvel atua a uma escala mundial, com vista a encontrar harmonia nas suas interações onde a logística tem vindo a tornar-se cada vez mais relevante na estratégia de negócio. Esta indústria carateriza-se pela existência de elevados níveis de rivalidade e para se obter vantagem competitiva é necessário aumentar os níveis de eficiência operacional. Quando uma empresa apresenta uma má performance, associada a problemas logísticos, estes são diretamente refletidos na cadeia de abastecimento e consequentemente impactam a competitividade global das organizações. O tema do presente Caso de Estudo Pedagógico é a análise da implementação de um sistema "Vendor Managed Inventory" (VMI) e aborda os motivos que levam as empresas a optar por parcerias na cadeia de abastecimento, associando a importância da colaboração e a otimização de processos logísticos. O caso retrata a implementação deste tipo de parcerias na indústria automóvel entre a Coficab e a empresa "Alfa". Esta iniciativa iniciou-se quando a empresa "Alfa", cliente da Coficab, demonstrou dificuldades em controlar os níveis de inventários, afetando negativamente toda a cadeia de abastecimento e dificultando a produção atempada da Coficab. Através da elaboração de um estudo de avaliação da viabilidade da implementação de um modelo VMI e em que medida este permite colmatar as falhas logísticas de ambas as partes, foram discutidos os benefícios existentes e de que modo esta permitiria atingir vantagem competitiva. As informações do caso foram recolhidas na Coficab, permitindo a contextualização do tema abordado e avaliação do VMI como elemento potenciador da vantagem competitiva e promoção da eficiência organizacional.
id RCAP_b5fc1ed799a683ae9f68a5dfd1fd8fe2
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/15672
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling VMI como fonte de vantagem competitiva na COFICAB: um caso de estudo pedagógicoGestão de empresasIndústria automóvelLogísticaVMI Vendor Managed InventoryCadeia de abastecimentoVantagem competitivaEficiência organizacionalCaso pedagógicoVMI Vendor Managed InventorySupply chainCompetitive advantageInformation systemsA indústria automóvel atua a uma escala mundial, com vista a encontrar harmonia nas suas interações onde a logística tem vindo a tornar-se cada vez mais relevante na estratégia de negócio. Esta indústria carateriza-se pela existência de elevados níveis de rivalidade e para se obter vantagem competitiva é necessário aumentar os níveis de eficiência operacional. Quando uma empresa apresenta uma má performance, associada a problemas logísticos, estes são diretamente refletidos na cadeia de abastecimento e consequentemente impactam a competitividade global das organizações. O tema do presente Caso de Estudo Pedagógico é a análise da implementação de um sistema "Vendor Managed Inventory" (VMI) e aborda os motivos que levam as empresas a optar por parcerias na cadeia de abastecimento, associando a importância da colaboração e a otimização de processos logísticos. O caso retrata a implementação deste tipo de parcerias na indústria automóvel entre a Coficab e a empresa "Alfa". Esta iniciativa iniciou-se quando a empresa "Alfa", cliente da Coficab, demonstrou dificuldades em controlar os níveis de inventários, afetando negativamente toda a cadeia de abastecimento e dificultando a produção atempada da Coficab. Através da elaboração de um estudo de avaliação da viabilidade da implementação de um modelo VMI e em que medida este permite colmatar as falhas logísticas de ambas as partes, foram discutidos os benefícios existentes e de que modo esta permitiria atingir vantagem competitiva. As informações do caso foram recolhidas na Coficab, permitindo a contextualização do tema abordado e avaliação do VMI como elemento potenciador da vantagem competitiva e promoção da eficiência organizacional.The automotive industry operates in a global scale, aiming to find an harmonious relation in their interactions, logistics has become increasingly relevant in the business strategy. This particular industry is characterized by the existence of an high competition market, where the operational efficiency levels are considered a point of differentiation. Whenever a company presents a poor performance associated with logistics problems, the results will be directly reflected on the supply chain. As a consequence, the competitiveness of organizations will be also affected. The theme of the present Pedagogical Study Case is the analysis resulting from the implementation of a "Vendor Managed Inventory" (VMI) system and the reasons that motivates companies to create partnerships on their supply chain, associating the importance of both collaboration and optimization of the logistics processes. This particular case portrays the implementation of this type of partnerships in the automotive industry between the companies Coficab and "Alfa". This initiative took place when "Alfa", a Coficab customer, demonstrated difficulties in controlling inventory levels, negatively affecting the entire supply chain and making it difficult to manage productions in Coficab. Through the preparation of this case study it was possible to evaluate the feasibility of the implementation of a VMI model and to what extent it allows to overcome the logistical difficulties experienced by both companies. The benefits of the implementation and how it would allow to achieve competitive advantage were also discussed. The inputs for the case study were collected in Coficab, allowing the contextualization of the topic addressed and the evaluation of the VMI as an element that enhances the competitive advantage and promotion of an organizational efficiency.2018-04-20T11:07:51Z2017-11-27T00:00:00Z2017-11-272017-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/15672TID:201765209porGomes, Marta do Nascimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:37:39Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/15672Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:17:10.814846Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv VMI como fonte de vantagem competitiva na COFICAB: um caso de estudo pedagógico
title VMI como fonte de vantagem competitiva na COFICAB: um caso de estudo pedagógico
spellingShingle VMI como fonte de vantagem competitiva na COFICAB: um caso de estudo pedagógico
Gomes, Marta do Nascimento
Gestão de empresas
Indústria automóvel
Logística
VMI Vendor Managed Inventory
Cadeia de abastecimento
Vantagem competitiva
Eficiência organizacional
Caso pedagógico
VMI Vendor Managed Inventory
Supply chain
Competitive advantage
Information systems
title_short VMI como fonte de vantagem competitiva na COFICAB: um caso de estudo pedagógico
title_full VMI como fonte de vantagem competitiva na COFICAB: um caso de estudo pedagógico
title_fullStr VMI como fonte de vantagem competitiva na COFICAB: um caso de estudo pedagógico
title_full_unstemmed VMI como fonte de vantagem competitiva na COFICAB: um caso de estudo pedagógico
title_sort VMI como fonte de vantagem competitiva na COFICAB: um caso de estudo pedagógico
author Gomes, Marta do Nascimento
author_facet Gomes, Marta do Nascimento
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Marta do Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão de empresas
Indústria automóvel
Logística
VMI Vendor Managed Inventory
Cadeia de abastecimento
Vantagem competitiva
Eficiência organizacional
Caso pedagógico
VMI Vendor Managed Inventory
Supply chain
Competitive advantage
Information systems
topic Gestão de empresas
Indústria automóvel
Logística
VMI Vendor Managed Inventory
Cadeia de abastecimento
Vantagem competitiva
Eficiência organizacional
Caso pedagógico
VMI Vendor Managed Inventory
Supply chain
Competitive advantage
Information systems
description A indústria automóvel atua a uma escala mundial, com vista a encontrar harmonia nas suas interações onde a logística tem vindo a tornar-se cada vez mais relevante na estratégia de negócio. Esta indústria carateriza-se pela existência de elevados níveis de rivalidade e para se obter vantagem competitiva é necessário aumentar os níveis de eficiência operacional. Quando uma empresa apresenta uma má performance, associada a problemas logísticos, estes são diretamente refletidos na cadeia de abastecimento e consequentemente impactam a competitividade global das organizações. O tema do presente Caso de Estudo Pedagógico é a análise da implementação de um sistema "Vendor Managed Inventory" (VMI) e aborda os motivos que levam as empresas a optar por parcerias na cadeia de abastecimento, associando a importância da colaboração e a otimização de processos logísticos. O caso retrata a implementação deste tipo de parcerias na indústria automóvel entre a Coficab e a empresa "Alfa". Esta iniciativa iniciou-se quando a empresa "Alfa", cliente da Coficab, demonstrou dificuldades em controlar os níveis de inventários, afetando negativamente toda a cadeia de abastecimento e dificultando a produção atempada da Coficab. Através da elaboração de um estudo de avaliação da viabilidade da implementação de um modelo VMI e em que medida este permite colmatar as falhas logísticas de ambas as partes, foram discutidos os benefícios existentes e de que modo esta permitiria atingir vantagem competitiva. As informações do caso foram recolhidas na Coficab, permitindo a contextualização do tema abordado e avaliação do VMI como elemento potenciador da vantagem competitiva e promoção da eficiência organizacional.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-27T00:00:00Z
2017-11-27
2017-09
2018-04-20T11:07:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/15672
TID:201765209
url http://hdl.handle.net/10071/15672
identifier_str_mv TID:201765209
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134730450370560